Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Visceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí


 Visceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí - Gente de Opinião

Até esta quarta feira 29, a equipe de produção do projeto Visceral Brasil – as veias abertas da música – uma série televisiva em treze episódios sobre a música de raiz brasileira e seus grandes mestres – estará em na cidade de Cacoal, em Rondônia, para gravar o episódio "Alma Raiz", sobre a música ancestral do grupo indígena Paiter Suruí.

Os suruís, como são chamados pelos não indígenas, são um grupo que vive na Terra Indígena Sete de Setembro, localizada nos municípios de Cacoal, em Rondônia, e de Aripuanã, em Mato Grosso. Seu nome original é Paiter, que significa "gente de verdade, nós mesmos". Falam a língua paiter-suruí, que pertence à família linguística mondé e ao grupo linguístico tupi.
 

ASSISTA ALMIR SURUÍ NO TEMPO REAL DA TV CANDEÁRIA/RECORD

Apesar das pressões que sofrem por parte dos não índios, os Paiter ainda mantêm muitas tradições, tanto no que diz respeito à cultura material quanto aos aspectos cosmológicos, que se relacionam com a cultura de outros grupos mondés. Dessa forma, preservam sua musicalidade, através da flauta sagrada Gojanej (Guanej), que é o elo cultural da relação dos Zorós, dos Gaviões, dos Suruís e de todos os povos da família linguística Tupi-Mondé. A Gojanej é um instrumento musical que remonta a épocas remotas da história. Como essa flauta é quem faz a comunicação entre os seres da terra e os das águas e das plantas, é tocada para dinamizar e embelezar as plantações de milho, mandioca, as batatas-doces e todas as raízes alimentares. São considerados como povos "cantantes" por outras etnias indígenas.

O documentário conta com a participação da cantora, compositora e produtora cultural Marlui Miranda, dedicada há quase trinta anos à pesquisa e produções musicais na área da música indígena. Desde 1978, Marlui Miranda conhece e visita frequentemente os Suruí Paíter que habitam o Parque Indígena do Aripuanã e a Terra indígena Zoró e Gavião, em Rondônia. Marlui gravou suas músicas e trabalha para dar visibilidade às ações desses povos no campo da preservação da cultura e dos valores tradicionais, e da redução do desmatamento e a proteção dos mananciais. A estréia da série está prevista para o primeiro semestre de 2014 na TV Brasil.

O projeto Visceral Brasil – As veias abertas da música foi contemplado pelo Fundo Setorial do Audiovisual – PRODAV/ANCINE e conta com o patrocínio das empresas VALE e Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, via leis de incentivo do Governo Federal.


Lenha na Fogueira
 

Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro vai acontecer em Porto Velho A Teia dos Pontos de Cultura de Rondônia – Tecendo a Cultura em Rondônia com vasta programação que envolve shows culturais na Visceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí - Gente de OpiniãoCasa da Cultura Ivan Marrocos, teatro Banzeiros e Praça Aluizio Ferreira.

********

O que está pegando é que a Coordenação dos Pontos de Cultura Rondônia pelo menos até ontem a tarde não havia divulgado qual a programação oficial. Monteiro cadê a programação mermão?

*********

Só sei que o lançamento dos sambas enredos das escolas de samba de Porto Velho entrou na programação da Teia numa parceira entre Secel e Funcultural.

********

Então os integrantes dos Pontos de Cultura de Rondônia que estiverem em Porto Velho na noite de sábado dia 1° vão apreciar o espetáculo das escolas de samba na praça Aluizio Ferreira.

********

Entre os Pontos de Cultura existem duas escolas de samba> Gaviões do Planalto e Acadêmicos da Liberdade ambas de Rolim de Moura. Os presidentes José Maria e Pachequinho com certeza vão ficar babando, com as nossas agremiações carnavalescas.

*********

Aliás, depois que as escolas de samba do interior, ficaram fora do rateio dos subsídios que serão passados às escolas de samba de Porto Velho via Secel, os carnavalescos de Rolim de Moura também não têm certeza se irão se apresentar no carnaval deste ano, em virtude de até agora, o prefeito da capital da Zona da Mata não ter divulgado se vai ou não subsidiar seus desfiles.

********

Na reunião de ontem entre a Funcultural e a Fesec, os carnavalesco de Porto Velho não ficaram muito satisfeito com a decisão da presidente Jória Lima em não abrir mão da escolha dos jurados das escolas de samba.

Visceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí - Gente de Opinião

********

A turma (por unanimidade) queria que o presidente da Comissão de Jurados fosse o “Cara de Paca”, que nada mais, nada menos, atende também por Silvio Santos – Zekatraca.

********

A Funcultural venceu da Fesec por 1 X 8. Foi isso mesmo, era a presidente Jória Lima contra os representantes das 7 escolas de samba, mais o presidente da Fesec e mesmo assim, ela teve mais argumento que o presidente Cabeleira

*********

Assim sendo o Cara de Paca escapou de “apanhar” dos derrotados nos desfiles das escolas de samba.

*********

Acontece que seja lá quem for o presidente da Comissão de Jurados, não vai escapar de ser chamado de “ladrão” por pelo menos integrantes de cinco escolas.

********

Acontece que das 7 agremiações apenas duas serão eleitas vencedoras: Uma do Grupo de Acesso e Outra do Grupo Especial. No carnaval é assim quem não ganha o título não ganha nada. Segundo lugar é o mesmo que o último.

*******

Que venha a Comissão da Prefeitura pois assim, que vai levar “porrada” é o alcaide e não a presidente. Entendeu Cabeleira!

********

Pelos menos agora as escolas de samba tem uma data para soltar os pré- datados. Dia 10 de fevereiro.

********

Por falar em Funcultural as inscrições para o concurso de marchinha sobre o “Carnaval dos Carnavais” terminam na próxima sexta feira. O compositor interessado deve pegar o Regulamento lá na Funcultural.

********

A escolha será no dia 15 de fevereiro durante o Baile Municipal.

********

...olá nasceu Emannuel Lopes Sales os pais Aldair Sales e Ilza Lopes agradecem a nossa família, amigos e todos que nos apoiaram nesse momento tão importante.

Visceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí - Gente de Opinião


Funcultural assume jurados das escolas de samba

Durante reunião que aconteceu na manhã de ontem 28, com a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, a presidente da Funcultural do Município de Porto Velho JVisceral Brasil será gravado com os Paiter Suruí - Gente de Opiniãoória Lima, informou aos carnavalescos, que em virtude das cobranças que vêm sendo feitas pelos demais órgãos municipais como a PGM, a Funcultural vai coordenar a seleção dos jurados que irão julgar os desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso e especial, que vão acontece nos dia 7 e 8 de março, na passarela Edson Fróes que será montada na avenida Imigrantes. “Não queremos ouvir o que se ouve em todos os carnavais de que a escola tal só venceu porque houve facilidade por parte de algum jurado”, lembrou a presidente. Mesmo com o presidente da Fesec Antonio Chagas Campo – Cabeleira ponderando que a coordenação artística dos desfiles que envolve o horário e a ordem de apresentação das escolas de samba e escolhe o presidente da Comissão de Jurados, sempre uma atribuição da Fesec a presidente da Funcultural fez questão em dizer, que desta vez a coisa vai ser diferente. “Estamos tirando de vocês essa responsabilidade. Qualquer reclamação virá para cima da nossa gestão”, disse.

Na realidade, a pauta principal da reunião, era sobre quando será efetuado o repasse do subsídios para as escolas de samba. Jória informou que o mais tardar até o dia 10 de fevereiro o dinheiro estará na conta da Associação Arco Iris. “Vou fazer tudo para liberar o repasse antes desta data”, finalizou a presidente da Funcultural.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando