Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

30ª Edição do projeto samba autoral


 
“Salve, salve meu samba autoral, todos os músicos e sua maestria...” (trecho da música em homenagem ao Projeto de autoria do Trio de Ouro).

A temporada 2017 do Projeto Samba Autoral, encerra-se neste sábado dia 2 de dezembro, dia Nacional do Samba, A PARTIR DAS 14:30, no Mercado Cultural.

Após cumprir sua missão, para realização das edições de 2017, a despedida do projeto relativa a este ano será com a 30ª Edição do Projeto Samba Autoral.

A Escola de Samba Asfaltão é apenas realizadora deste belo Projeto, que por anos foi apenas um embrião e pós uma reunião que aconteceu em dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco e Bandolim, Oscar Knightz, Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas, tornou-se realidade graças ao empenho e envolvimento de Dirigentes da Escola do Tigre que abraçaram, começaram a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse. E assim, já se vão 3 anos contemplando belas composições, com lindas e doces poesias.

É um grande e rico Projeto, onde os talentos da cidade, das mais variadas correntes do samba e entidades carnavalescas diversas, têm a oportunidade de compartilhar suas inspirações, com as pessoas que também valorizam a linguagem universal da música e do Samba.

A padroeira do Projeto é Santa Bárbara, santa esta que dá nome ao Bairro da cidade, onde se reúnem bambas e sambistas da cidade. O dia de Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é Iansã, é comemorado em 4 de dezembro, próxima segunda feira. Diante disso esta roda de Samba Especial no dia do Samba, será sobre tudo de agradecimento a ela, que tem iluminado e guiado com suas bênçãos o projeto, compositores/as e músicos que lá se reúnem.

Apesar das dificuldades e limitações estruturais, vendo como uma forma de manter acesa a História do Samba, ajudar a evidenciar o talento dos (as) Compositores (as) da cidade, a Família Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de concretizar e arcar com a realização do Projeto mês a mês.

Nada disso seria possível sem o envolvimento de abnegados músicos e inspirados (as) compositores e compositoras de samba, que apesar de todo sacrifício, se mantêm firmes na resistência e defesa da bandeira do samba em Porto Velho. Ressaltamos também o importante e valoroso apoio da GRAFFPORTO, Bar do Calixto e da Fundação Cultural que há seis meses firmou parceria nos garantindo o som para realização de cada edição.

Por acreditar que também é responsável pelo projeto, com o apoio de voluntários, a Família Asfaltão corre atrás da estrutura, organiza e realiza cada edição. Afinal, ele pertence à comunidade do samba de Porto Velho.

Já dizia João Nogueira: “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba.

“Pois o samba marca como um giz, é eterno porque é raiz / Não quero dizer que viver é só sambar, mas sambar é viver, é saber se encontrar /Só o samba faz a tristeza se acabar/Só o samba é capaz deste povo alegrar/Ser sambista é ver com os olhos do coração / Ser sambista é crer que existe uma solução / É a certeza de ter, escolhido o que convém / É se engrandecer e sem menosprezar ninguém / Aconselho a você que seja sambista também” (trecho de "Seja Sambista Também" de Arlindo Cruz e Sombrinha)

Será neste sábado, dia 2 de dezembro de 2017, a partir das 14:30, no Mercado Cultural.

Será a Edição da Gratidão à Santa Barbara, aos parceiros, apoiadores, amigos, amigas, a todas as pessoas que nos apoiam ao nos prestigiarem e Exaltação ao samba.

Aguardamos você.

Salve aos compositores e compositoras!!!

Salve o Samba!!!

Salve Santa Bárbara!!!

Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro

Dir. de Comunicação do GRESA

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)