Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Biblioteca Municipal fecha ano com mais de 40 mil leitores


 
Cerca de 40 mil leitores freqüentaram durante o ano de 2010 a biblioteca municipal Francisco Meirelles. Deste total 5 mil são freqüentadores fiéis, que mantém cadastro e emprestam regularmente as obras, segundo Ana Maria Rocha, administradora da biblioteca. "A frequência se deve aos mais de 40 mil exemplares que temos aqui. São livros de literatura, didáticos, técnicos, revistas e jornais. "Além disso, os leitores têm à disposição um amplo salão climatizado, sala de periódicos com acervo em revistas de circulação nacional, grande arquivo de jornais de Porto Velho, sala de Braille - composto por centenas de exemplares, tanto em Literatura brasileira, estrangeira, Constituição Brasileira e Bíblia Sagrada", disse Ana.

A administradora da biblioteca explica que o local possui um auditório composto por setenta lugares e a sala de literatura infantil e juvenil, um dos espaços mais procurados, possui um acervo de títulos para empréstimo domiciliar e consulta local de escritores como, Monteiro Lobato, Lucia Machado de Almeida, Ruth Rocha, Maria Clara Machado, Ziraldo, Jorge Amado, Ganymedes José, Bartolomeu Campos de Queiroz, Marcelo Xavier, Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e JK Rowling, dentre outros.

A biblioteca possui também computadores com acesso gratuito a internet. "Os computadores servem tanto para acesso da comunidade, como para capacitação dos professores da rede de ensino, pois os monitores fazem parte do Núcleo Municipal de Tecnologia", explicou Ana Maria.

O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta feira. Mesmo com o recesso anual, o atendimento permanecerá normalmente.

Mais Livros

Em julho de 2010, a biblioteca recebeu um novo acervo com mil livros, da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, através do programa de modernização das bibliotecas públicas municipais, além de estantes, mesas, itens de ambiência, cadeiras e computadores. Também está previsto para 2011 a aquisição de 40 mil novos exemplares – entre literatura brasileira, didáticos e cultura geral. Ana ressalta que para os estudantes ou demais pessoas, que querem se preparar para concursos e que não podem freqüentar cursinhos, a biblioteca possui um acervo riquíssimo que atende a estes concurseiros. "São obras atualizadas freqüentemente, que auxiliam quem deseja prestar os devidos concursos", disse.

Empréstimos

São cerca de 30 livros emprestados diariamente. E para fazer empréstimo, basta apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. "Cada exemplar pode ficar com o leitor por 10 dias e prorrogado por mais 10. Mas muita gente ainda não tem a consciência de que outras pessoas precisam do livro e acabam não renovando o empréstimo, e nem devolvendo. Só depois que fazemos a cobrança é que os livros voltam para nossas estantes", enfatizou a administradora.
Reforma

Segundo Fátima Ferreira, secretária da Semed, para melhorar ainda mais o atendimento, a biblioteca vai passar por uma reforma geral no primeiro semestre de 2011. A biblioteca recebe em média, duzentas pessoas diariamente, chegando a cinco mil por mês. "A reforma contemplará a parte elétrica, a instalação de instrumentos de acessibilidade, o auditório, o elevador e os banheiros. Todo o prédio ganhará nova pintura", disse Fátima.

Fonte: Meiry Santos
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio