Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cinema ao ar livre: Lago do Cuniã recebe filmes em sessão especial sobre a vida ribeirinha


Cinema ao ar livre: Lago do Cuniã recebe filmes em sessão especial sobre a vida ribeirinha  - Gente de Opinião

A comunidade que vive na RESESX do Lago do Cuniã pôde assistir a uma série de curtas-metragens, em uma sessão ao ar livre, na noite da última quarta (07). A iniciativa é uma parceria entre a Casa do Rio Filmes e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio Turismo e Trabalho SEMDESTUR, com apoio do SESC Rondônia, ICMBIO e Associação dos Moradores do Lago do Cuniã. 

A I Mostra Beradeira levou ao Núcleo Silva Lopes obras produzidas pela Casa do Rio Filmes, empresa cultural rondoniense. Os filmes apresentam a realidade de quem vive às margens dos rios de Porto Velho. 

A animação “Nazaré: do verde ao barro” abriu a mostra e contou a história de uma família que embarca em busca de uma nova vida e como constroem relações de afeto, respeito e amor com a Amazônia. 

Na sequência o curta “Você acredita?”, gravado no Núcleo Pupunhas, na RESEX do Lago do Cuniã, trouxe a história do Seu Joca, um dos mais antigos moradores da RESEX e que contou o dia que encontrou o boto, em forma de homem, dentro de casa.  

Parte gravado no Cuniã, o documentário “Águas Que Me Tocam” apresentou a relação de ribeirinhos, estudiosos, religiosos e trabalhadores com as águas amazônicas. 

O último trabalho audiovisual apresentado foi o episódio do programa Rolê, sobre o Cuniã, uma coprodução entre Casa do Rio Filmes e a SIC TV. 

Para Juraci Júnior, diretor das obras apresentadas, levar os filmes até a comunidade é importante e respeitoso. “Para contar boas histórias é preciso que as pessoas confiem em mim e eu prezo pelo respeito à trajetória de cada um. Para mim é uma alegria poder ver os olhos deles brilhando quando se veem na tela. É emocionante”. 

Seu Jorge Lopes, morador do Núcleo Silva Lopes e personagem do documentário “Águas que me tocam” enfatiza a importância desta iniciativa para a comunidade. “Muitas vezes as pessoas vem aqui gravar, mas falta um pouco de acesso da comunidade assistir o que é feito aqui dentro. E as vezes a gente mesmo aqui dentro não valoriza o que nós temos. Daí vemos esses documentários, que ajudam até a gente dar mais valor na preservação da nossa terra”, finaliza. 

Tatiana Sadeck, Diretora de Fomento ao Turismo da SEMDESTUR conta sobre a identificação da comunidade com este tipo de ação. “A comunidade se reconheceu dentro do que foi apresentado. Os filmes estimulam a autoestima e o fortalecimento da manutenção das suas raízes”, finaliza. 

A sessão dos filmes fechou a programação de atividades realizadas nos últimos dias no Cuniã, como roda de conversa sobre a identidade ribeirinha e vivências culturais em todos os núcleos da RESEX, em busca de elementos próprios que fortaleçam o turismo de base comunitária. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia comemora 20 anos

Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia comemora 20 anos

A Mostra comemorativa dos 20 anos do Projeto Inventário das Sombras está em cartaz na Casa de Cultura Ivan Marrocos de 17/05 a 31/05 de 2024 e celebr

Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

Arraial Municipal de Porto Velho acontece nesta sexta, sábado e domingo

O calendário cultural ganha vida neste mês de maio com a chegada do Arraial Municipal. Esta é a sexta edição do evento realizado pela Prefeitura de

Sucesso de Público no Festival de Música Madeira Mamoré em Porto Velho

Sucesso de Público no Festival de Música Madeira Mamoré em Porto Velho

A Associação Madeira Mamoré, localizada na zona Leste da cidade, foi palco de um evento memorável na noite de sábado, 04 de maio. O Festival de Músi

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

Exposição que celebra cultura quilombola marca encerramento de oficina de fotografia em Rondônia

A vibrante comunidade quilombola de Santa Cruz, situada no município de Pimenteiras do Oeste (RO), recentemente foi o epicentro de uma celebração cu

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)