Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 24/11/09


 
Sem flor

Ariel Argobe (*)

É preocupante, abnegado colunista Zekatraca, como se deu o processo do novo endereço da ALE. Há tanto tempo nossos deputados vem discutindo a construção da nova sede da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia. Agora, efetivamente assistimos se encaminharem as primeiras ações do novo e caríssimo endereço. Isto mesmo custou muito caro à cultura popular esta nova sede. Custou despejar nossos bois-bumbás e nossas quadrilhas juninas, os amantes da cultura popular, os turistas, os visitantes e o grande público, de um espaço que há décadas era referencia da nossa identidade cultural. Para onde vamos? 

Com a palavra nossos parlamentares (da direita e da esquerda), que em 2010 estarão tentando reeleição ou eleição, buscando os votos de carnavalescos, sambistas e passistas, músicos, atores, artistas plásticos, brincantes de bois-bumbás, de quadrilhas juninas e de nossos produtores culturais. Virão até nós, obstinados - porém nem sempre reconhecidos - trabalhadores da cultura, para pedir nosso apoio, nosso voto, nosso sangue, nosso suor e objeto artístico, para coroar de êxito seus projetos políticos pessoais. Apresentar-se-ão como únicos legítimos e verdadeiros paladinos da cultura. Verdadeiros salvadores da cultura da pátria. Só não consigo compreender, como é que nossos parlamentares pensaram em um espaço para eles trabalharem? confortavelmente - ainda que desterrando a cultura - e não pensaram como resolver o problema dos desalojados. 

Resta-nos um consolo: nossas quadrilhas juninas foram expulsas daquele local - historicamente da cultura popular -, para dar lugar a outras quadrilhas. Quadrilha que rouba quadrilha tem sem anos de perdão. 

Tenho dito! Ariel Argobe, Artista Plástico, beradeiro do Estado do Guaporé 

 Dentro de alguns dias o prefeito de Porto Velho deve sancionar a Lei que cria o Programa “Desperta Porto Velho” que estabelece corredores culturais nos circuitos dos Blocos Carnavalescos. 




*******

O Projeto de Lei foi apresentado pela vereadora Elis Regina (PCdoB).


*******

Depois que o alcaide assinar homologando o Projeto, os blocos de trio elétrico não mais vão passar pelo constrangimento de terem que pedir a bênção de integrantes de órgãos oficiais que não gosta de carnaval e procura de uma maneira ou de outra tentar atrapalhar os desfiles carnavalescos desses blocos.

*******

Só achamos falta de criatividade na escolha do nome do Projeto “Desperta Porto Velho”.

*******

Esse nome foi da campanha do Chiquilito quando ele venceu a eleição para prefeito de Porto Velho. (A música da campanha é de nossa autoria assim como a frase).

*******

Como não estou aqui querendo cobrar direitos autorais por nada. Vamos elogiar a iniciativa da vereadora Elis Regina que atende a reivindição dos nosso blocos de trio elétricos.

*******

Aliás, praticamente todos os vereadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Porto Velho aprovaram a matéria.

*******

Com exceção do presidente da Comissão vereador Claudio Carvalho.

*******

Quando nossas fontes informaram que o vereador Claudio Carvalho foi o único que não assinou concordando com a proposta da vereadora Elis Regina. Estranhei!

*******

Acontece que de alguns anos para cá, sempre que chega o período carnavalesco, ainda nos ensaios Claudio Carvalho sempre é visto nos ensaios dos blocos principalmente no Galo da Meia Noite.


*******

Vai ao chaveiro Gold bater papo com o general da Banda Manelão e fica até a meia noite bebericando uma cervejota ouvindo só marchinha de carnaval.

*******

No dia do desfile da Banda é um dos primeiro foliões a chegar à concentração.


*******

Aí chega na hora de regulamentar o circuito por onde esses blocos desfilam, pula fora.

*******

“Sarta de banda” como diz o malandro.


********

Será que ele pensa que tem moto taxista dirigindo algum desses blocos?

*******

Ou será que o desfile desses blocos prejudica o faturamento das empresas de ônibus?


*******

Vou procurar o amigo carnavalesco Claudio Carvalho para saber o que aconteceu!

*******

Quem sabe conseguimos convencê-lo a votar a favor da matéria quando esta for colocada em votação no plenário. Coisa que deve acontecer ainda este ano.


*******

Queremos unanimidade na aprovação do “Desperta Porto Velho”.

*******

O Projeto de Lei cria os seguintes circuitos carnavalescos:


*******

Circuito Cultural Zona Norte com os blocos Banda do Vai Quem Quer, Galo da Meia Noite, Pirarucu do Madeira, Imigrantes, Bloco do Alho, Bloco Murupi, Rio Kaiary, Us Dy Phora, Até que a Noite Vire Dia, Canto da Coruja, Calixto & Cia, Jegue do Santo Antônio, Raça Rubro Negra e Bloco do Pinto.

********

O Circuito Cultural Zona Sul será formado pelos blocos: Jatuarana Sul.


*******

Circuito Cultural Zona Leste - Carnaleste

*******

Louvável a iniciativa da vereadora Elis Regina.

*******

Só faltou criar o circuito cultural da Zona que não Existe.

*******

Aí o Santiago pergunta que Zona é essa Zekatraca?

********

É a Zona onde desfilam as escolas de samba que ninguém definiu até hoje.

********

Todo ano é aquela tensão pra saber em qual avenida ou espaço as escolas de samba vão desfilar.

********

O interessante é que o CarnaLeste está sendo regulamentado no Projeto de Lei “Desperta Porto Velho” e o desfile das escolas de samba não.

*******

Inclusive existe uma conversa nos bastidores carnavalescos que a intenção é acabar com os desfiles das escolas de samba e investir no CarnaLeste.

*******

Tudo tem a ver com a questão eleitoreira.

*******

O voto das escolas de samba é fragmentado, porque numa escola de samba desfilam brincantes de todos as zonas eleitoras e bairros.


*******

Enquanto o CarnaLeste concentra milhares de eleitores.

*******

A conversa que rola, é que as escolas de samba devem passar a desfilar dentro da programação do CarnaLeste.

*******

O achamos uma idéia viável.

********

Falta apenas arranjar um espaço que não a Rua Amador dos Reis (muito estreita), para montar a estrutura adequada para realizar os desfiles das nossas escolas de samba.


*******

Eu não sabia era que o bairro Caiari ficava na Zona Norte.

********

Aliás é preciso que a prefeitura delimite geograficamente as Zonas de Porto Velho.

*******

Onde começa a Zona Sul, a Zona Leste e a Zona Norte?

*******

Zona Oeste existe?


********

Isso é assunto para outra coluna. 




 NATAL SEM FOME

Eternamente Cartola
No teatro Banzeiros


O show musical que super lotou o Mercado Cultural será reprisado hoje

Um dos melhores shows musicais apresentados este ano em Porto Velho, o “Eternamente Cartola”, será reprisado na noite de hoje (24), no Teatro Banzeiros num evento beneficente - “Natal Sem Fome”, que também vai reunir os músicos Carlos Guery (teclados), Erivaldo (bateria) e Beneamine (contra baixo). Para assistir o show é preciso trocar dois quilos de alimentos não perecíveis pelo ingresso, na portaria do Teatro durante todo o dia de hoje e até quinze minutos antes do inicio do espetáculo que está marcado para ás 20h. 

O show musical “Eternamente Cartola”, foi apresentado na última quinta feira (19), no Mercado Cultural, com a produção do fotografo Beto Ramos e direção do percussionista Heitor Almeida com a participação dos músicos Enio Melo (violão e voz), Ney Cabeça (cavaquinho), Heitor (voz e percussão), Beto (tamborim) e Reinaldo (piston) mais as participações especiais da cantora Alciréia e do cantor Cate Casara. 

O show em homenagem ao centenário do grande compositor e fundador da escola de samba Estação Primeira de Mangueira Argenor de Oliveira conhecido e reverenciado no mundo artístico como Cartola, nos proporcionou momentos de muita satisfação, pela qualidade do repertório selecionado e pela qualidade dos músicos que se propuseram a realizar o show. Heitor Almeida e Enio Melo desde quando o Ernesto Melo começou a dirigir e apresentar no Mercado Cultural “A Fina Flor do Samba” (os dois fazem parte do grupo que acompanha os cantores no Fina Flor), começaram a discutir a possibilidade da realização do “Eternamente Cartola” e sempre que dava, apresentavam uma composição do Mestre como se fosse ensaio para o grande show. 

Materializada a idéia arregimentaram os músicos e passaram a realmente ensaiar um repertório com apenas 13 músicas o que chegou a ser questionado por muitos, por acharem que apenas 13 músicas eram muito poucas para um espetáculo cujo objetivo era homenagear os 100 anos de Cartola. O certo foi que o público, que super lotou a área que fica em frente ao Mercado Cultural e parte da Praça Getulio Vargas aplaudiu calorosamente cada canção apresentada. 

A lua nova com seu risco de luminosidade insistia em ficar em cima do Mercado Cultural como se quisesse dizer, não me deixem fora desse espetáculo. 

As andorinhas que transformaram as árvores da Praça Getulio Vargas em abrigo numa “algazarra” sem precedente se calaram e até procuraram não “sujar” ninguém. 

Já o público este sim, quebrava o silencio a cada final de canção com assovios e palmas. Heitor ataca de “Alvorada” – Lá no morro que beleza... Enquanto o Enio Melo responde “Tive sim, outro grande amor antes do teu, tive sim...” e a Alciréia com aquele vozeirão que Nossa Senhora de Nazaré lhe deu desabafa: “Bate outra vez/ Com esperanças o meu coração/Pois já vai terminando o verão enfim...” O que estava realmente terminando era um dos melhores espetáculos musicais já apresentados no Mercado Cultural. 

Pois esse espetáculo musical será reprisado hoje a partir das 20h no Teatro Banzeiros. Leve dois quilos de alimentos não perecíveis e assista um dos melhores shows musicais produzidos por músicos de Porto Velho. “Eternamente Cartola”.

Fonte: Sílvio Santos - [email protected]   
www.gentedeopiniao.com.br  -  www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)