Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o XI Festinaçu e a polêmica do Decreto


Lenha na Fogueira com o XI Festinaçu e a polêmica do Decreto - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

O Festival de Teatro de Guajará Mirim – FESTINAÇU encerrou no último dia 24, as inscrições e a Waraji está festejando o sucesso alcançado, inclusive de outros países. Veja a reportagem produzida pela assessoria da Wajari:

***********

A Associação Waraji está muito feliz por ter recebido tantas propostas de tantos lugares do Brasil e da América Latina. No período de 10 dias recebemos os formulários com propostas de grupos, artistas e companhias de artes para participação no XI Festinaçu.

**********

Das 92 propostas recebidas temos teatro de palco, rua, espaços alternativos, performance/intervenção urbana, artes híbridas e música. E mais 84 propostas de ações formativas.

************


Do total de propostas, foram 05 países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Peru e Brasil. Do Brasil recebemos propostas de 14 estados, das 5 regiões do país, do Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais; do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná; do Nordeste: Paraíba, Ceará, Alagoas e Sergipe; Brasília representando a região Centro-Oeste e da região Norte: Amazonas e Rondônia. No total, recebemos inscrições de cerca de 40 municípios.

**********

Atenção aos inscritos, a curadoria do Festival avaliará as propostas recebidas e a lista de selecionados será divulgada no site da Waraji dia 31 de janeiro. O Festinaçu acontece de 24 a 28 de março com toda a programação no formato on-line, com recursos da Lei Aldir Blanc, através do Edital Pacaás Novos para difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer - SEJUCEL/RO.

************

Tá vendo aí a Lei Aldir Blanc salvando a produção cultural em nosso estado através dos editais da Sejucel.

**********

Ainda bem, pois a vida dos artistas não está nada fácil principalmente em nosso estado com a volta da maioria das cidades tendo que cumprir os protocolos da fase 1 do Decreto de prevenção contra a
Covid – 19.

***********

Pelo menos em Porto Velho, se correr o bicho pega e ficar o bicho come. Come no centro com aplicação de multas e outras punições. O governo e em especial, a secretaria de saúde está certíssimo. Não é de se negar que a saúde em Porto Velho estar no patamar de CAOS, não tem leito e nem espaço no chão dos nossos hospitais e clínicas é realmente o Caos.

**********

Nós os artistas apesar de estarmos no sacrifício, pois é a categorias mais prejudicada nessa Pandemia, concordamos com as medidas que vem para evitar a contaminação da população com esse maldito vírus.

**********

Vocês lembram que os empresários de Manaus, instigaram seus empregados a participar de manifestação pela permanência do comércio aberto durante as festas de final de ano. O fato foi destaque em todos as mídias nacionais. O governo cedeu, os empresários faturaram muita grana, porém a população agora está sendo penalizada, pois o Amazonas está na situação que está e cadê manifestação dos empresários manauaras no sentido de resolver o problema a que eles geraram!

 ***********

Ontem aqui em Porto Velho os empresários patrocinaram uma carreata pedindo o fim do Decreto que voltou Porto Velho para a fase 1 do Protocolo de Prevenção. O curioso é que o nome da Comissão que decide essas coisas e tem nos empresários a maioria dos membros é: “Pensar Rondônia”. Só se for pensar em levar a população de Rondônia para o CAOS.

**********

Certo está o governador Marcos Rocha em prorrogar o Decreto. Só não concordo é que seja apenas até o próximo sábado, deveria ser até a próxima segunda feira, assim as casas de shows, balneários e similares, teriam que ficar fechadas, pelo menos por mais um final de semana.

**********

Só vamos ficar sabendo se as medidas do Decreto que fica em vigor até sábado, deram certo, após duas semanas. Precisamos sair dessa situação. Que Deus ilumine a mente dos nossos empresários e faça com que eles pensem um pouco na saúde da população e não na saúde dos seus lucros financeiros.

***********

Enquanto isso lá em Ariquemes, o IFRO campus Ariquemes convida todos a participarem do I Concurso ISOLAD@ MENTE de Expressão Literária Produção e Declamação de Poemas e Contos.

*********

A criatividade será a melhor amiga dos participantes do I Concurso Isolad@ Mente, que deverão apresentar as experiências e vivências da pandemia transformando-as em uma história marcante!

*********

EDITAL

*********

https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/editais/extensao/10572-edital-n-43-2020-selecao-para-participacao-na-i-edicao-do-concurso-de-poemas-do-campus-ariquemes-isolad-mente

**********

Ufa! Consegui produzir a coluna de hoje! 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)