Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas

A produção audiovisual destaca a força e a cultura das mulheres quilombolas da Comunidade de Santa Cruz e percorre escolas públicas de Rondônia com exibições gratuitas.


Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas - Gente de Opinião

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos municípios de Vilhena (RO), Cabixi (RO) e Pimenteiras do Oeste (RO), ampliando o acesso de estudantes e comunidades às histórias, saberes e vivências de mulheres quilombolas da região.

Filmado na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, localizada em Pimenteiras do Oeste (RO), o documentário tem 12 minutos de duração, classificação livre e conta com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade ao público. A obra tem como foco a valorização da história, da cultura e do protagonismo das mulheres quilombolas, destacando seus desafios, tradições, sonhos, força e resiliência.

Segundo a coordenadora do projeto e documentarista Andréia Machado, o curta foi exibido entre os meses de outubro e novembro na Escola Estadual de Tempo Integral Genival Nunes da Costa, em Vilhena (RO); na Escola Estadual Inácio de Castro, situada na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO); e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Planalto, no Distrito de Planalto São Luiz, área rural de Cabixi (RO). Ao todo, cerca de 200 alunos, professores, servidores das escolas e membros da comunidade participaram das exibições.

Com rodas de conversa, curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é exibido em escolas - Gente de Opinião

Além das sessões do documentário, foram realizadas rodas de conversa mediadas pelo sociólogo Marcio Guilhermon, promovendo o diálogo, a escuta ativa e a troca de saberes entre estudantes, educadores e comunidade.

“Foi emocionante poder partilhar esse momento com as pessoas que assistiram ao documentário que preparamos com tanto carinho. Ver os alunos conhecendo e se conectando com a história, a cultura e a força das mulheres quilombolas foi extremamente significativo”, destacou Andréia Machado.

O projeto do vídeo documentário foi contemplado no Edital nº 01/2024/SEJUCEL-SIEC – Edital LPG Audiovisual – Bolsas para Artes em Vídeo, no Eixo II: Curtas-Metragens, Categoria C – Curta Documental inédito de 10 a 15 minutos, por meio da Lei Paulo Gustavo.

“Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” é uma homenagem à coragem, à resistência e ao legado dessas mulheres, reafirmando a importância da preservação das raízes culturais quilombolas e da valorização da diversidade cultural de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)