Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Arraial Flor do Maracujá movimenta economia e valoriza empreendedores locais


O Arraial Flor do Maracujá é uma vitrine das potencialidades culturais e econômicas de Rondônia - Gente de Opinião
O Arraial Flor do Maracujá é uma vitrine das potencialidades culturais e econômicas de Rondônia

Mais do que um espetáculo de cores, danças e tradições, o Arraial Flor do Maracujá, realizado pelo governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), é um fomento econômico para a capital.

Segundo o historiador da Sejucel Alécio Valois, o evento mostra como a cultura popular vai além da festa. “Cultura popular não é só festa, é economia. quem vai ao evento conhece a gastronomia local e regional, com uma praça de alimentação onde as pessoas podem literalmente se alimentar da nossa cultura gastronômica. Além disso, temos nossos artesãos e artesãs vendendo produtos locais. São dez noites de oportunidades econômicas para diversos agentes, desde o vendedor de pipoca e cachorro-quente, até os restaurantes que montam barracas aqui dentro”, destacou.

Ingrid Monteiro, comerciante aproveita a oportunidade para gerar uma renda ainda maior - Gente de Opinião
Ingrid Monteiro, comerciante aproveita a oportunidade para gerar uma renda ainda maior

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Arraial Flor do Maracujá é uma vitrine das potencialidades culturais e econômicas de Rondônia. “É gratificante ver que a cultura tradicional do nosso estado, além de emocionar e encantar o público, também gera oportunidades reais de renda e inclusão. O governo do estado tem trabalhado para que cada edição do Arraial seja também uma política pública de valorização da economia criativa, onde o pequeno empreendedor é protagonista e a população tem acesso à cultura de forma democrática e gratuita,” ressaltou.

Quem vive disso na prática é a comerciante Ingrid Monteiro. Ela atua em vários eventos culturais e reforça o impacto direto do Arraial no seu negócio. “Primeiro de tudo, é uma forma de propagar o nosso produto. O cliente experimenta, conhece a marca e depois nos procura fora daqui. Segundo, claro, tem a parte financeira. São dez dias em que conseguimos arrecadar uma quantia que ajuda a investir no nosso negócio, pagar contas, e até crescer. Isso movimenta a economia de forma positiva,” afirmou.

Praça de alimentação conta com uma variedade da comidas típicas - Gente de Opinião
Praça de alimentação conta com uma variedade da comidas típicas

A vendedora ambulante Gabrielle Lima compartilha da mesma visão. Ela trabalha com pipoca, banana frita, água e refrigerante, e relata que o Arraial é um dos eventos mais aguardados do ano. “É bom demais. Depois do Carnaval, é o segundo melhor evento pra quem trabalha na rua. A gente consegue tirar uma rendinha a mais. Ajuda bastante”, comemorou.

Além do impacto econômico, o evento também cumpre um papel social e de cidadania. A Justiça Eleitoral está presente no local com serviços de recadastramento biométrico e retirada do título de eleitor.

O secretário da Sejucel Paulo Higo salientou que o Arraial Flor do Maracujá fortalece a  identidade cultural de Rondônia, “em cada barraca, cada prato típico e cada peça de artesanato, pulsa a força do empreendedorismo local, impulsionando o desenvolvimento.”

Confira a programação completa

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições

2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia recebe 71 inscrições

O 2º Festival de Roteiro Audiovisual da Amazônia – FERA, recebeu 71 projetos inscritos nesta edição, reunindo vozes potentes e narrativas que nascem

Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas

Neste sábado a Banda do Vai Quem Quer esquenta o Mercado Cultural com Concurso de Marchinhas

Neste sábado (18), às 19h no Calçadão Manelão no Mercado Cultural acontece o 1°Concurso de Marchinhas Mávilo Melo, com o tema: “As Jades”. “A ideali

Primeira exposição individual de Jorge Feitosa em Paris leva ao público europeu reflexões sobre identidade amazônica, ética global e sustentabilidade

Primeira exposição individual de Jorge Feitosa em Paris leva ao público europeu reflexões sobre identidade amazônica, ética global e sustentabilidade

Entre os dias 23 e 28 de outubro, o artista visual Jorge Feitosa apresentará em Paris a exposição inédita Viagem: Matéria, Rito e Memória Ancestral

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

Rafael Vargas lança videoclipe “A Caverna”, uma reflexão sobre o retorno da humanidade às origens

O cantor e compositor Rafael Vargas acaba de lançar o videoclipe da música “A Caverna”, uma produção que mistura arte, natureza e filosofia em uma p

Gente de Opinião Domingo, 19 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)