Porto Velho (RO) segunda-feira, 24 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Soniamar

SEDUC & FARO NUMA PARCERIA INÉDITA EM PROL DA EDUCAÇÃO


SEDUC & FARO NUMA PARCERIA INÉDITA EM PROL DA EDUCAÇÃO - Gente de Opinião

Realizado nessa sexta-feira 02/06 o maior Aulão Enem no Estado de Rondônia (1.100 alunos presentes) - no Teatro Estadual Palácio das Artes - transmitido ao vivo para todos os Municípios do Estado via redes sociais pela Faro – Faculdade de Rondônia que, em parceria com a SEDUC/RO buscam atingir os alunos de Escolas Públicas na preparação para Enem 2017. Sob a coordenação do Prof.Thalles Gomes com apoio do Secretário de Educação Sr.Waldo Alves e equipe do Ensino Médio da SEDUC juntamente com a Equipe da FARO, o primeiro Aulão foi um sucesso   nessa parceria inédita em sua primeira edição nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias com os Educadores Arimatéia Dantas, Kleber Lima e Walfredo Tadeu e na área de Linguagens com Carlos Moreira, Soniamar Salin e José do Nazareno pertencentes ao quadro do Estado de Rondônia .

O Aulão contou em sua abertura com a presença do Gestor da FARO Sr. Sebastião Getúlio de Brito e sua equipe, Faculdade esta que vem obtendo notas excelentes no Enade em diversos cursos dando oportunidades a quem deseja fazer um Ensino Superior com qualidade. Além disso 02 alunos integrantes da Faro participaram também do aulão – Alexandre Belarmino – músico que com sua voz e violão animou  a galera estudantil nos intervalos,bem como Thaís Costa com uma palestra motivacional mostrando a importância do foco nos estudos a quem se prepara para o Enem.A Gerente de marketing da referida Instituição, Sra.Thaysa Servo, que com competência e habilidade conseguiu expandir as fronteiras do teatro levando a transmissão ao vivo para os  alunos interessados em todos os Municípios do Estado de RO, destacou a importância dessa parceria no Pacto pela aprendizagem.

Thalles Gomes coordenador do Projeto Aulão ressalta que um bom começo para melhoria da Educação é abastecer de informações o corpo discente com as mais diversas fontes e dos mais variados tipos, buscando conectar-se ao outro; ser criativo para reinventar uma realidade que precisa sair da monotonia, das fórmulas prontas e, devido ao apoio do Secretário de Estado da Educação- Waldo Alves e do Governo do Estado – Sr.Confúcio Moura pode-se realmente promover e fazer-se a diferença no Estado no quesito Educação.

SEDUC já vem sendo destaque no interior do Estado com o trabalho que vem realizando em prol da Educação na gestão do Secretário atual com ideias que visam o desenvolvimento e capacitação tanto de Professores quando de alunos, pois recentemente também se realizou em alguns Municípios do Estado com apoio das Cre’s do interior capacitação nas 05 (cinco) áreas no Projeto-Piloto “Mais Enem” sob a coordenação do Sr. Flávio Abraão que teve como formadores a Profª Soniamar Salin em Linguagens e Redação; Amarildo Ferreira em Matemática; Telma Nery em Humanas e Natureza com a formadora Russimeire Marques, também pertencentes ao quadro da Educação. A partir do momento que a SEDUC começa a valorizar pessoas do seu próprio quadro, a Educação só tende a crescer, pois geralmente vemos pessoas vindas de outros Estados realizando “capacitações” que não trazem a prática da sala de aula, vital para quem está predisposto a aprender, pois conforme relatado por alguns participantes, teoria não resolve problemas em sala de aula, é preciso que se coloquem práticas concretas e objetivas que ajudem nossos Professores a trabalhar nas Competências e Habilidades exigidas pela prova externa – Enem - porta de acesso ao ensino superior.

Percebe-se que para reverter os indicadores do ensino as políticas públicas tem sido mais consistentes,sem generalizações e sem achismos nessa gestão e, ações como Aulões ,Projeto Mais Enem ,capacitações precisam ser mais constantes atingindo o maior número de alunos e professores possíveis,pois está claro que as avaliações externas devem orientar os trabalhos dentro de uma secretaria que busca um ensino de qualidade.Professora Soniamar destacou que ainda temos muito a caminhar, pois é preciso que as escolas ,os sistemas se apropriem das novas diretrizes que surgem a todo instantes para dar sentido ao trabalho que se faz,que vem aí uma nova base curricular nacional e que devemos estar atentos para a mudança visando aperfeiçoamento em prol  do estudante. Já, o Prof.Nazareno diz que é difícil trabalhar redação,visto que temos uma geração cujos pais não leem ou leem pouco e,com isso, a escola por sua vez idealiza um aluno que não existe mais,mas cabe a ela ensinar a ler,interpretar,refletir e redigir. Ambos Professores  destacaram a importância da leitura na produção de textos e, a necessidade das escolas moverem-se nessa direção com professores e aulas de redação semanais, pois somente assim se dará um salto no debate sobre o papel do ensino público saindo dos clichês “a culpa é dos alunos sem base ou dos professores mal preparados”. A escola deve caminhar para entender essas mudanças e criar ambientes propícios,partindo do princípio de que,sem leitura,não há estudante. Flávio Abraão – equipe do Ensino Médio SEDUC – complementa que comunicar-se com objetividade pode fazer a diferença na vida cotidiana, profissional e até emocional, mas ser um aluno com boas notas, não equivale a tanto se você não consegue ir direto ao ponto, pois numa era de comunicações instantâneas sentimos que a falta de objetividade causa prejuízos a celeridade e à exatidão processual do aluno, por isso ideias como a de aulões conjuntos, além de proporcionar a interação e integração das escolas levam a um objetivo comum a ser alcançado – o êxito de qualquer aluno que almeja alcançar o sucesso.

Thalles Gomes – Assessor do Gabinete/Coordenador Projeto Aulão  -  destaca ainda participação em peso dos Gestores das escolas participantes, Carmela Dutra, Murilo Braga, João Bento, Major Guapindaia, Daniel Neri, Estudo e Trabalho, Tiradentes, Barão de Solimões que deram suporte fundamental para que seus alunos participassem do evento,além das escolas  via redes sociais no interior do Estado que instalaram telões para que seus alunos pudessem assistir online e, agradece ainda a parceria com a FARO que foi fundamental para o sucesso do Aulão,bem como aos Professores participantes que não medem esforços na luta pela preparação para o Enem,ou seja, “Todos unidos no Pacto pela Aprendizagem”.Aguardamos a próxima edição.

Fonte: SEDUC/FARO

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Soniamar

SONS DE BEIRA

SONS DE BEIRA

Imagem: Foto de divulgação Bira Lourenço É hoje, (19) mais uma edição de SONS DE BEIRA com Bira Lourenço e Catatau. Ambos trabalham na pesquisa de son

Vamos falar de Arte?

Vamos falar de Arte?

Uma simples palavra que traz em seu contexto uma relevância fora do comum e a pergunta é sempre a mesma: Por que ela continua tão inacessível? Falta d

Arte da Terra - Poemusic

Arte da Terra - Poemusic

Poemusicé um movimento organizado pelos próprios artistas que em conjunto promovem reuniões, saraus em prol da divulgação de suas obras. No próximo Do

IRINEU DE PALMIRA – UM DOS ESPETÁCULOS QUE MARCARAM O FIM DE SEMANA EM PORTO VELHO

IRINEU DE PALMIRA – UM DOS ESPETÁCULOS QUE MARCARAM O FIM DE SEMANA EM PORTO VELHO

Mais informações: http://irineudepalmira.com.br/ O SESC Amazônia das Artes trouxe para deleite dos expectadores Irineu de Palmira na edição de sábado