Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

30ª Edição do projeto samba autoral


 
“Salve, salve meu samba autoral, todos os músicos e sua maestria...” (trecho da música em homenagem ao Projeto de autoria do Trio de Ouro).

A temporada 2017 do Projeto Samba Autoral, encerra-se neste sábado dia 2 de dezembro, dia Nacional do Samba, A PARTIR DAS 14:30, no Mercado Cultural.

Após cumprir sua missão, para realização das edições de 2017, a despedida do projeto relativa a este ano será com a 30ª Edição do Projeto Samba Autoral.

A Escola de Samba Asfaltão é apenas realizadora deste belo Projeto, que por anos foi apenas um embrião e pós uma reunião que aconteceu em dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco e Bandolim, Oscar Knightz, Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas, tornou-se realidade graças ao empenho e envolvimento de Dirigentes da Escola do Tigre que abraçaram, começaram a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse. E assim, já se vão 3 anos contemplando belas composições, com lindas e doces poesias.

É um grande e rico Projeto, onde os talentos da cidade, das mais variadas correntes do samba e entidades carnavalescas diversas, têm a oportunidade de compartilhar suas inspirações, com as pessoas que também valorizam a linguagem universal da música e do Samba.

A padroeira do Projeto é Santa Bárbara, santa esta que dá nome ao Bairro da cidade, onde se reúnem bambas e sambistas da cidade. O dia de Santa Bárbara, que no sincretismo religioso é Iansã, é comemorado em 4 de dezembro, próxima segunda feira. Diante disso esta roda de Samba Especial no dia do Samba, será sobre tudo de agradecimento a ela, que tem iluminado e guiado com suas bênçãos o projeto, compositores/as e músicos que lá se reúnem.

Apesar das dificuldades e limitações estruturais, vendo como uma forma de manter acesa a História do Samba, ajudar a evidenciar o talento dos (as) Compositores (as) da cidade, a Família Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de concretizar e arcar com a realização do Projeto mês a mês.

Nada disso seria possível sem o envolvimento de abnegados músicos e inspirados (as) compositores e compositoras de samba, que apesar de todo sacrifício, se mantêm firmes na resistência e defesa da bandeira do samba em Porto Velho. Ressaltamos também o importante e valoroso apoio da GRAFFPORTO, Bar do Calixto e da Fundação Cultural que há seis meses firmou parceria nos garantindo o som para realização de cada edição.

Por acreditar que também é responsável pelo projeto, com o apoio de voluntários, a Família Asfaltão corre atrás da estrutura, organiza e realiza cada edição. Afinal, ele pertence à comunidade do samba de Porto Velho.

Já dizia João Nogueira: “NINGUÉM FAZ SAMBA SÓ PORQUE PREFERE...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba.

“Pois o samba marca como um giz, é eterno porque é raiz / Não quero dizer que viver é só sambar, mas sambar é viver, é saber se encontrar /Só o samba faz a tristeza se acabar/Só o samba é capaz deste povo alegrar/Ser sambista é ver com os olhos do coração / Ser sambista é crer que existe uma solução / É a certeza de ter, escolhido o que convém / É se engrandecer e sem menosprezar ninguém / Aconselho a você que seja sambista também” (trecho de "Seja Sambista Também" de Arlindo Cruz e Sombrinha)

Será neste sábado, dia 2 de dezembro de 2017, a partir das 14:30, no Mercado Cultural.

Será a Edição da Gratidão à Santa Barbara, aos parceiros, apoiadores, amigos, amigas, a todas as pessoas que nos apoiam ao nos prestigiarem e Exaltação ao samba.

Aguardamos você.

Salve aos compositores e compositoras!!!

Salve o Samba!!!

Salve Santa Bárbara!!!

Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro

Dir. de Comunicação do GRESA

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)