Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Zé dos Cobras e Zekatraca no show pelos 105 anos de PVH + O hino da escola Asfaltão é Das Pastoras


Fotos: Ana Célia Santos - Gente de Opinião
Fotos: Ana Célia Santos

Vamos aos bastidores da disputa de Samba de Enredo que aconteceu sábado passado na Tenda do Tigre.

***********

O negócio começou muito tenso para algumas das quatro parcerias que inscreveram sambas.

**********

Em virtude da ameaça do componente de uma parceria, em entrar com recurso contra dois dos quatro sambas concorrentes, quando chegamos à tenda, uma das parcerias acusada de plágio, nos procurou e nos entregou um documento, justificando a utilização de uma estrofe inserida no seu samba, questionada pelo integrante da parceria do “Trio de Ouro.

**********

O compositor que nos procurou e entregou a justificativa que poderia ser utilizada em sua defesa, caso realmente acontecesse o recurso, foi o Ernesto Melo que colocou no seu samba, o refrão da música “MADEIRA MAMORÉ” de autoria de José Cândido gravada em 1966 pelo Trio Mossoró no LP de Norte a Sul.

**********

Realmente a letra que ele entregou aos jurados, estava com os versos da música de José Cândido entre aspas. Isso quer dizer, que se acontecesse o recurso ele seria absolvido.

**********

Outra parceira que seria vítima do Recurso do integrante do Trio de Ouro, era a do Walber do Cavaco, nessa, a alegação era que o samba da parceria do Walber em determinada estrofe, estava dentro da melodia do samba de João Bosco e Aldir Blanc “O Mestre Sala dos Mares”. Não sei se o Walber tomou conhecimento disso, só sei que não se manifestou a respeito do assunto, aliás, o comentário de plágio, reuniu um bocado de carnavalescos na barraca de caldo do Caula. Ô povo fofoqueiro...!

*************

O certo foi que no fim, quem levou a melhor foi a parceria das Pastoras, que vai ver sua obra cantada na avenida, caso aconteçam os desfiles das escolas de samba, em 2020.

************

Mostrando que estavam ali apenas para disputar a preferencia dos jurados e do público e não para discutir sobre a autenticidade da obra de qualquer parceria, os compositores Ernesto Melo e Walber do Cavaco postaram o seguinte nas redes sociais:

**********

Ernesto Melo -  “Samba, oh Samba, como nos envolve e nos empolga. Ganha-se, perde-se mas sempre ganhamos pois o importante é a vitória da resistência, da preservação de nossa história e de nossos valores. Parabéns ao GRES ASFALTÃO pelo belo e enredo, uma homenagem digna, daquelas que trazem consigo a voz daqueles que já não as tem. Foi uma honra participar. Parabéns Pastoras do Asfaltão, mais uma vitória que nos enaltece e ao samba. Beijo grande”.

 

************

Walber do Cavaco – “Parabéns, meninas!! Como já havia comentado, e não fiz segredo pra ninguém, tínhamos 3 sambas perfeitos para avenida (o meu não estava incluído nessa lista), um tinha que sair vitorioso!!! A Escola que saiu mais vitoriosa ainda... O samba do Carnaval 2020 do Asfaltão dará muito trabalho para a diretoria de harmonia e para os mestres da bateria (e isso eh bom!!). Pois, o samba desenhou vários caminhos para arranjos, breques e paradinhas. O pulsar perfeito para as passistas, o Beat perfeito para a Pura Raça volitar na Avenida e, por fim, os degraus melódicos perfeitos para os nossos queridos e afinados intérpretes, principalmente, o Marcelão, galgarem a escada que nos levará, mais uma vez, à vitória na passarela do samba de Porto Velho!”.

***********

É isso aí, o negócio é sair cantando o refrão: “Ecoou o toque do clarim do Moares; Chegou a Pura Raça na batida do tambor; A mensageira do Amor”. Das Pastoras do Asfaltão. Parabéns!

*********

Quer me ver cantando forró junto com o Zezinho e o Quarteto dos Cobras, vai pra festa de aniversário de 105 anos, do município de Porto Velho a partir das 19 horas, desta terça feira, no Mercado Cultural.

**********

Várias bandas estarão se apresentando também. Te aguardo lá morena forrozeira!


Zé dos Cobras e Zekatraca

Show pelos 105 anos de PVH

 

A festa em comemoração aos 105 anos do município de Porto Velho começa na noite desta terça-feira 1º, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural, a partir das 19 horas, com apresentação de várias bandas de forró, axé e samba/pagode.

Segundo a direção da Funcultural na pessoa do presidente interino Eudes Claudino a comemoração começa com o show da cantora Edineide Souza e Banda (Axé); as 20h45 o Grupo Camafeu; as 21h45 acontece o Tributo ao Menestrel Toninho Tavernard; as 22 horas será a vez do sertanejo Lucas Vilar e as 23h15 que vai tomar conta do palco é a Banda dos Zé que nada mais nada menos conta com os cantores Zekatraca & Zezinho dos Cobras que serão acompanhados pelo Quarteto dos Cobras.

Os Zé com o Quarteto dos Cobras, cantarão os Parabéns para Porto Velho a meia-noite de terça para quarta feira. “Os dois foram escolhidos, pelas suas histórias na música portovelhense” disse o presidente Claudino. Logo após os parabéns, Zezinho dos Cobras & Zekatraca com o Quarteto dos Cobras continuam cantando pela madrugada.

Já no dia 02, quarta-feira, a programação tem início as 16h, com apresentações do cantor Marcell Lobato voz e violão, Banda da Base Aérea e da Fanfarra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Daniel Neri da Silva.

Ainda como parte das atividades, a Prefeitura vai homenagear dois importantes nomes que contribuem para o desenvolvimento e valorização da cultura do município, Antônio Carlos Mendonça Tavernard e Anísio Gorayeb Filho.

Zé dos Cobras e Zekatraca  no show pelos 105 anos de PVH + O hino da escola Asfaltão é Das Pastoras - Gente de Opinião

O hino da escola Asfaltão é Das Pastoras

Triângulo o Braço do Violão no Carnaval do Asfaltão

 

Em disputa mais que acirrada, na noite do último sábado 28, na Tenda do Tigres, as Pastoras Cristina, Léia, Silvia, Vanilce e Wilma venceram o concurso de samba enredo da escola Asfaltão para o carnaval de 2020.

Quatro sambas concorreram: Parcerias do Ernesto Melo; Walber do Cavaco; Pastoras e Trio de Ouro. Os jurados selewcionaram os sambas do Trio de Ouro e o das Pastoras para a finalissima.

No final os jurados Antonio Serpa do Amaral (Basinho), Flávio Daniel, Anisinho Gorayeb, Alice Poltronieri Ariel Argobe escolheram o sambva Pastoras como hino da preto e amarelo para o carnaval de 2020.

Zé dos Cobras e Zekatraca  no show pelos 105 anos de PVH + O hino da escola Asfaltão é Das Pastoras - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)