Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria


Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de Opinião

O Manifesto “Revolução Cultural”, bombou e está bombando nas redes sociais. Muitas pessoas compartilharam e postaram comentários a respeito da decisão dos integrantes dos vários segmentos culturais de Rondônia, em se manifestar a favor de maior respeito para com os eventos culturais do nosso estado.


 
***********
A repercussão está sendo das melhores, inclusive com pessoas que trabalham a cultura em municípios do interior de Rondônia, comentando e se colocando a disposição como multiplicador das decisões tomadas nas reuniões em Porto Velho.
 
 
************
A equipe coordenadora do Manifesto “Revolução Cultural” não parou um só minuto após a reunião de quinta feira 18, “Precisamos finalizar e apresentar nosso relatório o mais breve possível”, disse Paulinho Rodrigues responsável pela relatoria do Manifesto.
 Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de Opinião
 
***********
A Comissão vai ser reunir com o Fabiano Barros do Sesc e com o Chicão Santos do grupo O Imaginário, no sentido de tomar conhecimento do trabalho que o Fabiano realizou sobre a Cultura em Rondônia para MinC.
 
 
**********
Esse relatório precisa ser apresentado a todos de todos os segmentos culturais. Acontece que de acordo com palavras do Fabiano, para o Ministério da Cultura o movimento cultural em Rondônia não existe, uma vez que não temos uma secretaria específica, ou que trate apenas de cultura. “Esporte é esporte, Cultura é cultura”, esse é o pensamento dos técnicos do MinC.
 
 
**********
De posse do levantamento realizado a pedido do MinC, os membros do Movimento “Revolução Cultural”, vão elaborar documento que será levado ao governador Confúcio Moura.
 
 
**********
Tudo isso deve acontecer no mais tardar, até a próxima quinta feira dia 25, quando os representantes de todos os segmentos culturais voltarão a se encontrar na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
 
 
**********
Como primeiro resultado positivo do Manifesto “Revolução Cultural”, podemos citar o compromisso assumido pelo deputado estadual Ribamar Araujo em ser o interlocutor dos folcloristas, junto ao presidente da ALE deputado Hermínio Coelho no que diz respeito a recursos para o Arraial Flor do Maracujá.
 
 
*********
 
Enquanto isso a chaminé do prédio do relógio continua sem produzir fumaça seja de qualquer cor.
 
 
**********
Estamos solicitando ao governador Confúcio Moura que não nomeie novo secretário, até receber o Relatório do Manifesto “Revolução Cultural”.
 
 
**********
Uma das reivindicações dos segmentos culturais de Rondônia, é que o governador antes de nomear o novo secretário da Secel ouça a categoria.
 
 
**********
É unanimidade entre os segmentos culturais de Rondônia, que o novo secretário seja um técnico que milite na área e não apenas um cargo político.
 
 
**********
Se o governador atender essa reivindicação, com certeza, a fumaça da chaminé do prédio do relógio, vai sair permanentemente branca.
 
 
***********
A política cultural é salutar, agora, utilizar a cultura para fazer política partidária, pelo menos até agora só rendeu prisão.
 
 
***********
Por falar nisso, ontem a professora Nazaré Silva atual Gerente de Cultura da Secel, visitou juntamente com os dirigentes da Federação de Grupos Folclóricos – Federon, os escritórios das empresas responsáveis pela construção “DASUSINAS”do Madeira, com o objetivo de conseguir patrocínio para a montagem do Flor do Maracujá.
 
**********
Enquanto isso, a Funcultural do município de Porto Velho através de Edital, está ajudando artistas a mostrar seus trabalhos fora de Rondônia.
 
 
 


 

RONALDO NINA EXPÕE EM PORTUGAL

Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de Opinião

Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de Opinião

O fotografo Ronaldo Nina, carioca radicado há vários anos em Porto Velho/RO, teve cinco fotografias selecionadas para fazer parte da Expor Amazônia Festival – Portugal, que vai aco0ntecer entre os dias 1º e 9 de junho próximo na Galeria Amazônia em Lagoa na região do Algarves/Portugal. “Não conheço nada de Portugal, mas dizem que é lindo. Ainda não sei se vou, pois estou pleiteando passagem pelo MinC, sabe que passagem oficial é difícil, por mais que tenha um convite oficial. A intenção é fazer uma oficina de como produzir fotos e fazer um turismo deslumbrante na nossa região” disse Ronaldo Nina.Segmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de OpiniãoSegmento cultural de RO pede que governador ouça a categoria - Gente de Opinião

De acordo com o fotógrafo, a coordenação da Expor informou que juntamente com o Festival de fotografias acontecerá o Festival de Culinária com Chefes e Receitas do Norte do Brasil. O evento conta com a direção do Fernando “um português que morou muitos anos no Brasil e é apaixonado pela região Norte”.

A coordenação do Festival enviou convite a Superintendência Estadual de Turismo – Setur e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Turístico – Semdestur. “O Rodrigo Erse está entusiasmado com o convite”, finalizou Nina. Abaixo divulgamos as fotos do Ronaldo Nina selecionadas para o Festival.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho

Casa da Cultura Ivan Marrocos tem novo administrador + Galo da Meia está de volta ao carnaval de Porto Velho

Lenha na Fogueira O bla bla bla no meio cultural, é a exoneração da Margot Paiva da direção da Casa da Cultura Ivan Marrocos.**********E o bla bla bla

Lenha na fogueira + A feijoada de sábado do Mercado Cultural

Lenha na fogueira + A feijoada de sábado do Mercado Cultural

Lenha na Fogueira Antes de entrar nos comentários sobre a feijoada que rolou ontem dia 25, no Mercado Cultural. Vou aproveitar para justificar o porqu

Festa de 105 anos de Porto Velho lota parcialmente o Mercado Cultural + Lenha na Fogueira

Festa de 105 anos de Porto Velho lota parcialmente o Mercado Cultural + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira  A festa de reabertura do Marcado Cultural, foi supimpa, como se dizia antigamente pelos corredores das residências manauaras, segun

Mercado Cultural será reaberto  + Hoje é o aniversário da Banda do Só Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Mercado Cultural será reaberto + Hoje é o aniversário da Banda do Só Vai Quem Quer + Lenha na Fogueira

Lenha na Fogueira O aniversário da Banda do Vai Quem Quer tá confundido a mente de muita gente.************Acontece que na última quarta feira 22, a d