Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artigo: Qualificação profissional


 
O desemprego está em alta e nestas épocas a qualificação profissional toma uma dimensão cada vez maior, e nada animadora. A crise, instalada no país desde o final de 2008 tem forçado as empresas a demitirem pessoal não qualificado e até mesmo pessoal qualificado. O aumento das demissões é normal no fim do ano, depois de encerrada a produção e vendas do Natal.

Em Porto Velho a situação não é diferente, as indústrias (que são poucas) estão demitindo, as construtoras sentiram a crise e estão demitindo, o comércio segue a mesma tendência. A melhor forma de minimizar os efeitos da crise é a qualificação.

As empresas que anteriormente exigiam ensino médio, agora no mínimo querem que o colaborador ou candidato a vaga esteja cursando ensino superior. O ideal é ter em mãos o diploma de graduação. Uma boa oportunidade para quem tem pressa são os cursos tecnólogos com duração mais curta e com os mesmos privilégios do bacharelado. Os profissionais mais procurados pelas empresas são os da área gerencial. Rondônia e em especial Porto Velho vem passando por uma crise de bons gerentes.

Não precisamos ir muito longe para sentirmos as dificuldades de se conseguir bons profissionais gestores, vá ao supermercado, a clínicas e hospitais, e até mesmo ao Shopping Center e observe como somos tratados com desrespeito e sem atenção. O que está faltando?

Qualificação, esta é a resposta. Algumas empresas, infelizmente contratam profissionais que não tem a devida qualificação para ocupar os cargos de gerência e com isso todos os colaboradores não conseguem trabalhar, pois falta a liderança.

Tenho ouvido relatos de empresários que se queixam da falta de qualificação dos gestores, o problema é que a maioria destes profissionais não tem a qualificação adequada. Quem tem competência para ser bom gestor, são os profissionais formados em Administração, Turismo (segmento específico) e os formados nos cursos tecnólogos de gestão.

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA preocupada com este problema oferece os cursos de Bacharelado em Administração, com duração de quatro anos, Turismo com ênfase em Meio Ambiente e Tecnólogo em Gestão Hospitalar, ambos com duração de três anos e Ciências Contábeis, com quatro anos. Estes cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas têm grande entrada no mercado e cada um tem o seu espaço.

Ademar Scheidt Junior, autor do texto, é Mestre em Administração e coordenador do Curso de Administração da FIMCA.

Fonte: Ascom/FIMCA


Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)