Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Chuvas dificultam início das aulas em distritos de P.Velho



As fortes chuvas que caem, em Porto Velho, estão dificultando o calendário escolar em algumas localidades. As aulas nos distritos de Joana D’Arc, União Bandeirantes e a localidade de Rio Pardo, por exemplo, só iniciarão no final deste mês, quando diminuirá a intensidade das chuvas.

Segundo Fátima Ferreira, secretária da Semed, para que o calendário escolar não seja prejudicado os dias de aula perdidos serão compensados em julho, durante o recesso, e também aos sábados. “A chuva forma erosão e dificulta o transporte nas estradas rurais. A prefeitura realiza a manutenção das vicinais, porém durante o período chuvoso é mais difícil a continuação destes serviços. O importante é proteger nossas crianças, as aulas repomos durante o ano”, completou.
Nas localidades onde o acesso à escola é feito através de barcos, as aulas já iniciaram. “Os barcos possuem cobertura e oferecem conforto para nossos alunos”, destacou.

A secretária ressalta que a situação era bem crítica há alguns anos. “Hoje, paramos as atividades no mês de março, por causa das chuvas. Porém quando cessa esse período a prefeitura retoma as obras, faz a manutenção da malha e os ônibus voltam a circular. Mas até 2004, tínhamos milhares de crianças fora de sala de aula, pois não existiam estradas e tampouco o transporte escolar”, disse.

Transporte

Em 2005 a prefeitura transportava cerca de 2.500 alunos na zona Rural. Hoje está transportando uma média de 10 mil alunos. Segundo Fátima Ferreira, boa parte deles não frequentavam a escola porque não tinha transporte, ou não havia escola, nem estradas, e hoje a realidade é outra, um cenário de mais acesso e maior permanência em sala de aula. “Temos hoje 95 ônibus escolares padronizados, 67 voadeiras e entregamos 1.250 mil bicicletas em 2010”, concluiu.
Obras

Segundo Marcelo Fernandes, da Semob, as equipes de obras estão de prontidão a atuar nos pontos críticos das principais vias de acesso aos assentamentos e fazendas rurais do município para realizar serviços emergenciais, especialmente nas linhas de ônibus, já que o município tem uma grande gama de extensão territorial. A coordenadora de estradas rurais, Regina Gonzaga, acrescenta que 23 km de estradas já foram construídos em União Bandeirantes e a Semob mantém, mesmo com chuvas, obras de recuperação nos distritos de Extrema, Bacia Leiteira, Cujubim PV8 e Ramal São Sebastião. “Quando as chuvas cessarem vamos intensificar os serviços”, disse ela.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)