Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Ariquemes: Com praça lotada, Cia Cacos encerra temporada


Com a Praça da Vitória tomada pelo público de Ariquemes, que compareceu em peso para assistir ao espetáculo A Cruz e a Moça, a Companhia Cacos de Teatro encerrou sua temporada por Rondônia na noite desta terça-feira (28), iniciada no dia 25. A companhia de teatro do Amazonas se apresentou, ainda, nas cidades de Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho, sempre em praças públicas e de forma gratuita.

Em sua última exibição no estado, A Cruz e a Moça emocionou e divertiu o público local, consolidando o sucesso da montagem, que há três anos percorre diversas cidades em todas as regiões do país. Caique Colombare assistiu ao espetáculo em Ariquemes e diz ter gostado do que viu. “Quando vi nas redes sociais que teria essa apresentação, corri para a praça para assistir e valeu a pena. Vi que tinha alguma coisa com cordel e gostei muito”, diz o jovem ariquemense.

Além do cordel, A Cruz e a Moça mistura elementos de circo e dança contemporânea, num espaço de tempo fictício e um clima que remete ao nordeste brasileiro, contando, de forma divertida, a história de um amor proibido entre a Moça e o Moço.

Para o biólogo Rodrigo Dalastra, morador de Ji-Paraná, onde a apresentação ocorreu na Praça do Teatro Dominguinhos na noite de segunda-feira, o espetáculo é colorido, divertido e simpático. “Gostei muito e ri bastante. Acho que deveria ter sempre esse tipo de apresentação aqui’, sugere Dalastra.

E esta é justamente a intenção da companhia, manter sempre intensa a troca de experiências e interação com o público rondoniense, não só através dos espetáculos, mas de oficinas, performances, intervenções, entre outros. “Nós viemos pela primeira vez em 2010 e quase todo o ano retornamos e a ideia é vir sempre”, conta o ator da companhia, Francis Madson, porto-velhense que há seis anos mora em Manaus.

A passagem pelo estado marca também as últimas apresentações do grupo com A Cruz e a Moça, que deve ser “aposentada”, segundo a companhia. Mas antes disso a temporada segue para os estados do Acre, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, 12 cidades brasileiras estão incluídas no itinerário do projeto, que é contemplado com o patrocínio do governo federal, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), sendo elas: Manaus, Iranduba, Rio Branco, Porto Acre, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Cuiabá, Várzea Grande, Goiânia e Anápolis.

Fonte: Folk Produções

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio