Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica promove roda de leitura neste domingo, em Vilhena

Encontro literário promove o compartilhamento de saberes e fortalece a identidade cultural em Vilhena.


Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica promove roda de leitura neste domingo, em Vilhena - Gente de Opinião

Neste domingo (9), a partir das 15h, a Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica se tornará um espaço de encontro, onde a oralidade e a leitura se entrelaçam em uma experiência compartilhada de conhecimento e identidade. A roda de leitura, aberta a toda a comunidade, é parte do projeto "Cantinho de Saberes Diversidade Amazônica - Espaços Aconchegantes e Biblioteca Renovada" e reflete o compromisso da biblioteca com a memória, tradição e expressão coletiva da região.

“Essa é a nossa segunda roda de leitura. A primeira, na sexta-feira (7), foi um encontro potente, onde pessoas de diferentes trajetórias e saberes compartilharam sua relação com a literatura. Tivemos a presença do escritor vilhenense Nill Cruz, que declamou poesias e trouxe reflexões sobre sua prática literária”, destaca Andréia Machado, coordenadora do projeto.

Mais do que um evento, a iniciativa visa transformar a biblioteca em um espaço de pertencimento e fortalecimento dos laços sociais através da palavra escrita e falada. A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), viabilizou a ampliação do acervo com mais de 100 novos livros. Esse gesto ressoa com a busca pelo acesso ampliado ao conhecimento, compondo uma diversidade de gêneros, como literatura brasileira, romances e infantojuvenil. Todos os títulos estão disponíveis para empréstimo mediante um simples cadastro na biblioteca.

O projeto também investiu na reestruturação do espaço, criando um ambiente mais acolhedor e sensível às necessidades dos leitores de diferentes idades e trajetórias. “Acreditamos que a forma como nos relacionamos com os livros também passa pelo ambiente. Criar um espaço confortável e convidativo é valorizar o conhecimento e estimular o encontro entre as pessoas Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022)”, enfatiza Andréia Machado.

A Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica reafirma, assim, seu compromisso não apenas com o incentivo à leitura, mas também com a valorização das narrativas locais, fortalecendo a identidade cultural da região.
A população de Vilhena está convidada a participar desse momento especial, que celebra a leitura como ferramenta de construção coletiva de saberes.

Sobre a Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica

Situada na Rua 10309, nº 4240, no Bairro Barão do Melgaço 3, em Vilhena (RO), a Biblioteca Comunitária Diversidade Amazônica é gerida pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA). Desde sua fundação, em 2015, tem se consolidado como um espaço de intercâmbio cultural e educacional, promovendo a leitura e o acesso ao conhecimento na região do Cone Sul de Rondônia. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (69) 9 8119-1055.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)