Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ariquemes: Com praça lotada, Cia Cacos encerra temporada


Com a Praça da Vitória tomada pelo público de Ariquemes, que compareceu em peso para assistir ao espetáculo A Cruz e a Moça, a Companhia Cacos de Teatro encerrou sua temporada por Rondônia na noite desta terça-feira (28), iniciada no dia 25. A companhia de teatro do Amazonas se apresentou, ainda, nas cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho, sempre em praças públicas e de forma gratuita.

Em sua última exibição no estado, A Cruz e a Moça emocionou e divertiu o público local, consolidando o sucesso da montagem, que há três anos percorre diversas cidades em todas as regiões do país. Caique Colombare assistiu ao espetáculo em Ariquemes e diz ter gostado do que viu. “Quando vi nas redes sociais que teria essa apresentação, corri para a praça para assistir e valeu a pena. Vi que tinha alguma coisa com cordel e gostei muito”, diz o jovem ariquemense.

Além do cordel, A Cruz e a Moça mistura elementos de circo e dança contemporânea, num espaço de tempo fictício e um clima que remete ao nordeste brasileiro, contando, de forma divertida, a história de um amor proibido entre a Moça e o Moço.

Para o biólogo Rodrigo Dalastra, morador de Ji-Paraná, onde a apresentação ocorreu na Praça do Teatro Dominguinhos na noite de segunda-feira, o espetáculo é colorido, divertido e simpático. “Gostei muito e ri bastante. Acho que deveria ter sempre esse tipo de apresentação aqui’, sugere Dalastra.

E esta é justamente a intenção da companhia, manter sempre intensa a troca de experiências e interação com o público rondoniense, não só através dos espetáculos, mas de oficinas, performances, intervenções, entre outros. “Nós viemos pela primeira vez em 2010 e quase todo o ano retornamos e a ideia é vir sempre”, conta o ator da companhia, Francis Madson, porto-velhense que há seis anos mora em Manaus.

A passagem pelo estado marca também as últimas apresentações do grupo com A Cruz e a Moça, que deve ser “aposentada”, segundo a companhia. Mas antes disso a temporada segue para os estados do Acre, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, 12 cidades brasileiras estão incluídas no itinerário do projeto, que é contemplado com o patrocínio do governo federal, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), sendo elas: Manaus, Iranduba, Rio Branco, Porto Acre, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Cuiabá, Várzea Grande, Goiânia e Anápolis.

Fonte: Folk Produções

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)