Porto Velho (RO) domingo, 22 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Concerto de partituras no dia do músico


 

Concerto Sesc de partituras leva aos palcos de todo o País, obras que constam no acervo do site Sesc Partituras nesta sexta-feira (22). Serão realizados concertos simultâneos, promovidos pela Rede Sesc em todo o Brasil, apresentando programas diversos, construídos exclusivamente com obras deste acervo. O evento é para celebrar o dia Internacional do músico. Em Rondônia, o Sesc conta com a participação da pianista Llitsia Moreno que se apresenta no Teatro 1 da Unidade Esplanada às 19h30, com entrada gratuita.

Nas demais Unidades do Sesc no Brasil acontecerá diversas apresentações de grupos, orquestras, coros e solistas – sempre formadas por músicos locais, se apresentam em espaços qualificados, difundindo as obras de compositores brasileiros e estimulando a ampliação do acervo do site e a interação entre os artistas que o utilizam como ferramenta de estudo e pesquisa.

Llitsia Moreno Pereira - pianista, pedagoga, pós-graduada em Educação Musical e mestranda em Educação. Nascida em Havana, formou-se em piano pela Escola Nacional de Artes, em Havana, cidade onde foi pianista acompanhante de Ballet. Participou, como pianista solista, em recitais pelo interior do país, em recepções diplomáticas e como professora da Escola Alejo Carpentier em Havana. No Brasil desde 1992, foi classificada em diversos concursos de piano, frequentou cursos de aperfeiçoamento musical na Universidade Federal de Londrina. Em Porto Velho, leciona na Escola Municipal de Música Jorge Andrade.

O Projeto

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.


 




 

Hoje é um dia que poucos lembram, mas é o dia de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, e, conseqüentemente o dia do músico.

Gente de Opinião

*********

O que esses seres possuem de tão especial? Sim, por que músicos são criaturas especiais. Eles podem se expressar no único idioma universal.

*********

Não há linguagem comparável à música. A música alegra, provoca sensações das mais diversas. Até mesmo em tratamentos médicos ela é utilizada, alcançando grande sucesso, por que estimula o nosso cérebro e encontra a cura na própria essência humana.

*********

A música não é a arte de fazer barulho. É a arte de combinar e compreender os sons para se obter a perfeição. É através dela que as pessoas podem elevar seus espíritos. Através de uma música você pode voar, mergulhar, saltar, crescer, pode ser o que quiser.

*********

Além do mais, a música é a única profissão na qual os profissionais desejam trabalhar 24 horas por dia, por que ela é mais que uma vocação, é um dom, que nasce impresso em uma afortunada parcela da população. Ela não é apenas um trabalho, é também diversão, descanso, é a vida.

*********

E mais, a música é o único esporte no qual não existem competições.

********

Com música, conhecemos mundos, culturas e amigos pra vida inteira. Não se ganha de alguém na música e nem se perde para alguém. Seu único concorrente é você mesmo. Você supera os seus medos, entende sua essência e quebra seus próprios recordes. E quanto mais você se vence, mais vence em sua carreira.

********

A música é uma arte divina. Vozes angelicais, instrumentos afinados. A música é tudo. Mais do que um simples conjunto de notas, mais do que uma seqüência de acordes. Ela é sentimento. Ela é o compasso do coração e o ritmo da alma. É o combustível que alimenta a essência humana.

********

E se você sempre busca a paz em uma música, sempre expressa seus sentimentos com uma música ou se tem a música em sua vida em alguma situação, deseje um feliz dia do músico aos músicos que conhece. Esses seres especiais são os responsáveis pela onda de sentimentos que a música espalha no ar.

********

Em Porto Velho o dia do músico será festejado durante o dia na Loja Musical da Carlos Gomes, com vasta programação e sorteio de instrumentos musicais entre os fregueses da loja.

*********

No Sesc Esplanada vai acontecer apresentação especial do Concerto de Partituras com a pianista internacional Litsia Moreno com inicio as 19h30.
 

********

No Mercado Cultural Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba homenageia todos os músicos a partir das 20h00, inclusive o musical das andorinhas vai fazer parte do repertório de hoje.

********

Brincadeiras a parte a Fina Flor do Samba reúne não apenas músicos instrumentistas, mas, compositores e poetas da nossa música popular. Festeja o dia do música com a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural hoje a noite.

********

No Sesi a música e o músico serão reverenciados com a realização da Mostra de Dança que vai acontecer no ginásio Mario Amato a partir das 19h00. Essa Mostra de Dança será reprisada amanhã dia 23 no mesmo local e horário com entrada franca.

*******

Um feliz dia do músico a todos os músicos, todos os que trabalham com música, a todos os que gostam de música, que vivem música, que SÃO MÚSICA.


 



 

Centro Cultural Indígena não é municipal

Concerto de partituras no dia do músico - Gente de Opinião

O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Jorge Alberto Elarrat, informou que o Centro de Cultura Indígena construído próximo da Igreja de Santo Antônio, ainda não pertence ao Município. O motivo é que a obra foi erguida em terreno pertencente à União. Enquanto a área não for transferida para o domínio da prefeitura, a gestão municipal não poderá fazer a manutenção, já que por força de lei é proibida de investir recursos públicos em área que não lhe pertence.

Elarrat faz questão de esclarecer que a obra foi construída na gestão anterior. “Quando o Dr. Mauro assumiu constatou que precisava regularizar o terreno e passar para o Município. Ele determinou que todo esforço fosse feito nesse sentido, por parte da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur)”, enfatizou.

Esclarece, ainda, que a prefeitura tem todo interesse em regularizar a área para receber a obra e cuidar dela, mas depende dos trâmites legais para que isso ocorra. Na avaliação de Elarrat, o local é de grande importância não somente para difundir a cultura indígena, mas a história de Porto Velho e de Rondônia, pois servirá para expor peças arqueológicas deixadas pelos povos que habitaram a região muito antes da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Outro ponto observado pelo secretário de planejamento é o fortalecimento do turismo na comunidade.

O secretário municipal de regularização fundiária e habitação, Christian Camurça, declarou que todas as providências estão sendo tomadas para que o domínio do terreno seja transferido ao Município. “Estamos juntando toda documentação necessária e entregando à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), órgão responsável”, afirmou.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando