Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Vinício Carrilho

Guerra Civil no carnaval


            Para quem acredita que não temos graves problemas na estrutura social do país e que, sem hipocrisia, enfrentamos uma guerra civil, leia esta chamada:

PCC (Primeiro Comando da Capital) tem um plano ousado de resgate do traficante Marcola e mais três comparsas, presos na penitenciária de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo. Dois helicópteros blindados e um avião seriam usados na ação. Resgatados, eles seriam levados para o Paraguai.

            O pior de tudo, sempre é bom lembrar, é que a facção criminosa é mais uma invenção da truculência do Estado, em nome de uma estupidez que disfarçava a ânsia por mais sangue, quando se ordenou o massacre dos presos no Carandiru. O movimento nasceu como forma de resistência à boçalidade que agia sob a carapaça da segurança pública, em 1993.

            Quem duvida, vá a São Paulo, visite os presídios do Estado – todos tomados/controlados pelo PCC – e pergunte aos presos se, hoje em dia, as supostas “autoridades” não têm que selar acordos e pactos sórdidos com os bandidos para não perder totalmente o controle das ruas.

O mais novo pacto de não-agressão entre os bandidos e o Poder Público refere-se a um cessar fogo durante o período da Copa/2014. A polícia não prende, nem reprime ou ataca o PCC e este, por sua vez, baixa um salve-geral para não desmoralizar o Estado e não esculachar a vida dos turistas.

Vejamos se realmente não se trata de um Estado Bandido:

Escutas revelaram que três integrantes da facção fizeram um curso de pilotagem em 2013 no Aeroporto do Campo de Marte. Um dos professores dos criminosos era Alexandre José de Oliveira Junior, copiloto do helicóptero do deputado federal Gustavo Perrella (SDD-MG), preso por transportar mais de 400 kg de cocaína[1].

O Copiloto do helicóptero do deputado federal Gustavo Perrella (SDD-MG), preso por transportar mais de 400 kg de cocaína, foi o professor dos agentes do Marcola, e o deputado ainda diz que tudo foi mera coincidência, que ele não sabia de nada?

Como é que um deputado desses pode legislar sobre qualquer tema, e mais especificamente sobre matéria de direito penal ou de segurança pública? Quando lê coisas assim, diga seriamente, você tem orgulho de ser brasileiro(a)?

Eu aceito discutir a pena de antecipação da morte, mas temos que começar pelos políticos e autoridades corruptas e corruptoras, e seria no Paredão, como se fez em Cuba e em outros sistemas radicais.

Mas, o pior mesmo é ver um juiz vangloriar-se de ser positivista (sem saber do que se trata, sem nunca ter lido Kant) e defender a aplicação seca da lei. Pergunto de novo, de que lei estamos falando, será essa aprovada com apoio do crime organizado?

Vamos deixar de lado a brincadeira da representação política e falar sério sobre o que é o Estado de (não)Direito neste país.

Gostaria de escrever sobre as flores, ou confete e serpentina, mas não dá, porque há algo de muito podre no Brasil. Acho que até Hamlet seria cooptado pelo PCC e outros congêneres.

Vinício Carrilho Martinez

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Rondônia – UFRO, junto ao Departamento de Ciências Jurídicas/DCJ. Pós-Doutor em Educação e em Ciências Sociais e Doutor pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciências e em Direito. Jornalista.



[1]http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/02/26/pcc-tem-plano-de-fuga-de-marcola-com-dois-helicopteros-blindados-e-aviao.htm.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Vinício Carrilho

Diário Oficial da Caverna 30º dia - O Brasil não é para amadores!!

Diário Oficial da Caverna 30º dia - O Brasil não é para amadores!!

O que veremos a seguir, pode-se denominar de resgate da Sociologia Clássica do Brasil: ranhuras, gramaturas e espessuras da dominação.Lembrei, hoje, n

Diário Oficial da Caverna - 30 dias de isolamento

Diário Oficial da Caverna - 30 dias de isolamento

Uma só certeza: amar a Nina como um “autista social”. Sobre a pandemia de 2020, um milhão de prognósticos foram feitos, alguns com maior embasamento c

BOLSONARISMO E O COVID-19

BOLSONARISMO E O COVID-19

O Direito à Consciência não admite que se alegue “ignorância diante dos atos/fatos imorais”, de acordo com a primeira coincidência jurídica. A segui

Diário Oficial da Caverna - O pandemônio de jecas

Diário Oficial da Caverna - O pandemônio de jecas

O bolsonarismo em poucas linhasImagina você que o Jeca Tatu, do Monteiro Lobato, superlotado de todos os preconceitos do autor e da personagem, num ca