Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ARTIGO: VILHENA CONCLUI SEU MAIOR EVENTO PARA PROFESSORES


 
Por Marcos Lock

O I FIECS – Fórum Intermunicipal de Educação do Cone Sul de Rondônia encerrou as suas atividades ontem, 6ª feira, 18, com números que atestam, por si só, que importantes objetivos foram atingidos. Logo na abertura, cerca de 1.200 pessoas estiveram presentes na apresentação do professor Celso Ferrarezi Jr, média que se manteve nos três dias do evento. A programação, ministrada em três períodos, contou com mais de cem horas e envolveu 80 servidores municipais. Ela foi desmembrada em 10 conferências, 14 minicursos e uma mesa redonda, sob a responsabilidade de 20 palestrantes – onze de outros estados – que se encarregaram de ministrar os conteúdos aos professores da rede municipal, o público alvo do fórum.

O FIECS contou com uma verba de cem mil reais para ser realizado. Com isso, já se posiciona como o acontecimento de maior dotação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Vilhena, em comparação aos demais organizados ao longo do ano e levando em conta, também, aqueles destinados à formação continuada. “Estamos seguindo uma orientação do MEC para nos tornar um pólo em nossa região e liderar este tipo de atividade educacional”, complementa o secretário de Educação, José Carlos Arrigo. Ele também destaca que o formato e a duração do encontro foram pensados para dar formação e integração aos participantes. “Tem professor que não vê colegas de outras cidades durante muito tempo e, muitas vezes, as soluções para os seus problemas são as mesmas”, frisa.

Para participar deste evento foram expedidos convites para cinco municípios vizinhos (Cabixi, Cerejeira, Colorado, Corumbiara, Chupinguaia e Pimenteira). Uma delegação de dez professores ARTIGO: VILHENA CONCLUI SEU MAIOR EVENTO PARA PROFESSORES  - Gente de Opiniãoda cidade de Cacoal também se fez presente. Na próxima edição do FIECS Arrigo pretende convocar pessoas de outros onze municípios próximos a Vilhena. Ele também garantiu que o espaço físico do fórum será maior. 

Em seu último dia a organização do FIECS realizou uma homenagem ao escritor rondoniense Matias Alves Mendes pelo conjunto da sua obra de nove livros, sete de poesia, um ensaio e dois históricos, “As Malvinas do Jamari” e “Lendas do Guaporé”.

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)