Quinta-feira, 14 de agosto de 2025 - 15h17

Um dos nomes mais marcantes da cena musical de Rondônia
terá seu legado registrado em uma obra audiovisual. O curta-metragem
experimental “Catador de Sons” investiga as sonoridades do cotidiano amazônico,
em uma viagem sonora pelas memórias do artista Bira Lourenço e pelas múltiplas
sonoridades que ecoam pela cidade de Porto Velho.
O filme se propõe a discutir os sons do cotidiano amazônico, por meio da observação constante, em pesquisas dos artistas Bira e Jussara Assmann, que ao longo dos anos vem registrando a capacidade polifônica de Porto Velho e seu entorno.

Com direção e roteiro de Juraci Júnior, Catador de Sons revela um artista inquieto e atento a presença dos sons ao redor. “Provoquei Bira a pensar como os sons influenciam na obra dele e de que maneira ele poderia interagir com diversos contextos da cidade, sem que ele se tornasse um elemento externo. Pelo contrário, queria uma fusão entre o artista e o ambiente que ele está”, comenta Juraci.
“Foi uma sensação de completude, pois minha forma de perceber o universo sonoro se constrói na correspondência entre sons e imagens, um diálogo das linguagens numa paleta sonora que me oferece um estado de fruição e me permito fluir nas sonoridades”, explica Bira Lourenço, figura central da obra.
Para Jussara Assmann, coordenadora geral do projeto, gravar uma obra audiovisual sobre a diversidade sonora amazônica é de suma importância. “O cinema tem a magia de nos transportar para territórios desconhecidos ou, como no caso do Catador de Sons, nos localizar em lugares em que sempre estivemos, pois a conexão com os diversos espaços em que o artista Bira Loureço transitou neste filme espelha um pertencimento ao cotidiano amazônida”, comenta.

O filme foi realizado graças a aprovação no Edital 01/2024 – SEJUCEL – Audiovisual – bolsas para Artes em Vídeo, com recursos da Lei Paulo Gustavo e conta na ficha técnica com Bira Lourenço no elenco, Jussara Assmann na coordenação geral, Juraci Júnior na direção e roteiro, Val Barbosa na produção executiva, Avener Prado na direção de fotografia, Hugo Borges na captação e desenho de som, Eduardo Resign na montagem e finalização e Rafael Suarez no tratamento de cor.
Em breve o filme será lançado em Porto Velho e o artista Bira Lourenço irá aplicar oficinas de percepção e sensibilização sonora em escolas da rede pública de ensino, como contrapartida do projeto.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)