Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira: Samba na Cultura, um ano de sucesso na FM


Lenha na Fogueira: Samba na Cultura, um ano de sucesso na FM - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira


Vamos deixar um pouco a nossa praia cultural que anda meio fria de acontecimentos, para entrar na praia de águas quentes, no caso a rivalidade entre vascaínos e flamenguistas.

***********

Como bom vascaíno que sou, vou torcer para deixar a torcida rubro-negra sentindo mais um “cheirinho” de campeã, amanhã domingo, quando estará em jogo a conquista da Taça Rio (segundo turno do campeonato Carioca). O colunista Yuri Eiras do jornal O Dia do Rio de Janeiro publicou o seguinte:

**********

Flamengo e Vasco: Quem é vice de quem?

*********

Flamengo e Vasco são opostos, a ponto de um precisar do outro para fazer história. A sala de troféus dos dois clubes estão recheadas de conquistas em cima do arquirrival. Mas, afinal, quem é vice de quem? Domingo, às 16h, rubro-negros e cruzmaltinos disputam a final da Taça Rio no Maracanã. Vale título, vale a volta olímpica, vale não sofrer a gozação da segunda-feira.

*********

Há anos a torcida do Flamengo tem cantado que o Vasco é "vice de novo". De fato, o duelo ficou desequilibrado nas duas últimas décadas, quando os rubro-negros tomaram a dianteira no retrospecto das decisões. A última vez em que o time de São Januário levou a melhor foi há 31 anos, em 1988, com o inesquecível gol de Cocada. Desde então, acumula vices em meio à alegria de eliminar o adversário em semifinais e mata-mata.

*********

Em 1996, o Flamengo de Romário e Sávio venceu o Estadual de forma invicta, superando o Vasco na última rodada. Em 1999, 2000 e 2001, o Rubro-Negro foi soberano, fechando o tricampeonato com o lendário gol de Petkovic, de falta, já nos acréscimos.

*********

Mas a década de 80, a mais gloriosa da história do Flamengo, foi também o período em que o Rubro-Negro acumulou três vices para o Vasco: em 1982, 1987 e 1988. O time de Zico só saiu vitorioso em 1981. Em 1986, venceu sem o Galinho. Na década de 70, dois confrontos são marcantes: o de 1977, quando Tita perdeu o pênalti que deu o título ao Vasco, e em 1978, com o troco no gol de Rondinelli no fim do jogo.

**********

No total, entre decisões de turno e Carioca, o Flamengo venceu 13 finais; o Vasco, sete. A lista contabiliza decisões normais (em que apenas os dois disputavam o título) e confrontos em que o vencedor daria a volta olímpica* (estes casos incluem triangulares e outras situações, como duelos em que apenas um dos dois poderia erguer o troféu em fórmulas de pontos corridos).

**********

Este retrospecto não conta torneios menores nem a conquista rubro-negra da Copa do Brasil de 2006, única competição na qual os dois clubes disputaram fora do âmbito regional.

**********

Os 13 do Flamengo: 1944*, 1974*, 1978*, 1981, 1982 (primeiro turno), 1986, 1996* (segundo turno), 1999, 2000, 2001, 2004, 2011 (segundo turno) e 2014

**********

Os sete do Vasco: 1958*, 1975 (terceiro turno), 1976 (primeiro turno), 1977 (segundo turno), 1982, 1987* e 1988.

***********

O DR. Vitor Sadeck com certeza estará todo paramentado de vasco, desde cedinho. Ele começa pelo Mercado Central onde em dia de jogo de Vasco X Flamengo toma mingau de Tapioca com Banana e bastante canela, açaí com farinha d’água e sobre pro café da Confraria Pobres do Caiari para zoar os flamenguistas como Dimarci e Ocampo.

**********

Na minha superstição, em dia de Vasco e Flamengo não saio de casa pra nada, passo o dia escutando as rádios do Rio de Janeiro acompanhando tudo que se relaciona com o jogo.

**********

Independente de rivalidade, estou torcendo pela saúde do Abelão técnico do Rubro-Negro que inclusive está proibido pelos médicos de assistir ao jogo, inclusive pela televisão.

**********

Amanhã nossa entrevistada é a pesquisadora, historiadora e mestra em História e Estudos Culturais, Cledenice Blackman. Com a verdadeira história dos Barbadianos.


Samba na Cultura, um ano de sucesso na FM 107,9



Os compositores, músicos e cantores de samba de Porto Velho festejam na tarde deste sábado, o 1º aniversário do Programa Samba na Cultura que é levado ao ar todos os sábados entre Meio Dia e Três Horas da tarde na rádio Cultural 107,9 FM.

Tudo começou, quando a direção da emissora solicitou ao apresentador Claudiomar Roca que fizesse contato com alguém ligado ao ritmo do samba e pagode, disposto a apresentar um programa às tardes de sábado.

Claudiomar de imediato lembrou do amigo de velhos carnavais, João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã e o convocou para uma reunião com a direção da emissora. “Sabendo do que se tratava Maracanã juntou seus velhos alfarrábios do tempo que apresentava um programa identico na rádio Caiari em parceria com o Sílvio Santos e durante a reun ião apresentou o Projeto ou o Programa a direção da Rádio Cultura FM 109,7. “Nosso projeto era praticamente igual ao que eles desejavam, ou seja, com entrevistas com os compositores e interpretes de samba residentes em Porto Velho, além de contar a história do samba”, disse Maracanã.


Primeiro Programa


No dia 31 de março de 2018, com o Claudiomar Roca atuando como DJ (sonoplasta), Edson José Caula como produtor e Carlinhos Maracanã como apresentador, foi ao ar o primeiro “Samba na Cultura”. “O Thiago filho Caula havia se comprometido a atuar como DJ mais não compareceu o que levou o Banana a assumir a mesa de som”, conta Carlinhos lembrando, o Paulinho Santana me procurou e falou da vontade que tinha de uma dia atuar co mo sonoplasta em uma rádio e que se eu quisesse ele procuraria aprender para passar a fazer parte do Samba na Cultura. “O certo foi que, se não estou enganado, no terceiro programa ele passou a assumir a sonoplastia do programa. Em apenas uma tarde ele aprendeu com o Banana a operar a mesa”, lembra Maracanã. Hoje Paulinho Santana além de operar a mesa de som, participa fazendo perguntas aos entrevistados e atendendo e respondendo as mensagens que chegam via redes sociais.


Entrevistados



O primeiro sambista compositora a participar do programa contando a história de suas obras, foi o compositor Ernesto Melo – O Poeta da Cidade, depois vieram Bainha, Oscar Knigth, Sílvio Santos, Beto Cezar, Coimbra, Nilson do Cavaco, Jair Monteiro e muitos e muitos outros. O programa é líder de audiência no horário e o mais interessante é que os sambistas de Porto Velho se reúnem para ouvir as entrevistas. “É uma aula sobre a história do samba em Porto Velho”, lembra Beto Cezar.



A festa do 1º aniversário

Hoje ao meio dia, Carlinhos Maracanã e Paulinho Santana entram no ar festejando o primeiro ano do programa “Samba na Cultura” e para festejar recebem o Grupo Camafeu que nasceu dentro da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste e tem como princípio só tocar samba de raiz. “Após o programa vamos reunir os amigos no Bar do Ceará que fica la no Conjunto 4 de Janeiro”, finalizou Carlinhos Maracanã.



FUNCULTURAL

2ª Roda Cultural tem inscrições abertas até este sábado 30



Encerram-se neste sábado (30/3) as inscrições para a ‘2ª Roda Cultural de Porto Velho’. O evento será no próximo dia 7 de abril, no Mercado Cultural, com exposição de artesanatos, pinturas, aquarelas ou apresentação musical.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes, a iniciativa é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo no Mercado Cultural. “Naquele local já é produzido diversos eventos, através da iniciativa de uma permissionária, para o uso e ocupação de box no Mercado Cultural, que executa oficina de cultura com o apoio da Prefeitura”. Ocampo diz ainda que o projeto é visto com satisfação pela classe cultural do município pelo seu alcance à comunidade.

Serviço

Para se inscrever, basta acessar o link (https://dlongstreet.wixsite.com/festivalcultural), preenchendo os campos com os dados pessoais (nome, telefone, e-mail, rede social profissional e a área de atuação). - Comdecom.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)