Porto Velho (RO) domingo, 26 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?” e o musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar”


Lenha na Fogueira com espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?” e o musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Espetáculo Teatral que traz reflexão, arte e conscientização chega nesta terça-feira 14, para alunos de escolas públicas.

**********

Entretenimento, reflexão, conscientização e muita diversão! Estes são os parâmetros escolhidos pelo grupo de teatro Artpalco, com sede na cidade de Araguaína – Tocantins, para desenvolver o projeto do seu espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?”, em escolas públicas das regiões Norte e Centro-Oeste do País.

***********

Em turnê nacional, o grupo chega em Porto Velho nesta terça-feira, 14. Na sequência, seguirá para Barra do Garças (MT) e finaliza a turnê em Palmas (TO).

**********

A peça infanto-juvenil acontecerá na Escola Estadual Murilo Braga, em duas sessões, às 15h e 16h. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano, com idade entre 10 e 17 anos, a peça tem como objetivo utilizar o teatro para prevenir o bullying em meio aos estudantes.

**********

A sinopse do espetáculo trata sobre um grupo de estudantes adolescentes, que se junta para fazer um trabalho da escola onde devem abordar através de uma peça teatral o tema bullying.

***********

No processo de criação, eles percebem que comportamentos inerentes a esse drama são comuns entre eles no dia a dia escolar.

***********

De acordo com o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro, “Bullying: Que Bicho é Esse?” Trata também da importância de respeitar as diferenças.

***********

“A criança ou adolescente que assiste à produção é levada a se colocar na posição de quem sofre bullying e/ou o pratica, instigando a uma reflexão contra a opressão social”, declara o diretor.

***********

Proponente do projeto, a atriz Tatiane Breve explica que a faixa etária escolhida (10 a 15 anos) foi selecionada mediante uma avaliação da própria comunidade escolar, que considera a pré-adolescência e adolescência com os principais índices de bullying.

***********

“É um período de desenvolvimento complexo, que naturalmente possui dificuldades comportamentais, pois a adolescência envolve diversas mudanças nos aspectos físicos, emocionais e sociais. Então, é urgente conscientizá-los contra essa prática agressiva”, declara a atriz e proponente do projeto.

**********

O coordenador do grupo Artpalco, o ator George Henrique Silva, complementa ainda que o espetáculo destaca a importância do desenvolvimento de estratégias que auxiliem na redução e prevenção deste tipo de violência em meio aos estudantes, por meio da apresentação em seu próprio ambiente escolar para que promovam o bom convívio social com os companheiros de turma e docentes.

**********

As apresentações são realizadas em locais sem a necessidade de grandes estruturas de palco, som e/ou iluminação, como pátios, quadras de esportes ou auditórios.

***********

“É assunto muito pertinente aos dias atuais e temos como missão facilitar o acesso de todos os estudantes a essa necessidade de conscientização. E sabemos que muitas escolas, principalmente as unidades públicas e/ou em maior situação de vulnerabilidade, não têm acesso ao teatro. Então, estruturamos todas as cenas para que sejam facilmente apresentadas em qualquer ambiente escolar”, conclui George Henrique.

**********

 FICHA TÉCNICA BULLYING – Texto e Direção: Luiz Navarro; Trilha Sonora e Direção Musical: Nice Albano e Zé Caetano; ELENCO: George Henrique, João Pedro Albano, João Victor  Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve; SONOPLASTIA: Alyson Lira; PRODUÇÃO EXECUTIVA: Cinthia Abreu; ASSESSORIA DE IMPRENSA: Beatriz Oeiras.


Teatro Banzeiro recebe peça voltada ao público infantil nesta quarta-feira, 15

Lenha na Fogueira com espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?” e o musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” - Gente de Opinião

Ensinar às crianças sobre a importância de uma alimentação saudável é uma difícil missão aos pais e educadores. O musical infantil “Ted, Nina e o Boi do Tempo – Uma Aventura Alimentar” é o mais novo projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca), com sede em Araguaína – Tocantins, e visa facilitar esse acesso ao conhecimento, ensinando de forma lúdica e divertida aos pequenos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis.

A peça voltada ao público infantil, com idade entre 6 e 10 anos, será apresentada nesta quarta-feira, 15, em Porto Velho (RO). As apresentações ocorrerão em duas sessões às 8:30h e às 15:30h no Teatro Banzeiro, a entrada é franca.

O musical  é apresentado pelo grupo de teatro Artpalco e conta a história dos irmãos Ted e Nina, que vivem às turras com sua mãe, que insiste em oferecer para eles uma alimentação saudável. Em uma oportunidade, eles fogem de casa para se livrarem da hora do almoço e encontram um velho sábio que os presenteia com um boi mágico, que tem o poder de viajar no tempo.

Para instigar a atenção e deixar o público infantil atento aos ensinamentos, o espetáculo se utiliza de fantoches, música, dança, brincadeiras, o universo do clown e até a cultura popular, com um boi-bumbá como um dos personagens da história. “Para aproximar a apresentação do universo infantil, buscamos uma produção cheia de ludicidade, com uma linguagem mais próxima das crianças para falar da importância de uma rotina alimentar que inclua frutas, verduras e legumes, estimulando a alimentação saudável desde sempre", explica o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro.

Ainda de acordo com o diretor, o objetivo do projeto é despertar a consciência das crianças sobre uma alimentação saudável. “Ted e Nina são duas crianças comuns, onde uma gosta de uma alimentação à base de verduras e frutas e sua irmã prefere alimentos que não são tão saudáveis. Então, elas conhecem um personagem fantástico (o Boi do Tempo) e viajam duzentos anos no futuro, onde a alimentação é feita toda através de cápsulas em comprimidos e eles então sentem saudade da comida, de uma alimentação equilibrada”, descreve o diretor e dramaturgo.

Muito além de debater apenas a importância da alimentação saudável, o espetáculo infantil destaca também sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente. “Queremos que as crianças se envolvam e também levem essa discussão para dentro de casa, para o seu seio alimentar, sobre a importância de se alimentar com saúde e também sobre a importância do meio ambiente, reforçando que se a gente não cuidar da nossa terra, ela já não mais produzirá”, conclui Luiz Navarro.

Projeto        

A montagem e circulação do espetáculo “Ted, Nina e o Boi do Tempo” é fruto de projeto do Instituto Social e Cultural Araguaia (Isca) executado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania e patrocínio do Atacadão.

Este é o primeiro projeto que recebe patrocínio do Atacadão e, para o presidente do Instituto, George Henrique Silva, trata-se de uma oportunidade de incentivar a democratização da arte, pois há poucas atrações de cultura e arte produzidas em Araguaína, no Tocantins. Com o patrocínio do Atacadão, o Isca terá a oportunidade de utilizar a arte como instrumento de transformação social, nascida no Norte do Tocantins e repercutida em diferentes regiões brasileiras.

Pandemia

A turnê que acontecerá em mais alguns estados nos próximos dias, como Barra do Garças (MT) e Palmas (TO), estava prevista para acontecer no início do ano, no mês de abril, porém, com a propagação da pandemia do novo Coronavírus foi suspensa e remarcada para setembro, cumprindo todos os protocolos de segurança.

FICHA TÉCNICA TED E NINA

Texto e Direção: Luiz Navarro

Trilha Sonora e Direção Musical: Nice Albano e Zé Caetano

Elenco: George Henrique, João Victor  Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve

Sonoplastia: Alyson Lira

Iluminação: João Pedro Albano

Produção Executiva: Cinthia Abreu

Assessoria de Imprensa: Beatriz Oeiras

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira e a  Escola de Samba Os Pobres do Caiari

Lenha na Fogueira e a Escola de Samba Os Pobres do Caiari

Tudo indica que muito em breve, o carnaval de Porto Velho vai voltar a contar com uma das agremiações mais premiadas. Trata-se da Escola de Samba Os P

Comunidade Indígena Suruí com a Comunidade Indígena Suruí

Comunidade Indígena Suruí com a Comunidade Indígena Suruí

Nesta semana, o Governo de Rondônia pela Superintendência Estadual de Turismo, participou da capacitação na Comunidade Indígena Suruí (Cacoal), com vi

Lenha na Fogueira com o dia da PIZZA e o livro “Encontro você no oitavo Round”

Lenha na Fogueira com o dia da PIZZA e o livro “Encontro você no oitavo Round”

Lenha na Fogueira O dia da PIZZA. Sei que já existe uma data oficial que comemora o Dia da PIZZA porém, após as mancadas produzidas pela visita do nos

Lenha na Fogueira com o São João dos Sonhos

Lenha na Fogueira com o São João dos Sonhos

Vem aí o “São João dos Sonhos”. De acordo com o professor Marco Teixeira um dos idealizadores do evento, o São João dos Sonhos está previsto para a