Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariquemes: Com praça lotada, Cia Cacos encerra temporada


Com a Praça da Vitória tomada pelo público de Ariquemes, que compareceu em peso para assistir ao espetáculo A Cruz e a Moça, a Companhia Cacos de Teatro encerrou sua temporada por Rondônia na noite desta terça-feira (28), iniciada no dia 25. A companhia de teatro do Amazonas se apresentou, ainda, nas cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho, sempre em praças públicas e de forma gratuita.

Em sua última exibição no estado, A Cruz e a Moça emocionou e divertiu o público local, consolidando o sucesso da montagem, que há três anos percorre diversas cidades em todas as regiões do país. Caique Colombare assistiu ao espetáculo em Ariquemes e diz ter gostado do que viu. “Quando vi nas redes sociais que teria essa apresentação, corri para a praça para assistir e valeu a pena. Vi que tinha alguma coisa com cordel e gostei muito”, diz o jovem ariquemense.

Além do cordel, A Cruz e a Moça mistura elementos de circo e dança contemporânea, num espaço de tempo fictício e um clima que remete ao nordeste brasileiro, contando, de forma divertida, a história de um amor proibido entre a Moça e o Moço.

Para o biólogo Rodrigo Dalastra, morador de Ji-Paraná, onde a apresentação ocorreu na Praça do Teatro Dominguinhos na noite de segunda-feira, o espetáculo é colorido, divertido e simpático. “Gostei muito e ri bastante. Acho que deveria ter sempre esse tipo de apresentação aqui’, sugere Dalastra.

E esta é justamente a intenção da companhia, manter sempre intensa a troca de experiências e interação com o público rondoniense, não só através dos espetáculos, mas de oficinas, performances, intervenções, entre outros. “Nós viemos pela primeira vez em 2010 e quase todo o ano retornamos e a ideia é vir sempre”, conta o ator da companhia, Francis Madson, porto-velhense que há seis anos mora em Manaus.

A passagem pelo estado marca também as últimas apresentações do grupo com A Cruz e a Moça, que deve ser “aposentada”, segundo a companhia. Mas antes disso a temporada segue para os estados do Acre, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, 12 cidades brasileiras estão incluídas no itinerário do projeto, que é contemplado com o patrocínio do governo federal, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), sendo elas: Manaus, Iranduba, Rio Branco, Porto Acre, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Cuiabá, Várzea Grande, Goiânia e Anápolis.

Fonte: Folk Produções

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)