Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Desfile das escolas de samba tem data definida


Desfile das escolas de samba tem data definida - Gente de Opinião

A Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec e a Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural, em reunião realizada na manhã da última quarta feira 08, em comum acordo com os dirigentes das escolas de samba, acataram a sugestão da presidente da Funcultural Jória de Lima referente às datas dos desfiles no carnaval deste ano.

As escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba e Unidos da Rádio Farol integrantes do Grupo de Acesso vão desfilar na sexta feira dia 7 de março e as escolas Asfaltão, Os Diplomatas do Samba, Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista do Grupo Especial se apresentarão sábado dia 8 de março. “Sugerimos essas datas, porque queremos que o maior número de espectadores aprecie os desfiles das nossas escolas de samba no carnaval do Centenário de Porto Velho”, justificou Jória. A presidente da Funcultural quer livrar os desfiles das escolas de samba da concorrência dos blocos de trio elétrico que desfilam nos dias oficiais do carnaval, ou seja, 2, 3 e 4 de março. Os carnavalescos dirigentes das agremiações filiadas a Fesec aprovaram a mudança. “Até porque vai acontecer na mesma semana do carnaval oficial”, disse o presidente da Fesec Antônio Chagas Campo – Cabeleira.

Após a definição das datas dos desfiles, os carnavalescos ouviram da presidente da Funcultural que a prefeitura de Porto Velho vai apoiar financeiramente através de convênio, a montagem dos enredos com suas alegorias e fantasias todas as escolas de samba. Diante disso a Fesec abriu crediário nas lojas especializadas onde as escolas de samba estão adquirindo material desde quarta feira passada.


Desfile das escolas de samba tem data definida - Gente de Opinião
 

Côrte do Rei Momo

A arquiteta e figurinista Lu Silva foi encarregada pela presidente Jória Lima para criar os figurinos dos integrantes da Corte do Rei Momo que este ano, além dos personagens tradicionais como Maria da Chave, Bobo da Corte, Arauto, Princesas e Rainha e é claro, Sua Majestade o Rei Momo 1º e Único, vai contar com figuras emblemáticas que fizeram e fazem parte da história do carnaval de Porto Velho nesses cem anos. Assim vamos assistir desfiles de personagens como Manelão, Marise Castiel, Leônidas O’Carol Chester, Bola Sete, Juruna, Zé Catraca, Sérgio Valente e muitos outros que de uma maneira ou de outra contribuíram com o carnaval da capital de Rondônia.

De acordo com o presidente da Fesec a programação do dia 1º de fevereiro na praça Aluízio Ferreira, com o lançamento dos sambas enredos de todas as escolas de samba está confirmada, com o inicio as 20h00 e a Acadêmicos da Zona Leste abrindo o espetáculo.


Lenha na Fogueira

Você vai à beira do Rio Madeira por qual avenida?

Desfile das escolas de samba tem data definida - Gente de Opinião

**********

Pela 7 de Setembro! Tem outra avenida ou rua que te faz chegar à beira do Madeira que não seja a 7 de Setembro? Tem a João Alfredo que começa no muro do cemitério dos Inocentes e termina no Cai N’água, mas, só beneficia o pessoal do Mocambo e Baixa da União.

********

Então é bom que o pessoal da Semtran não fique justificando, que a mudança no trânsito da 7 de Setembro, é para beneficiar os turistas que gostam de apreciar o Por do Sol do Rio Madeira, que é conversa pra boi dormir

********

E mais, por aonde será o escoamento dos ônibus? Pela Almirante Barroso ou pela D. Pedro II. De acordo com divulgação da Semtran, a mudança vai até a Rogério Weber o que quer dizer, que quem quiser realmente chegar de carro à beira do Madeira, tem que entrar a direita na Rogério Weber, pegar a Henrique Dias e estacionar na Farquar e descer a pé até a beira do rio o que já é feito nos dias de hoje.

********

Ou então dobrar a esquerda na Rogério Weber e a direita na João Alfredo para chegar ao Cai N’água e no meio de toda aquela sujeira, ficar apreciando o por do sol.

********

A pergunta que não quer calar, é a seguinte: E o tal de terminal de integração previsto para ser construído na Euclides da Cunha como é que fica, se a 7 de Setembro só vai funcionar como corredor de veículos no sentido bairro centro, até a Rogério Weber.

*********

Estão dizendo que o corredor no sentido centro bairro, vai ser pela D. Pedro II. Aí o “busão” chega a Rogério pela Sete de Setembro dobra a direita e enfrenta aquele ladeirão ao lado da Capitania dos Portos.

********

Se o escoamento centro bairro for pela Almirante Barroso, vai dar de cara com a Ladeira do Cemitério dos Inocentes que não é fácil.

*********

Caso realmente a Semtran continue com a idéia de modificar o trânsito da 7 de Setembro, a área da Sete entre a Rogério Weber e a Farquar vai ficar sem razão de ser, pois quem vem das Pedrinhas no sentido da Sete pela Farquar vai ter que optar pela entrada da Rua D. Pedro II ou pela João Alfredo pois a Almirante Barroso começa na Rogério Weber.

*********

Tem mais, só estão pensando na 7 de Setembro da Jorge Teixeira pra beira do Rio. O funcionário público que assina ponto no Palácio Rio Madeira e mora na Sete após a Jorge Teixeira vai ter que utilizar boa parte da BR 319 (Avenida Jorge Teixeira) para poder chegar ao seu destino o que já vem acontecendo.

********

Outra pergunta que não quer calar. De que maneira a mudança no sentido do trânsito da avenida 7 de Setembro vai beneficiar o comércio que só existe realmente, a partir da Marechal Deodoro até a José de Alencar.

********

O que vamos ver é uma Sete de Setembro com carros estacionados dos dois lados, transformando o antigo centro comercial num grande estacionamento.

********

E a Barão do Rio Branco vai servir pra que, já que começa na José de Alencar e termina na Gonçalves Dias. Não vai servir como escoamento da Sete, nem como alternativa pela Gonçalves como acontece hoje.

********

Quem vier da Zona Norte pela Presidente Dutra vai ter que fazer uma super manobra para chegar ao centro comercial, pois a rua termina na Praça Rondon e como não tem estacionamento, o motorista vai ter que entrar na Sete no rumo da beira do rio e parar por ali mesmo.

********

Posso até estar errado (espero sinceramente que esteja), mas, essa mudança de ordem no trânsito da 7 de Setembro, vai dar o maior qüiproquó.

********

Essa é como diz o ditado: “É a verdadeira idéia de jerico!”


Esclarecimentos sobre iluminação natalina - CDL

Por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), a prefeitura de Porto Velho prestou informações nesta quarta-feira (8), sobre o convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para fazer a iluminação natalina. Conforme o secretário Antônio Geraldo Afonso (Semdestur), nesta quinta-feira (9), até ao meio dia, o Município vai protocolar junto ao Tribunal de Contas de Rondônia os esclarecimentos solicitados sobre os serviços executados.

O secretário, no entanto, deixa claro que todo processo para celebração de convênio com a CDL transcorreu dentro da legalidade e com respaldo jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM). “Não há qualquer tipo de irregularidade no convênio, mas sabemos que o trabalho não foi executado como o planejado. A CDL que contratou a prestadora de serviço já está tomando as providências cabíveis e a prefeitura também”, afirmou.

Pelo convênio, segundo Geraldo, a CDL tem 30 dias para apresentar a prestação de contas a prefeitura, e como determina a lei, vai devolver os valores que não foram pagos à empresa contratada para fazer a iluminação natalina da cidade. Afirma também que, dos R$ 800 mil repassados em novembro para a CDL em parcela única, cerca de 20% apenas teriam sido pagos à empreiteira, mas a informação deverá ser confirmada pela prestação de contas.

Segundo Geraldo, muita coisa da iluminação natalina deixou a desejar. Citou como exemplos os serviços realizados nas Avenidas Sete de Setembro, Carlos Gomes, José Amador dos Reis e Jatuarana, que são os principais centros comerciais de Porto Velho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando