Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 12/12/08


 
Ceiça Farias no programa Palco En’Canto 

A cantora e agora locutora, Ceiça Farias, leva ao público todas as noites o melhor da música brasileira. O programa Palco En’Canto, apresentado das 19 às 20h30 pela Rádio Caiari AM, traz em destaque a produção sonora também de Rondônia, mas também conta com poesia, informações culturais, além de entrevistas com personalidades artísticas.

Ceiça Farias conta que a experiência de apresentar um programa de rádio está sendo gratificante, principalmente por ter a oportunidade de mostrar ao público de Porto Velho o melhor da música produzida aqui e no restante do país sem ficar atrelado ao que se ouve no Sudeste e muito menos se render aos enlatados do exterior.

“A música brasileira é elogiada no mundo inteiro e nosso público precisa ouvir a produção de qualidade, independente de gênero. Não ficamos aqui limitados a tocar só o que aparece na grande mídia do Sudeste, mas o que é feito com bom gosto e refinamento”, comentou a cantora, que recentemente foi destaque no projeto Acorde Brasileiro, realizado em Porto Alegre-RS.

O programa Palco En’Canto, além da proposta de levar música boa aos ouvintes de Porto Velho e de todo o mundo, através da Internet, também traz a preocupação em abrir espaço para os artistas locais expressarem suas idéias e seus trabalhos.

“Começando nossa série de entrevistas, nós teremos o cantor, compositor e instrumentista Bado, destaque em Rondônia e no país. Nesta quinta-feira, a partir das 19 horas, os ouvintes e internautas terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do artista e também saber novidades sobre seu trabalho”, explicou Ceiça Farias.

A cantora também acrescentou que a proposta do programa está caminhando de acordo com a interação com o público. Nestes três meses recebemos muitas sugestões e também agradecimento por levar a qualidade da música brasileira para o rádio.

“É importante interagir com o público ouvinte e isto tem sido muito interessante. Nosso objetivo é melhorar a cada dia e divulgar a música boa independente de onde ela esteja sendo feita. No Palco En’canto tocamos de tudo e o Brasil inteiro está representado”, explicou.

Ceiça Farias também divulga o e-mail do programa e os telefones para quem desejar falar com a apresentadora durante o Palco En’Canto.  “Para contato por Internet temos o [email protected], o site da rádio para ouvir o programa ao vivo é o www.radiocaiari.com e o telefone para conversar comigo durante o programa é o 3227-2277”, completou.
 




Continuando com a história do surgimento da escola de samba Os Diplomatas.

**********
Durante a manhã e parte da tarde de ontem, recebi vários telefonemas perguntando, por que o Leônidas não aparece como um dos fundadores da escola de samba.

*******
Sendo ele o mais ferrenho defensor da escola vermelha e branca que se tem notícia?

*******
Vamos explicar!

*******
Leônidas O’carol Chester, vivia na residência da dona Jóia.

*******
Primeiro vamos explicar, porque sempre nos referimos a dona Jóias e não ao Valério e seu filho Ricardo.

*******
Acontece que dona Jóia além de professora, era quem colocava bloco na rua há algum tempo.

*******
E por isso era super conhecida e querida pela sociedade porto-velhense.

*******
Bom! O Leônidas era uma espécie de Office Boy (menino de recado) da casa da dona Jóias.

*******
Era o menino que carregava a cesta quando dona Jóia ia ao mercado ou a feira.

*******
Era o Leônidas que ia comprar a cachaça Cocal para o “seu” Valério.

*******
Enfim! O Leônidas era o chamado “Pau” pra toda obra, ou o meninos dos sete instrumentos na cada da dona Jóia.

*******
Era o Leônidas que levava a Linda (filha de Jóia com o Valério) para o Jardim da Infância.

*******
Era o Laônidas que acompanhava a Tetéia (Terezinha) e Léo (também filhos do casal), aos bailes carnavalescos infanto-juvenil do clube Ypiranga.

*******
Era o Leônidas quem acompanhava o Ricardo em suas noitadas boêmias tocando no Conjunto Bossa Nova,

*******
Aliás, o Leônidas também tocava no Conjunto Bossa Nova!

*******
Pois justamente na semana que criaram a escola de samba “Prova de Fogo”,

*******
O Valério havia brigado com o Leônidas e em conseqüência, este estava sem aparecer.

*******

Por isso, e só por isso Leônidas O’carol Chester não aparece na ata de fundação da escola de samba Prova de Fogo.

*******
Aliás, Na ata feita no dia 4 de novembro de 1958.

*******
Porque numa ata feita já na década de 1980, ele não só assina como fundador como tirou o nome do Bainha da lista de fundadores e colocou um bocado de gente que ainda  não havia nascido em 1958.

*******
Não resta dúvida de que, a Diplomatas do Samba, nome pelo qual também é conhecido a escola Os Diplomatas.

*******
Jamais contou com um defensor tão ferrenho como o Leônidas.

*******
Enquanto ele viveu, jamais admitiu qualquer aproximação com diretores e até brincantes da grande rival Pobres do Caiari.

*******
O maior desafeto do Leônidas era o Hiran Brito Mendes diretor da Pobres do Caiari.

******
Outro grande baluarte da Diplomatas que não entra na ata como fundador.

*******
É o Alex Davis que se diz fundador.

*******
Alex é secretário da Câmara de Vereadores de Porto Velho.

*******
Podemos citar outros baluartes da escola que hoje é dirigida pelo Eufrásio Barbosa.

*******
Rubens Salgueiro também chamado de Rubens Cachorro; Pelado. Jarbas, Inácio Campos, e o Alfaite Dedé entre tantos

*******
A Diplomatas foi quem colocou na avenida o primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira – Cabeleira e Gladys.

*******
Um dos grandes presidentes da Diplomatas foi o ex deputado estadual Heitor Costa.

*******
A grande carnavalesca da escola foi Neire Azevedo.

*******
Foi na Diplomatas que surgiu o grande sambista,  Sebastião Araújo da Silva o Baba.

*******
No carnaval de 2009 a diretoria de carnaval vai mostrar na avenida a história dos 50 anos da escola de samba.

*******
O samba enredo é de autoria do Paulinho Cachaça e Raphael Saideira.

*******
Hoje é o aniversário da minha querida irmã Berenice Macedo dos Santos Silva.

*******
A festa acontece com uma novena que será rezada em sua residência da rua D. Pedro II.

*******
Na foto ela está com o nosso irmão Francisco Macêdo.

*******
Parabéns Bereca!




Carnaval

Bloco Murupi substitui
Bloco do Sintero

O Bloco Murupi vai desfilar no dia 22 de fevereiro, domingo de carnaval

O recém-criado Bloco Murupi vai ocupar o espaço deixado pelo antigo Bloco do Sintero no carnaval de Porto Velho. O novo bloco foi formado a partir da iniciativa de colaboradores dos carnavais anteriores, que criaram a Associação Cultural e Recreativa Murupi, entidade sem fins lucrativos destinada à promoção de atividades culturais, recreativas, assistências e filantrópicas.

Com sede na Avenida Pinheiro Machado, 753, no bairro Olaria, o Bloco Murupi se prepara estrear com sucesso no tradicional carnaval de rua da Capital, proporcionando folia saudável com animação e segurança aos brincantes do ex-Bloco do Sintero, agregando, ainda, novos brincantes e foliões de outras categorias de servidores públicos.

O Bloco Murupi desfilará no dia 22 de fevereiro, domingo de carnaval, ao som de marchinhas próprias que estão sendo compostas e gravadas especialmente para o evento, além de marchinhas tradicionais, sambas enredos e uma seleção de axé.

O presidente do Bloco, jornalista e advogado Adércio Dias, disse que tudo está sendo planejado para que o Murupi seja um grande sucesso logo na sua estréia. Para isso a diretoria do Bloco conta com pessoas experientes, que há anos acompanham o carnaval de Porto Velho e participam das diversas fases da preparação.

Em breve o Bloco Murupi divulgará o local e as datas dos ensaios. Serão atividades animadas com a finalidade de agregar os associados e divulgar as marchinhas próprias do bloco.

A diretoria da Associação Cultural e Recreativa Murupi é composta pelos seguintes membros: Presidente: Adércio Dias, Vice-Presidente: Bruno Rodrigues de Arruda, Secretário: Alisson Oliveira, Tesoureiro: Tiago Cruz Batista, e pelas conselheiras fiscais Aldenice Moraes, Gilka Rodrigues Machado e Jaqueline da Ressurreição.




Exposição

Casa da Cultura
Apresenta Edital

Os interessados em colocar obras de artes na Afonso Ligório devem seguir as normas do edital

A Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer  - Secel, através da diretoria da Casa da Cultura Ivan Marrocos e Curadoria da Galeria de Artes Visuais Afonso Ligório, apresenta às 20 horas de hoje (12), Edital que orienta os interessado em participar das exposições que serão montadas na Galeria Afonso Ligório no primeiro semestre de 2009. “Esse Edital vai selecionar os trabalhos que farão parte da programação de exposições da Galeria no 1º semestre do próximo ano”, explica Geraldo Cruz.

A solenidade de apresentação do Edital está marcada para acontecer durante a abertura da Exposição Coletiva com obras dos artistas plásticos que participaram da programação da galeria Afonso Ligório durante o ano de 2008 entre eles: Maria Regina; J Messias; Júlio César; Homero; Edilsa Mota; João Zoghbi; Geraldo Cruz, Luciano Pinheiro Osmarildo Carnevalli; Bruna Suzic; Ney Lamp. Jean Ricardo, Luiz Dantas, Yesserson, Allinder, Gilson Castro, Frak Cardoso, Carlos Lourenço Assis Chatheaubriand; Isabela Fontinelli; João Marcos e Adelina Jacob,

Na oportunidade, será apresentado o catálogo com as obras dos artistas citados acima, expostas na Galeria, durante este ano. “Esse catálogo é uma reivindicação antiga de todos nós artistas plásticos de Rondônia”, disse Rita Queiroz.

A programação está marcada para iniciar às 20 horas com a palavra do secretário da Secel Jucélis Freitas.

Fonte: Sílvio Santos / Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)