Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Adunir aprova paralisação de atividades no campus da Unir



A assembléia geral da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Adunir deliberou esta semana, a paralisação das atividades acadêmicas no próximo dia 22 de março de 2011, diante das precárias condições estruturais e operacionais do campus da Unir em Porto Velho. A medida conta com o apoio dos técnicos administrativos e estudantes da instituição.

Durante a assembléia foram relados os problemas vivenciados por alunos, professores e técnicos administrativos da Unir, diante da precariedade da estrutura física do campus. Além disso, foram apontados problemas como o acúmulo de lixo, falta de internet, inúmeras obras inacabadas de departamentos e laboratórios, precariedade dos banheiros, equipamentos jogados pelos corredores, e até o aparecimento de cobras e ratos.

Com a aprovação do indicativo de greve, o movimento em favor da melhoria das condições de trabalho da Unir, realizará a paralisação no dia 22 de março no campus de Porto Velho.

Declarou a presidente da Adunir, professora Walterlina Brasil, da necessidade da entidade expressar para sociedade rondoniense e nacional, que os trabalhadores e discentes da Unir não aprovam o estado de coisas a que chegou a universidade, especialmente com as ações que conduziram ao caos as universidades na política de expansão, associados a conhecidas e desastrosas decisões quanto à gestão destas políticas no interior destas instituições.

Também durante a assembléia da Adunir aconteceram contestações com relação à fórmula de vestibular adotada recentemente pela Unir. Os docentes entenderam que este processo como abusivo, além de ofender a autonomia didática da universidade uma vez que ocasionou uma reserva de vagas para cursos que sequer sabem se existirão ou continuarão ofertados a cada vestibular.

Já com relação à agenda da Adunir, no período de 16 a 18 de março de 2011, a diretoria da entidade irá manter visitas aos campi, permitindo desta forma, maior adequação na mobilização destas unidades, com as agendas especificas da entidade.

Fonte: Paulo Ayres / Adunir
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)