Sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 18h03
Contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014, a Companhia de Artes Fiasco estreará, no mês de abril, o espetáculo “A Ópera do Beradeiro”, na cidade de Porto Velho e garimpos do Estado.
A montagem é o resultado do projeto homônimo que propõe estabelecer uma reflexão sobre a cosmologia cabocla/indígena a partir da “Lenda da Iara” e como essa mitologia serve para justificar assassinatos acompanhados de desovas de corpos de homens seringueiros, garimpeiros e pescadores em comunidades ribeirinhas.
O trabalho permite criar o diálogo entre esse universo e a estética do teatro contemporâneo produzindo assim a partir de relatos reais uma encenação singular no intuito de produzir um painel sobre o assunto. Com Direção de Fabiano Barros, texto de Francis Madson e interpretação de Cláudio Zarco e Rafael Barros, o “espectador’ é convidado a dividir um espaço hiper-realista com dois personagens que residem em uma draga e sobrevivem garimpando.
Todo o espetáculo acontece durante a estadia de um único espectador que ocupa o terceiro papel dentro do espetáculo. “De onde você é?”, “É da policia Federal?”, “Tem alguma doença?”. São as primeiras perguntas que o espectador responde até ser inserido por inteiro em uma trama que traz à tona uma realidade decadente em prol dá sobrevivência. Hora pai e filho, outra homem e mulher. Esses são os arquétipos que constroem a relação de dois garimpeiros que vivem de trapaças e assassinatos cometidos pela conquista do ouro e encobertos pela lenda da Iara.
A Cia de artes Fiasco vem desenvolvendo há quinze anos um trabalho de pesquisa e imersão na realidade amazônica sob vários aspectos. Seus últimos trabalhos foram “As nove Luas” e “D’água e Lama” o grupo levou a cena a humanização da lenda do boto e o cotidiano das pessoas que vivem na beira do rio nominados Ribeirinhos.
O principal objetivo do projeto é trazer ao conhecimento do grande público essa realidade e seus paralelos que despertam fetiches na forma de olhar a Amazônia.
Programação
Dia 02 de abril às 20h – Garimpo Belmont.
Dia 03 de abril às 20h – Garimpo Paredão.
Dia 10 de abril às 20h – Garimpo Imbaúba.
De 11 a 17 de abril às 20h – Porto Velho.
Entrada: gratuita
Indicação: 18 anos
Obs.: Para participar do espetáculo o interessado terá que envia seu nome completo e idade para o número do WhatsApp: 69 9323-8686.
Ficha Técnica
Realização: Cia de Artes Fiasco
Elenco: Cláudio Zarco e Rafael Barros
Direção: Fabiano Barros
Dramaturgia: Francis Madson
Colaboração Dramatúrgica: Cláudio Zarco, Fabiano Barros e Rafael Barros
Música: Francis Madson
Cenografia: Fiasco
Figurino: Fiasco
Vídeo Documental: Michele Saraiva
Foto: Marcela Bonfim
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)