Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Cia Evolução encerra participação no Sesc 52


Cia Evolução encerra participação no Sesc 52 - Gente de Opinião

Na ultima sexta-feira, 17, a Cia de Artes Evolução encerrou sua participação no projeto Sesc 52. No período de 07 a 16 de junho a Cia circulou por dez municípios do estado de Rondônia, com apresentações do espetáculo Cantigadeira.

O projeto Sesc 52 é uma iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, desenvolvido por meio do Sesc/RO que leva uma vasta programação cultural de forma totalmente gratuita aos 52 municípios do estado. O Sesc 52 acontece em duas etapas e proporciona ao público de cada cidade o acesso às produções artísticas regionais de forma diversificada. A Cia Evolução participou da primeira etapa que teve inicio no dia 07 de junho e se estende até o dia 07 de julho. A segunda etapa deve acontecer em outubro deste ano.

A peça Cantigadeira escrita e dirigida por Eules Lycaon, é encenada pelos atores Taiane Sales e Eules Lycaon que interpretam as personagens Zezé e Juquinha, respectivamente. O espetáculo teve boa aceitação por parte do público em todas as localidades e proporcionou momentos de diversão, arrancando boas gargalhadas de crianças e adultos. As crianças passaram a conhecer cantigas de roda e brincadeiras de outrora. Aos adultos o espetáculo trouxe boas lembranças da infância. A última apresentação aconteceu às 20h do dia 17 na praça municipal de Espigão do Oeste,

O secretário municipal de esporte, lazer, cultura e turismo de Espigão D’Oeste, parabenizou a Cia pela qualidade do trabalho. “O que eu tenho a dizer é dar os parabéns pela qualidade do trabalho da companhia. Referente a receptividade da plateia, o espetáculo foi tão bom que a gente viu que conseguiu prender a atenção tanto dos adultos quanto das crianças e fez com esses interagissem.”

Em Espigão D’Oeste, vários educadores prestigiaram o evento. A coordenadora Pedagógica Adriana Bello afirma que o foi um presente para a população, na ocasião do aniversario da cidade. “Ao tomar conhecimento da visita do SESC52 com a presença da Cia de Artes Evolucão, procurei dinamizar junto aos gestores escolares e professores da rede estadual para prestigiar e conhecer  o evento. Na ocasião do aniversário da cidade, digo que foi um presente para a população.” Para ela foi um momento rico em aprendizagem, cultura e recordações. “Foi um momento mágico, rico de aprendizagem, cultura e recordações das brincadeiras da nossa infância. As crianças tiveram grande interação com os artistas, isso é importante, pois, são memórias para a vida.

Para a atriz Taiane Sales foi emocionante ver o encanto no rosto do público. A atriz afirma que foi como voltar a brincar, após dois anos de isolamento social, em decorrência da pandemia. “Ver no rosto das famílias o encanto despertado pelo teatro foi emocionante, principalmente quando ouvíamos algumas pessoas comentando que nem sabiam o que era teatro. Participar do projeto Sesc 52, com o espetáculo Cantigadeira foi como voltar a brincar. Compartilhando com o público de cada cidade a alegria que foi suspensa durante o isolamento social diante da pandemia da COVID 19.”

 SINÓPSE DO ESPETÁCULO:

Com o propósito de resgatar as mais belas cantigas de roda e reviver um passado que se faz presente na memória de muitos, o espetáculo Cantigadeira faz uma viagem no tempo. São estórias contatas e cantadas por dois amigos, que recordam a infância feliz que viveram. Recordações estas, que se dão por meio de muitas músicas e brincadeiras. De maneira divertida e com uma linguagem acessível, os personagens interagem e levam o público a cantar junto, mostrando quão felizes foram no tempo de criança, época em que viveram e aprenderam divertidos jogos, brincadeiras e cantigas que foram esquecidas e já não vemos mais nos dias atuais.

A programação completa do projeto Sesc 52, encontra-se no site do Sesc/RO https://sescro.com.br/projeto-sesc-52-anuncia-circulacao-cultural-para-todo-o-estado-de-rondonia/

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)