Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Alunos são capacitados em oficina gratuita de artesanato com palha de buriti em Vilhena

Oficina realizada em março promoveu saberes tradicionais e valorização da cultura amazônica através do artesanato.


 Alunos são capacitados em oficina gratuita de artesanato com palha de buriti em Vilhena - Gente de Opinião

Durante o mês de março, em uma sala de aula transformada em ateliê artesanal na Escola Estadual Professor Luís Carlos Paula de Assis, em Vilhena (RO), jovens estudantes e professores se reuniram em torno de um saber antigo: o trançado da palha de buriti. Entre conversas animadas, fios naturais e mãos curiosas, a “Oficina de Artesanato: Palha e Criatividade” promoveu não apenas o aprendizado de uma técnica, mas também o reencontro com práticas tradicionais da cultura amazônica.

Sob a orientação do artesão Marcio Guilhermon, os alunos experimentaram a leveza da palha entre os dedos, aprenderam a respeitar o tempo do material e descobriram que o fazer artesanal carrega histórias, memórias e modos de vida. A oficina foi oferecida gratuitamente e teve como proposta unir teoria e prática em três encontros, onde os participantes criaram biojoias, cestos e esteiras, aprendendo também sobre sustentabilidade, identidade e o valor da produção manual.

 Alunos são capacitados em oficina gratuita de artesanato com palha de buriti em Vilhena - Gente de Opinião

Pensada inicialmente para 18 vagas, a oficina recebeu 22 alunos, todos certificados ao final da formação. Com uma proposta que une sustentabilidade, cultura e geração de renda, a oficina promoveu não apenas o aprendizado técnico, mas também reflexões sobre o uso consciente dos recursos naturais da Amazônia.

A oficina teve duração total de seis horas com aulas teóricas e práticas. Os participantes aprenderam sobre a importância ambiental e cultural da palha de buriti, além de técnicas de trançado, modelagem e acabamento para produção de biojoias, cestos e esteiras. As atividades aconteceram em um ambiente colaborativo, que incentivou a criatividade e a troca de experiências entre os alunos.

Segundo Marcio Guilhermon, a oficina foi além do que ele esperava.
“A proposta inicial era capacitar 18 alunos, mas tivemos um grande interesse e conseguimos atender 22 estudantes. Foi gratificante ver o envolvimento de todos. Eles não só aprenderam uma nova técnica, mas também se conectaram com a cultura da região”, afirmou.

 Alunos são capacitados em oficina gratuita de artesanato com palha de buriti em Vilhena - Gente de Opinião

Durante a oficina, também foram realizadas dinâmicas de grupo que fortaleceram o trabalho em equipe e a valorização da identidade amazônica. A atividade contou ainda com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade.

Para a aluna Ana Júlia Peres participar da oficina foi uma descoberta:
“Nunca pensei que conseguiria fazer algo tão bonito com palha de buriti. Eu achava que artesanato era difícil, mas com paciência e ajuda do professor, consegui fazer uma pulseira. Me senti muito valorizada”, ressaltou Ana Júlia.

Já o aluno Vinícius dos Santos destacou que o aprendizado ambiental proporcionado pela oficina foi gratificante.
“Aprendi que a palha de buriti tem um valor muito maior do que eu imaginava. A gente sempre vê esse material por aí, mas não sabe que pode virar arte. E ainda aprendemos sobre como cuidar da natureza”, disse Vinícius.

A oficina foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), com o apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).

"A oficina mostra como projetos educativos e culturais podem transformar realidades, levando conhecimento, valorizando o território amazônico e fortalecendo a identidade da nossa comunidade em Vilhena. Sou muito grato a todos que participaram. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo ", afirmou Márcio Guilhermon.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

“Maior que a Casa Toda” finaliza gravações e revela uma história sobre o amor

Em uma casa simples, onde cada canto carrega memórias e gestos de afeto, vive uma família que resiste ao tempo e às perdas com algo maior do que tud

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)