Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/06/08


Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/06/08 - Gente de Opinião  
Arrasta Pé de Rondônia
fatura Flor de Cacto


A quadrilha do bairro Cidade Nova ganha pelo segundo ano consecutivo as eliminatórias da Federon

Os jurados, Ariel Argobe; Cândrica Madalena – Bebel; Reison; Elcias, Daniela e Eri classificaram em primeiro lugar, na eliminatória da Federon-2008 com 418.6 pontos a quadrilha "Arrasta Pé de Rondônia". A quadrilha representante do bairro Cidade Nova, que tem como marcador Edmilson Almeida Martins, apresentou na noite de Sábado 31, no Arraial Flor de Cacto o tema "Arrasta Pé no Ritmo de São João". É com esse mesmo tema que vamos enfrentar os grandes grupo no Flor do Maracujá", disse Edmilson prosseguindo em tom de desabafo, "Aliás, na minha opinião nosso grupo foi prejudicado pelos jurados no Maracujá passado. Não era para estarmos disputando eliminatória este ano, nosso lugar é no meio dos grandes", disse o marcador.

Com uma super organização, (inclusive contando com uma assessoria de comunicação das mais atuantes), a Arrasta Pé de Rondônia colocou na arena do Flor de Cacto 33 pares, desenvolvendo a coreografia criada especialmente para as apresentações do grupo em 2008.

A classificação final da eliminatória coordenada pela Federon ficou assim:

Categoria Adulta – 1º lugar Arrasta Pé de Rondônia com 418,6 pontos; 2º lugar "Caipiras da Vila Guaporé" com 416, 1 pontos; 3º lugar "Matutos na Cidade Grande" com 415,2; 4º lugar "Flor do Palheiral" com 404,7 pontos; 5º lugar "Matutos da Zona Sul" com 400,4 pontos e 6º lugar ""Vaca Morta" com 394.1 pontos.

A quadrilha Matutos da Zona Sul perdeu 10 pontos na soma geral por ter se apresentado apenas com 29 pares quando o regulamento exigia 30 pares.

As classificadas para o Flor do Maracujá são: Arrasta Pé de Rondônia e Caipiras da Vila Guaporé. 

 


Quadrilha Mirim
Nova Estação está no Maracujá


A Quadrilha Mirim “Nova Estação” foi a grande vencedora do concurso “Eliminatória” promovido pela Federon durante o Arraial Flor de Cacto. Entre as quadrilhas mirins que concorreram a uma das duas vagas para o Flor do Maracujá, a Nova Estação é a única que tem sede na Zona Oeste de Porto Velho, já que sua quadra de ensaios fica nas proximidades da Esplanada das Secretarias. A meninada vizinha da Rádio Farol de um show de coreografia e recebeu dos jurados 416,2 pontos ficando com a primeira colocação; em segundo lugar ficou a quadrilha “Flor da Primavera” com 414,1 pontos; em terceiro a quadrilha “Matutinhos da Princesa” com 407,3 pontos; em quarto lugar “Rosa de Ouro” com 398,1 pontos; quinto lugar “Raio de Luz” com 384,9 pontos e em sexto lugar “Flor da Noite” com apenas 383,1 pontos. 

Vale salientar que a quadrilha “Matutinhos da Princesa” recebeu dos jurados 417,3 pontos, pontuação que a classificaria em 1º lugar. Acontece que, por ter colocado para dançar, um brincante com a idade acima do permitido, (o rapaz tem 17 anos quando o permitido é até 14 anos). “Avisamos ao presidente do grupo, que aquele rapaz não poderia entrar e ele nos respondeu que ia colocar o casal e pronto”, disse um diretor da Federon. O resultado da teimosia do presidente da Matutinhos da Princesa, desclassificou o grupo. 

Outro grupo que foi penalizado por não cumprir o Regulamento, foi o “Rosa de Ouro” que recebeu dos jurados 413,1 e teve 15 pontos descontados por apresentar registro de nascimento falso do “Noivo” 413,1 – 15 = 398,1. “Provamos com isso que nossa Federação é organizada”, disse o tesoureiro da Federon Severino Castro. 

Com o resultado acima, foram classificadas para se apresentar no Flor do Maracujá as Quadrilhas Mirins: “Nova Estação” e “Flor da Primavera”. 



 Quadrilha
Vaca Morta, destaque no Flor de Cacto


Depois de viajar quase 300 quilometro o grupo folclórico Quadrilha “Vaca Morta” do município de Jarú, levantou os mais de cinco mil espectadores que lotaram as arquibancadas do Arraial Flor de Cacto montadas no campo 1º de Maio do bairro Caladinho. Nem mesmo a forte garoa que insistia em cair sobre Porto Velho e nem o frio, tirou a garra dos brincantes da quadrilha que pela primeira vez, participa das eliminatórias promovidas pela Federon. “Já nos apresentamos nesse arraial em outra ocasiões, mas, esta é a primeira vez que viemos tentar a classificação para o Flor do Maracujá”, disse um dirigente da Vaca Morta. 

Logo em sua entrada na arena de apresentação, o público a recebeu com uma calorosa salva de palmas, em virtude da encenação, onde um caipira “valentão”, ao chegar em um “bar”, desafiou e “matou”, os que se diziam donos de uma mulher presente no ambiente. “Matou” todos e ficou com a mulher. Só, que não conseguiu desfrutar do seu amor, já que no “Delegado” da cidade chegou e em virtude de sua resistência à voz de “prisão”, teve que liquida-lo também. Só após a retirada dos corpos do local da confusão, foi que a Quadrilha entrou para dançar, já que o ambiente da festa ficou tranqüilo. 

Essas e outras encenações, apresentadas pelo grupo de quadrilha do município de Jaru, fez com que na platéia vibrasse durante a sua apresentação. “Foi algo diferente do que estamos acostumados a assistir nas apresentações dos grupos de Porto Velho”, disse a apreciadora da dança de quadrilha dona Neguinha. 

Logo após o término da apresentação do grupo, o comentário em todas as barracas montadas no Flor de Cacto davam como campeã a quadrilha de Jaru. 

Acontece, nos esclareceu um dos jurados, “que apesar de ter feito uma belíssima apresentação, a “Vaca Morta” deixou de apresentar os complementos das indumentárias de alguns personagens, o que fez que nós jurados, não pudéssemos aplicar a nota máxima, já que tínhamos que obedecer o que estava escrito no regulamento distribuído pela Federon”. 

De qualquer maneira, todos os jurados sugeriram à coordenação das eliminatórias, que convidasse a “Vaca Morta” para uma apresentação especial, na XXVII Mostra de Quadrilhas Flor do Maracujá, já que, por não ter sido classificada no Flor de Cacto, não vai poder concorrer ao título no Maracujá. 

Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/06/08 - Gente de Opinião
Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/06/08 - Gente de Opinião
Zekatraca - Lenha na Fogueira 02/06/08 - Gente de Opinião


Fonte: Sílvio Santos - Fotos: RONI

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)