Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira com 37 anos do Bloco Mistura Fina e Ronnie Von apresenta documentário em homenagem a Hebe Camargo


Lenha na Fogueira com 37 anos do Bloco Mistura Fina e Ronnie Von apresenta documentário em homenagem a Hebe Camargo  - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Bloco Mistura Fina não desfila este ano.

 

***********

O tradicional Bloco Mistura Fina que está completando 37 anos de fundação (1983 – 2020), em virtude da Pandemia do Coronavírus, não vai desfilar neste dia 31 de dezembro, como vem acontecendo nesses anos todos.

***********

O Bloco foi criado pelos empregados da empresa construiu a Usina Hidrelétrica de Samuel, justamente no final do ano de 1983, quando no dia 31 de dezembro, desfilou pelas ruas de Porto Velho.

***********

A turma responsável pela criação do Bloco Mistura Fina, à época, residia numa Vila de Apartamentos existente na rua Guanabara entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes.

***********

Se não estou enganado, o único portovelhense que participou da criação do bloco foi o Bainha, na época, eu morava na Guanabara esquina com a D. Pedro II, porém, não participei, apesar de ser vizinho do condomínio onde moravam os técnicos que criaram o bloco.

***********

A maioria dos criadores do bloco era carioca, inclusive dois deles Edinho e Zé Leôncio eram bastante conhecidos nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Edinho era Diretora de Harmonia da escola de samba Império Serrano e Zé Leôncio era compositor respeitado no mundo do samba.

**********

Nos primeiros desfiles do bloco, os Homens se vestiam de mulher e suas esposas se vestiam de homem. O desfile saia por volta do meio dia da rua Guanabara, seguia até a Sete de Setembro e descia até a Brasília onde pegava a Almirante Barroso e parava estrategicamente no Bar do Casimiro, onde os foliões de Porto Velho comandados pelo Manelão os esperavam e ofereciam um Caldo de Carneiro preparado pelo Deusdete Careca e pelo Bainha tendo como auxiliar este escriba. Vale salientar que eu já não bebia bebida alcóolica.

**********

O estilo do bloco Mistura Fina, é comum na cidade do Rio de Janeiro principalmente no dia 31 de dezembro, só que lá, são conhecidos como “Bloco das Piranhas”.

**********

Já contando com a turma que frequentava o Bar do Casemiro o bloco prosseguia seu desfile, pelas ruas Almirante Barroso, Mal. Deodoro, Carlos Gomes, Presidente Dutra, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco até o Bar do Casemiro. Aí estava todo mundo, além de embriagado, exausto, pois, o percurso era grande.

*********

Quando a construção da hidrelétrica de Samuel foi concluída, o pessoal da construtora teve que voltar aos seus estados de origem.

*********

Foi então que no último dia 31 de dezembro, que a turma de carioca passou em Porto Velho, ao chegar no Casemiro, com um breve discurso, passaram a coordenação do bloco para o Manelão, Oscar Knight e Bainha solicitando que não deixasse o bloco ‘morrer’.

**********

Desde seu início há 37 anos, pela primeira vez, em virtude da Pandemia da Covid-19, o “Mistura Fina” não vai desfilar neste 31 de dezembro.

***********

Lenha na Fogueira com 37 anos do Bloco Mistura Fina e Ronnie Von apresenta documentário em homenagem a Hebe Camargo  - Gente de Opinião

Há alguns anos os responsáveis pela coordenação do bloco, é a diretoria da Escola de Samba Asfaltão que tem a frente a carnavalesca, cantora e compositora Sílvia Pinheiro.

**********

Depois que o bloco passou a contar com a coordenação dos carnavalescos de Porto Velho, passou a utilizar como fantasia a “CARA LAMBUZADA COM MAISENA”.

**********

Depois que o Casemiro faleceu, o bloco passou a se concentrar no Bar do Antônio Chulé na esquina da rua Bolívia com a Joaquim Nabuco de onde saiu até o ano passado.

**********

Pois é, amanhã dia 31, não contaremos com o desfile do Bloco Mistura Fina que todos os anos se despede do ano velho e dar boas vinda ao Ano Novo.

**********

“Vamos nos resguardar, pois, a vacina ainda não começou a ser utilizada no Brasil. Então vamos usar máscara, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel e principalmente evitar aglomeração. O Mistura Fina quer contar com todos, no desfile do dia 31 de dezembro de 2021”, adverte a coordenadora Sílvia Pinheiro.

***********

É maizena, é maizena é maizena.... Este ano não será cantada, porém, se Deus Quiser, no final do próximo ano, cantaremos: “Essa é minha sina, no 31 de dezembro, brincar carnaval, no Bloco Mistura Fina...”. Até lá! 


Ronnie Von apresenta documentário em homenagem a Hebe Camargo 

Lenha na Fogueira com 37 anos do Bloco Mistura Fina e Ronnie Von apresenta documentário em homenagem a Hebe Camargo  - Gente de Opinião

Em comemoração aos 70 anos da TV brasileira, a Band exibe nesta quinta-feira (31), às 22h45, um documentário em homenagem a Hebe Camargo. Sob o comando de Ronnie Von, a atração reúne trechos de antigos programas da apresentadora entre 1979 e 1985. “Apresentar este programa foi vivenciar momentos em que grandes artistas eram reunidos no abraço de nossa estrela maior. Seu brilho encantava a todos e seu texto saía do fundo de sua alma. Eu diria que esta foi uma oportunidade única de reverenciar aquela que foi e sempre será nossa eterna musa”, afirma Ronnie Von.

Hebe fez sua estreia na TV Bandeirantes ao vivo em uma noite de dezembro de 1979. Na ocasião, ela recebeu em seu famoso sofá a apresentadora Maria Thereza Gregori, Johnny Saad, na época vice-presidente da emissora, o narrador Nei Costa e os atores Débora Duarte, Moacyr Franco e Branca Ribeiro.

O material faz parte do acervo jornalístico do Grupo Bandeirantes e conta ainda com as participações de Mazzaropi, Dercy Gonçalves, Chico Xavier, Elis Regina, Ney Matogrosso, Ivan Lins, Fausto Silva, entre outros.

“Acredito que o telespectador poderá ter uma experiência deliciosa, relembrando momentos divertidos e marcantes, tanto da TV que completou 70 anos em 2020, como dos maiores artistas brasileiros que passaram pela Band”, conclui o anfitrião.

Hebe – Especial vai ao ar nesta quinta-feira, às 22h45, na tela da Band.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)