Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 - 18h39

Levar a magia do circo, a força da arte e a
acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do
projeto Circolando com o Palhaço Pingo, que realizará apresentações gratuitas
do espetáculo Ensaio Geral em quatro praças públicas da capital. A iniciativa é
idealizada pelo artista Klindson Cruz, que desde 2016 se dedica à palhaçaria
com o propósito de transformar os espaços urbanos em territórios de convivência,
emoção e pertencimento.
O espetáculo conta a história de Pingo, um palhaço prestes a estrear que decide realizar um ensaio geral mesmo sem sua diretora. No palco, ou melhor, na praça, o público embarca em uma viagem divertida e poética pelo universo de “Pingo Primeiro”, um barquinho que aprende a velejar e conduz todos a uma experiência repleta de humor, sensibilidade e reflexão sobre a vida. A peça convida o público a redescobrir o poder do riso e da arte como pontes de empatia e transformação.

Klindson Cruz explica que a inspiração do espetáculo vem da própria vivência e da reflexão sobre a vida, misturando humor e poesia para provocar emoções e pensamentos. Ele destaca que a peça, apesar de ser um espetáculo de palhaçaria, instiga o público sobre recomeços, humanidade, amizade e amor. “É um convite para seguir sonhando, mesmo diante dos desafios, fazendo do riso um canal para falar de temas humanos como o medo, a amizade e a persistência”.
Para o artista, o palhaço é um espelho da vida. “Ele erra, cai, tenta de novo. É nesse jogo que o público se reconhece e ri de si mesmo. Queremos que as pessoas sintam o riso como um abraço coletivo”, destaca Klindson Cruz.
Mais do que fazer rir, o projeto apresenta uma novidade ao incluir intérprete de Libras em todas as sessões, tornando o espetáculo acessível para pessoas surdas e incentivando o público a se aproximar da língua de sinais de forma mais natural e respeitosa. A iniciativa reafirma o papel da arte como ferramenta de inclusão social e amplia o alcance da cultura nas ruas, fortalecendo o compromisso com uma sociedade mais diversa, acolhedora e conectada pela arte.

Além de democratizar o acesso à cultura, o Circolando com o Palhaço Pingo tem como missão reativar praças públicas como espaços de convivência e cidadania. O projeto promove o encontro entre artistas, famílias, crianças e idosos e fortalece redes locais com escolas, lideranças de bairro, CRAS e coletivos culturais. A proposta valoriza o sentimento de pertencimento e o diálogo entre arte e comunidade.
“A rua é o espaço mais democrático que existe. Quando o circo chega, a arte se mistura à vida das pessoas e é nesse momento que o teatro cumpre sua função social”, reforça Klindson.
Programação
08/11 – Praça Conjunto Jamary, Rua Jaguarão, 1-267 - Três Marias, 17h
09/11 – Praça CEU, Rua Antônio Fraga Moreira, 1770, bairro JK, 19h
22/11 – Praça Cristal da Calama, Av. Calama no terminal de ônibus do bairro Cristal da Calama, ao lado da Associação AMACC, 19h
23/11 – Praça Orgulho do Madeira, Rua Ariquemes (Entre as Quadras 594 e 599), Quadra da CAERD, bairro Orgulho do Madeira, 17h
Ficha Técnica
Klindson Cruz – Produtor geral e Palhaço
Val Barbosa – Produtora Executiva
Cammy Lima – Assessora de Imprensa
Camile Oliveira – Intérprete de Libras
Taiane Sales – Operadora Logística
Edmar Leite – Operador de Sonoplastia
Maycon Moura – Designer Gráfico
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)