Terça-feira, 4 de janeiro de 2011 - 11h06
Cerca de 40 mil leitores freqüentaram durante o ano de 2010 a biblioteca municipal Francisco Meirelles. Deste total 5 mil são freqüentadores fiéis, que mantém cadastro e emprestam regularmente as obras, segundo Ana Maria Rocha, administradora da biblioteca. "A frequência se deve aos mais de 40 mil exemplares que temos aqui. São livros de literatura, didáticos, técnicos, revistas e jornais. "Além disso, os leitores têm à disposição um amplo salão climatizado, sala de periódicos com acervo em revistas de circulação nacional, grande arquivo de jornais de Porto Velho, sala de Braille - composto por centenas de exemplares, tanto em Literatura brasileira, estrangeira, Constituição Brasileira e Bíblia Sagrada", disse Ana.
A administradora da biblioteca explica que o local possui um auditório composto por setenta lugares e a sala de literatura infantil e juvenil, um dos espaços mais procurados, possui um acervo de títulos para empréstimo domiciliar e consulta local de escritores como, Monteiro Lobato, Lucia Machado de Almeida, Ruth Rocha, Maria Clara Machado, Ziraldo, Jorge Amado, Ganymedes José, Bartolomeu Campos de Queiroz, Marcelo Xavier, Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm e JK Rowling, dentre outros.
A biblioteca possui também computadores com acesso gratuito a internet. "Os computadores servem tanto para acesso da comunidade, como para capacitação dos professores da rede de ensino, pois os monitores fazem parte do Núcleo Municipal de Tecnologia", explicou Ana Maria.
O atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta feira. Mesmo com o recesso anual, o atendimento permanecerá normalmente.
Mais Livros
Em julho de 2010, a biblioteca recebeu um novo acervo com mil livros, da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, através do programa de modernização das bibliotecas públicas municipais, além de estantes, mesas, itens de ambiência, cadeiras e computadores. Também está previsto para 2011 a aquisição de 40 mil novos exemplares – entre literatura brasileira, didáticos e cultura geral. Ana ressalta que para os estudantes ou demais pessoas, que querem se preparar para concursos e que não podem freqüentar cursinhos, a biblioteca possui um acervo riquíssimo que atende a estes concurseiros. "São obras atualizadas freqüentemente, que auxiliam quem deseja prestar os devidos concursos", disse.
Empréstimos
São cerca de 30 livros emprestados diariamente. E para fazer empréstimo, basta apresentar documento de identidade e comprovante de endereço. "Cada exemplar pode ficar com o leitor por 10 dias e prorrogado por mais 10. Mas muita gente ainda não tem a consciência de que outras pessoas precisam do livro e acabam não renovando o empréstimo, e nem devolvendo. Só depois que fazemos a cobrança é que os livros voltam para nossas estantes", enfatizou a administradora.
Reforma
Segundo Fátima Ferreira, secretária da Semed, para melhorar ainda mais o atendimento, a biblioteca vai passar por uma reforma geral no primeiro semestre de 2011. A biblioteca recebe em média, duzentas pessoas diariamente, chegando a cinco mil por mês. "A reforma contemplará a parte elétrica, a instalação de instrumentos de acessibilidade, o auditório, o elevador e os banheiros. Todo o prédio ganhará nova pintura", disse Fátima.
Fonte: Meiry Santos
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)