Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro


A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro  - Gente de Opinião

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura infantil. A artista, que encanta moradores e turistas com suas apresentações espontâneas e cheias de emoção em praças e pontos turísticos da cidade, ganhou homenagem em um livro infantil, que foi lançado nacionalmente na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2025.

O projeto, desenvolvido de forma totalmente voluntária, é uma iniciativa da curadora Izabel Cristina, Presidente Coordenadora da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO). A autoria do livro é da escritora rondoniense Helení Velasques da AJEB RO, com ilustrações de Priscila Medeiros, escritora e ilustradora da AJEB Mato Grosso, Membro Honorário da AJEB-RO e a revisão da poetisa Jamile Velasques – associada da AJEB-RO.

A obra, ainda inédita, busca homenagear a Bailarina da Praça e evidenciar a riqueza cultural e a força simbólica que essa figura representa para Porto Velho, para o estado de Rondônia e para o mundo. Conhecida por sua leveza, simpatia e por transformar qualquer espaço urbano em palco, a bailarina se tornou símbolo de resistência artística e de afeto coletivo, amor  a arte.

Vitória Caricé, bailarina fluminense apresentou-se durante o lançamento da obra: A Bailarina da Praça no Estande Espaço Leia Mais na Bienal Internacional do Rio de Janeiro. - Gente de Opinião
Vitória Caricé, bailarina fluminense apresentou-se durante o lançamento da obra: A Bailarina da Praça no Estande Espaço Leia Mais na Bienal Internacional do Rio de Janeiro.

Além do lançamento nacional na Bienal, o livro também terá um lançamento oficial   em Porto Velho, com a presença da homenageada e das artistas envolvidas no projeto. Na ocasião marcará a abertura da venda dos exemplares, cujo valor arrecadado com a primeira tiragem será integralmente destinado à Bailarina da Praça.

“Mais do que uma homenagem, este livro é uma forma concreta de valorizar nossa cultura e reconhecer a arte viva que pulsa nas ruas da nossa cidade”, afirmou Izabel.

Cristina. “A Bailarina da Praça é patrimônio afetivo do povo rondoniense, e agora poderá inspirar crianças e jovens de todo o Brasil”, completou Helení Velasques.

A iniciativa reforça a importância da literatura como ferramenta de reconhecimento e valorização cultural, além de mostrar que, mesmo com os desafios sociais, o afeto, a arte e solidariedade continuam sendo os pilares que sustentam a identidade de um povo.

Queremos agradecer ao Hospital de Olhos Veloso, pelo compromisso com a nossa identidade pelo apoio  cultural a este projeto pioneiro  em nossa capital Portovelhense, sendo referência  na Bienal Internacional do Rio de Janeiro,  no Estande Espaço Leia Mais, uma obra inédita  que será  inspiração para  o Brasil, mencionou  Izabel Cristina.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)