Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

'Comunidade Manoa' participa de documentário sobre o Hip Hop no Brasil



Nos dias 05, 06 e 07 de agosto o grupo de Rap regional 'Comunidade Manoa' participou da gravação do documentário "Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto", organizado e produzido pelo grupo de Rap de São Paulo, Inquérito. A idéia do documentário é retratar o Hip Hop no Brasil e as suas regionalidades.'Comunidade Manoa' participa de documentário sobre o Hip Hop no Brasil - Gente de Opinião

"O Comunidade Manoa é um grupo de Rap, que tem um trabalho desenvolvido no conceito da "Indioribeiriferia", que seria a junção das culturas dos povos da floresta e das cidades amazônicas, traduzida nas linguagens artísticas do Hip Hop. O nosso grupo representa justamente a diferença procurada nesse documentário. O Comunidade Manoa é único representante da região norte a participar", relatou Elyezer Oliveira, integrante do Comunidade Manoa.

Renan, idealizador do projeto e integrante do grupo Inquérito, reforça que a escolha do grupo Comunidade Manoa, para participar do documentário foi feita através do trabalho desenvolvido pelo grupo. "Esse documentário tem o objetivo de mostra um ponto diferente do Rap, e a escolha do Comunidade Manoa se dá justamente por esse grupo ser o único no que faz, dentro do Hip Hop. Eles trazem a essência da Amazônia, retratando a vida ribeirinha e periférica de uma forma diferenciada, trazendo elementos da natureza para as batidas de suas músicas, como o som das águas, o canto dos pássaros, cantos indígenas, entre diversos outros conteúdos bastantes regionais", relatou Renan.

Possivelmente, até o final deste ano, o documentário "Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto" fique pronto. Para o lançamento está sendo planejado um show, que contará com todos os participantes do documentário como os grupos, GOG (Brasília), Nitro D (Porto Alegre), Zé Brown (Pernambuco), Rapadura (Ceará), DJ Raffa (Brasilia) e Comunidade Manoa (Porto Velho/RO), entre outros.
 

COMUNIDADE MANOA

O Grupo Comunidade Manoa é composto por Elyezer Oliveira e Nei Mura. O trabalho desenvolvido por eles, reflete na música os princípios que o Movimento Hip-Hop da Floresta - MHF defende em seu manifesto. Adicionando o conceito da Indioribeiriferia, que seria a junção das culturas dos povos da floresta e das cidades amazônicas, traduzida nas linguagens artísticas do Hip-Hop (Rap, DJ, Break e Graffiti). O ritmo do Rap do Comunidade Manoa será como do banzeiro - nem muito rápido e nem muito lento. O Manoa aposta na fusão rítmica, dando ênfase nos sons da Amazônia, sem perder o timbre do Rap mundial.
 'Comunidade Manoa' participa de documentário sobre o Hip Hop no Brasil - Gente de Opinião

INTEGRANTES

Elyezer é natural de Manaus/AM, veio para Porto Velho-RO na década de 80 com três anos de idade. Filho de uma seringueira e bisneto de cangaceiro, desde, muito cedo aprendeu a sobreviver diante de todas as dificuldades que uma criança negra e pobre passa na Amazônia. Iniciou a sua participação no Hip Hop no ano de 1997, quando fazia parte de um grupo de dança de rua chamado Tigres Mc´s, na época o grupo só se preocupava em coreografias. A partir de 1998 começou a fazer musicas para o grupo, muito mais pela sua insistência do que pela vontade do grupo. No ano de 2000 saiu dos Tigres Mc´s e fundou o grupo Ação Popular junto com duas pessoas oriundas do grupo anterior. Portanto, nunca parou de produzir letras e afirmando cada vez mais o Rap como seu tronco lingüístico.

O segundo integrante é Nei Mura, nascido e criado no Bairro do Mocambo – bairro formado por Negros maranhenses, do qual, fundaram na referida localidade da cidade de Porto Velho o terreiro Santa Barbara. Sendo assim era de se esperar, que a poesia de Nei Mura seria toda inspirada no referido bairro. Nei faz questão de assumir sua descendência indígena, dai vem o nome artístico: Mura que é uma homenagem a esta etnia que dominava toda a calha do Rio Madeira. Nei é um grande militante da cultura Hip-Hop foi B’boy na década de noventa e atualmente vem se revelando como uma grande referência do Rap Amazônico.
 

PROJETO

O grupo está produzindo seu primeiro CD, intitulado ‘Ribeiriferia’. O CD contém 10 faixas e está previsto para ser lançado em outubro, está sendo produzido pelo Dj Raffa de Brasília/DF, e tem como apoio nos arranjos de percussão um dos nomes mais renomados da música regional o percursionista Bira Lourenço.

O projeto traz nas suas músicas a essência da floresta, os sons das matas, os cânticos tradicionais dos povos indígenas, em especial do Povo Paiter Surui e a realidade da vida urbana amazônica. Fruto de alguns anos de pesquisa teve apoio de grandes aliados como a Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé e a ACT-Brasil. “Esse estudo resultou em um produto focado principalmente na valorização da identidade Amazônica e sempre na perspectiva de contribuir na construção de um projeto popular, alternativo e voltado para uma sociedade com justiça, sustentabilidade e equidade social”, reforçou Elyezer.

Fonte:
Quetila Ruiz
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)