Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Lenha na Fogueira 30/01/14



Inscrição para concurso de marchinha encerra amanhã

Os compositores interessados em participar do Concurso de Marchinha “Carnavais dos Carnavais” promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural, de acordo com Regulamento, têm até amanhã dia 31, para fazer inscrição.

Cada compositor pode inscrever até três (3) marchinhas. As inscrições devem ser feitas na sede da Funcultural a rua Abunã, 2625 esquina com a rua Guanabara no bairro Liberdade, no horário das 8 as 14h00,

As inscrições devem ser efetuadas através da entrega em envelope fechado e identificado com o nome do participante e a transcrição “I Concurso de Marchinhas – Carnaval dos Carnavais”. No envelope deverá constar o formulário de inscrição devidamente preenchido, cópia do RG e CPF e comprovante de residência, além de uma CD com o áudio guia e letra da música.

As composições deverão versar sobre personagens históricos, folclóricos, e célebres do município de Porto Velho, seus causos, contos e lendas.

Dentre as músicas inscritas serão selecionadas cinco (5) canções finalistas através do voto de uma comissão julgadora, composta por 5 (cinco) jurados, que avaliará e realizará triagem de acordo com critérios pré-estabelecidos.

As cinco canções selecionadas participam no dia 15 de fevereiro durante o Baile Municipal da disputa que vai eleger a melhor marchinha do Centenário do Município de Porto Velho.


Lenha na Fogueira

Ta chegando a hora da gente saber, qual o melhor samba de enredo 2014, entre os sambas das escolas de samba de Porto Velho.

*********

A escolha vai acontecer no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira a partir das 19h00.

********

O samba escolhido como Melhor receberá o troféu Sebastião Araujo da Silva – Baba uma promoção especial deste colunista, em parceria com o Diário da Amazônia.

********

Pela segunda vez em Porto Velho vai acontecer essa disputa.

********

A primeira vez foi no ano de 1983, quando o proprietário da casa de samba “Reza Forte” o Lima promoveu o concurso, no qual concorreram os seguintes compositores e seus sambas.

*********

Silvio M. Santos e Babá (A Amazônia de Orellana a Costeau – escola Pobres do Caiari) e Ernesto Melo cujo nome do samba não lembro. O Bainha concorreu e teve o samba desclassificado ficando a parceria Silvio e Babá disputando como Ernesto Melo com o samba da Diplomatas.

********

Na hora que o Babá foi cantar o samba da Caiari, alguns diretores da Diplomatas invadiram o palco, entre eles o Bola Sete e até o presidente Heitor Costa e o pau comeu pra valer.

********

Depois que os ânimos foram acalmados o concurso rolou na maior traquilidade, com os jurados dando como vencedor o Samba da dupla, Silvio e Babá.

********

Ainda vamos contar o motivo que levou a turma da Diplomatas invadir o palco e partir pra vias de fato.

********

O certo foi que depois daquele episódio, nunca mais aconteceu o concurso para escolher o melhor samba de enredo das escolas de samba de Porto Velho.

*********

Foi então que resolvemos realizá-lo este ano, no próximo sábado dia 1°, na praça Aluizio Ferreira, cujo troféu leva o nome do Babá.

*********

Pra quem não sabe Babá é um dos autores do antológico samba de enredo “Ceará, Lendas e Crenças – Ceará de Iracema” em parceira com o Silvio M. Santos e o Haroldo Dori

********

Existia o troféu ‘Estandarte de Ouro’ que de inicio era da AESB e depois passou a ser da Fesec, mas, há alguns anos esse evento não é realizado e mais:

********

O Estandarte de Ouro não premia o melhor entre o melhor samba de enredo. É dado aos sambas que recebem nota Dez de todos os jurados. O que pode acontecer para mais de uma escola de samba.

********

O troféu que vamos entregar sábado que vem, premia apenas o melhor entre os melhores sambas de enredo das escolas de samba de Porto Velho. É um negócio mais autêntico.

********

E tem mais, o concurso vai contar com os sambas dos grupos de acesso e especial. Não tem essa, de por ser do grupo de acesso o samba não merece entrar na disputa.

*******

Aqui vamos abrir um parêntese,  para desejar ao amigo e parceiro, compositor Ernesto Melo total recuperação. Ernesto foi acometido de uma mal estar no final da semana passada, mas, segundo sua esposa Erenir já está em casa.

********

Ernesto Melo estará concorrendo com dois sambas no concurso de sábado. Para as escolas “Acadêmicos da Zona Leste” e “Império do Samba” ambas do grupo de acesso.

********

Esperamos que o ‘Velho’ Ernesto Melo se recupere a tempo de participar cantando, seus sambas, na praça Aluízio Ferreira no próximo sábado. Volta logo parceiro!

********

Por falar em concurso. Amanhã dia 31, é o último dia para se fazer inscrição para o concurso de Marchinhas “Carnaval dos Carnavais” promovido pela Funcultural.

*********

Ainda dá tempo, vai até a sede da Funcultural pega o Regulamento e inscreve tua marchinha. Quem sabe no dia 15 de fevereiro, ela será cantada no Baile Municipal.


Asfaltão raliza ensaio show amanhã

“... É tanta harmonia que me arrepia e faz nosso povo cantar mais feliz...”

É exatamente com este clima descrito no Hino de exaltação da Escola (de Waldison e Mávilo), que nesta próxima sexta feira, dia 31/01/2014, a partir das 19H30, a Escola de Samba Asfaltão fará o seu primeiro ensaio, denominado Ensaio Show, pois neste dia além da apresentação da Pura Raça - Bateria da Escola, teremos também a apresentação do grupo de dança Furacão do Brasil,  de passistas,  da Madrinha da Bateria e do casal primeiro casal de Mestre Sala e Porta Bandeira.Lenha na Fogueira 30/01/14 - Gente de Opinião

Nesta mesma noite, acontecerá também uma grande Roda de Samba composta por sambistas que mantêm firme e mais viva do que nunca a história deste ritmo que nasceu com a força da cultura afro. Quem prestigiou ou participou das duas ultimas versões das Rodas de Sambas, ocorridas em dezembro no Bar do Calixto, constatou o que é a demonstração de resistência do Samba em Porto Velho. Viu que temos aqui muitos talentos e  não devemos nada para os sambistas que se destacam na grande mídia nacional.

Este dia marcará de fato o início dos ensaios da Amarelo, Preto e Branco, que acontecerão sempre de terça a sexta feira a partir das 19:30, na Tenda do Tigre, localizada na Jacy Paraná entre Brasília e Getúlio Vargas.

Aguardamos toda a comunidade, componentes da agremiação, parceiros(as),  simpatizantes e amantes da cultura popular para prestigiar e compartilhar junto com a Família Asfaltão de um ambiente harmonioso e amigável. Assim disse Makumbinha Presidente do Asfaltão.  

Rumo ao Centenário de Porto Velho, se preparando para o desfile de carnaval, a Família Asfaltão se reuniu neste ultimo final de semana para o primeiro Esquenta da Bateria Pura Raça, que é de fato o coração da agremiação.

Graças à guerreira Família Amarelo, Preto e Branco, este encontro foi um sucesso, as artérias deste coração se abriram e mostraram que estão preparados para os novos desafios.
 

Apresentação dos Sambas de Porto Velho

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Asfaltão juntamente com as demais escolas co-irmãs estará neste sábado, na Praça Aluízio Ferreira, onde acontece a tradicional Feira do Porto, apresentando seu samba de enredo para o carnaval do Centenário. Esta é uma agenda construída entre a Fundação Cultural do Município e a Federação das Escolas de Samba – Fesec.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira e a polêmica História do Carnaval em Porto Velho

Lenha na Fogueira e a polêmica História do Carnaval em Porto Velho

Lenha na Fogueira A participação da Silvia e seus convidados no programa “Samba à Vera”, continua sendo assunto nas rodas culturais, em especial, das

Lenha na Fogueira com a reinauguração do Bar do Calixto e com Martinho da Vila lançando álbum cantando o Rio

Lenha na Fogueira com a reinauguração do Bar do Calixto e com Martinho da Vila lançando álbum cantando o Rio

Lenha na FogueiraRELAÇÃO DOS PROJETOS CULTURAIS HABILITADOS - POR CATEGORIA - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA N. 006-2020 - ALUÍZIO BATISTA GUEDESSaiu a rel

Lenha na Fogueira com o direito de respostas da diretora Sílvia Pinheiro do Asfaltão

Lenha na Fogueira com o direito de respostas da diretora Sílvia Pinheiro do Asfaltão

Lenha na Fogueira Na coluna do último sábado 21, atendendo solicitação do carnavalesco Flávio Daniel que, alegando falta de consideração para com sua

Lenha na Fogueira com a pesquisa Ibope e o debate da SIC TV

Lenha na Fogueira com a pesquisa Ibope e o debate da SIC TV

Lenha na Fogueira Ontem saiu a primeira pesquisa Ibope para o segundo turno da eleição para prefeito de Porto Velho. A pesquisa foi encomendada pela R