Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Adunir aprova paralisação de atividades no campus da Unir



A assembléia geral da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Adunir deliberou esta semana, a paralisação das atividades acadêmicas no próximo dia 22 de março de 2011, diante das precárias condições estruturais e operacionais do campus da Unir em Porto Velho. A medida conta com o apoio dos técnicos administrativos e estudantes da instituição.

Durante a assembléia foram relados os problemas vivenciados por alunos, professores e técnicos administrativos da Unir, diante da precariedade da estrutura física do campus. Além disso, foram apontados problemas como o acúmulo de lixo, falta de internet, inúmeras obras inacabadas de departamentos e laboratórios, precariedade dos banheiros, equipamentos jogados pelos corredores, e até o aparecimento de cobras e ratos.

Com a aprovação do indicativo de greve, o movimento em favor da melhoria das condições de trabalho da Unir, realizará a paralisação no dia 22 de março no campus de Porto Velho.

Declarou a presidente da Adunir, professora Walterlina Brasil, da necessidade da entidade expressar para sociedade rondoniense e nacional, que os trabalhadores e discentes da Unir não aprovam o estado de coisas a que chegou a universidade, especialmente com as ações que conduziram ao caos as universidades na política de expansão, associados a conhecidas e desastrosas decisões quanto à gestão destas políticas no interior destas instituições.

Também durante a assembléia da Adunir aconteceram contestações com relação à fórmula de vestibular adotada recentemente pela Unir. Os docentes entenderam que este processo como abusivo, além de ofender a autonomia didática da universidade uma vez que ocasionou uma reserva de vagas para cursos que sequer sabem se existirão ou continuarão ofertados a cada vestibular.

Já com relação à agenda da Adunir, no período de 16 a 18 de março de 2011, a diretoria da entidade irá manter visitas aos campi, permitindo desta forma, maior adequação na mobilização destas unidades, com as agendas especificas da entidade.

Fonte: Paulo Ayres / Adunir
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)