Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cinema ao ar livre: Lago do Cuniã recebe filmes em sessão especial sobre a vida ribeirinha


Cinema ao ar livre: Lago do Cuniã recebe filmes em sessão especial sobre a vida ribeirinha  - Gente de Opinião

A comunidade que vive na RESESX do Lago do Cuniã pôde assistir a uma série de curtas-metragens, em uma sessão ao ar livre, na noite da última quarta (07). A iniciativa é uma parceria entre a Casa do Rio Filmes e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio Turismo e Trabalho SEMDESTUR, com apoio do SESC Rondônia, ICMBIO e Associação dos Moradores do Lago do Cuniã. 

A I Mostra Beradeira levou ao Núcleo Silva Lopes obras produzidas pela Casa do Rio Filmes, empresa cultural rondoniense. Os filmes apresentam a realidade de quem vive às margens dos rios de Porto Velho. 

A animação “Nazaré: do verde ao barro” abriu a mostra e contou a história de uma família que embarca em busca de uma nova vida e como constroem relações de afeto, respeito e amor com a Amazônia. 

Na sequência o curta “Você acredita?”, gravado no Núcleo Pupunhas, na RESEX do Lago do Cuniã, trouxe a história do Seu Joca, um dos mais antigos moradores da RESEX e que contou o dia que encontrou o boto, em forma de homem, dentro de casa.  

Parte gravado no Cuniã, o documentário “Águas Que Me Tocam” apresentou a relação de ribeirinhos, estudiosos, religiosos e trabalhadores com as águas amazônicas. 

O último trabalho audiovisual apresentado foi o episódio do programa Rolê, sobre o Cuniã, uma coprodução entre Casa do Rio Filmes e a SIC TV. 

Para Juraci Júnior, diretor das obras apresentadas, levar os filmes até a comunidade é importante e respeitoso. “Para contar boas histórias é preciso que as pessoas confiem em mim e eu prezo pelo respeito à trajetória de cada um. Para mim é uma alegria poder ver os olhos deles brilhando quando se veem na tela. É emocionante”. 

Seu Jorge Lopes, morador do Núcleo Silva Lopes e personagem do documentário “Águas que me tocam” enfatiza a importância desta iniciativa para a comunidade. “Muitas vezes as pessoas vem aqui gravar, mas falta um pouco de acesso da comunidade assistir o que é feito aqui dentro. E as vezes a gente mesmo aqui dentro não valoriza o que nós temos. Daí vemos esses documentários, que ajudam até a gente dar mais valor na preservação da nossa terra”, finaliza. 

Tatiana Sadeck, Diretora de Fomento ao Turismo da SEMDESTUR conta sobre a identificação da comunidade com este tipo de ação. “A comunidade se reconheceu dentro do que foi apresentado. Os filmes estimulam a autoestima e o fortalecimento da manutenção das suas raízes”, finaliza. 

A sessão dos filmes fechou a programação de atividades realizadas nos últimos dias no Cuniã, como roda de conversa sobre a identidade ribeirinha e vivências culturais em todos os núcleos da RESEX, em busca de elementos próprios que fortaleçam o turismo de base comunitária. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)