Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Artigo: Qualificação profissional


 
O desemprego está em alta e nestas épocas a qualificação profissional toma uma dimensão cada vez maior, e nada animadora. A crise, instalada no país desde o final de 2008 tem forçado as empresas a demitirem pessoal não qualificado e até mesmo pessoal qualificado. O aumento das demissões é normal no fim do ano, depois de encerrada a produção e vendas do Natal.

Em Porto Velho a situação não é diferente, as indústrias (que são poucas) estão demitindo, as construtoras sentiram a crise e estão demitindo, o comércio segue a mesma tendência. A melhor forma de minimizar os efeitos da crise é a qualificação.

As empresas que anteriormente exigiam ensino médio, agora no mínimo querem que o colaborador ou candidato a vaga esteja cursando ensino superior. O ideal é ter em mãos o diploma de graduação. Uma boa oportunidade para quem tem pressa são os cursos tecnólogos com duração mais curta e com os mesmos privilégios do bacharelado. Os profissionais mais procurados pelas empresas são os da área gerencial. Rondônia e em especial Porto Velho vem passando por uma crise de bons gerentes.

Não precisamos ir muito longe para sentirmos as dificuldades de se conseguir bons profissionais gestores, vá ao supermercado, a clínicas e hospitais, e até mesmo ao Shopping Center e observe como somos tratados com desrespeito e sem atenção. O que está faltando?

Qualificação, esta é a resposta. Algumas empresas, infelizmente contratam profissionais que não tem a devida qualificação para ocupar os cargos de gerência e com isso todos os colaboradores não conseguem trabalhar, pois falta a liderança.

Tenho ouvido relatos de empresários que se queixam da falta de qualificação dos gestores, o problema é que a maioria destes profissionais não tem a qualificação adequada. Quem tem competência para ser bom gestor, são os profissionais formados em Administração, Turismo (segmento específico) e os formados nos cursos tecnólogos de gestão.

As Faculdades Integradas Aparício Carvalho - FIMCA preocupada com este problema oferece os cursos de Bacharelado em Administração, com duração de quatro anos, Turismo com ênfase em Meio Ambiente e Tecnólogo em Gestão Hospitalar, ambos com duração de três anos e Ciências Contábeis, com quatro anos. Estes cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas têm grande entrada no mercado e cada um tem o seu espaço.

Ademar Scheidt Junior, autor do texto, é Mestre em Administração e coordenador do Curso de Administração da FIMCA.

Fonte: Ascom/FIMCA


Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

Abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025 movimenta o município de Guajará-Mirim nesta sexta-feira, 14

A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)