Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Silvio Santos

A caderneta de Cahy e os Mascotes do Memorial + Artesãos serão capacitados por meio de projeto sustentável


A caderneta de Cahy e os  Mascotes do Memorial + Artesãos serão capacitados  por meio de projeto sustentável - Gente de Opinião

Hoje 22, é o Dia Nacional do Folclore. Nem a Federon e nem a Sejucel programou qualquer festividade para lembrar a data.

***********

Nesta data, há 15 anos, perdíamos o baluarte do movimento folclórico, em especial a brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho, Antônio de Castro Alves. Saudades!

************

Fechado há cerca de 15 dias para uma reforma geral, as obras do Mercado Cultural seguem em ritmo acelerado para que a entrega ocorra em outubro, conforme o planejamento inicial da Prefeitura de Porto Velho. O espaço administrado pela Fundação Cultural do Município (Funcultural) está sendo revitalizado por determinação do prefeito Hildon Chaves que sempre cobrou a ocupação de forma que o turismo seja fomentado na cidade.

*************

A reforma da estrutura contempla forro, rede elétrica, telhado, banheiros, boxes e pintura. Nesta fase da obra o trabalho está concentrado no telhado. “Era o maior problema, tinha muito vazamento. Esperamos o problema seja solucionado de forma efetiva para a ocupação do local como um todo”, reforçou Ocampo Fernandes, presidente da Fundação.

************

Ocampo ainda garante que em breve a população vai ficar por dentro dos editais para ocupação dos dois boxes no Mercado Cultural destinados a comercialização de alimentos a fim de devolver vida à instalação que se encontrava degradada.

***********

Por falar nisso no próximo dia 30 a Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste coordena mais um evento “Tributo ao Menestrel”, desta feita o homenageado será o Poeta da Cidade Ernesto Melo.

*********

A homenagem ao Ernesto acontecerá no Mercado Cultural a partir das 19 horas, com a participação do compositor carioca Moacir Luz além da Alcirea Tabosa e sambistas de Porto Velho.

************

A Sejucel fez publicar no portal do governo de Rondônia em matéria assinada pelo Leandro Moraes o seguinte:

***********

De forma inovadora, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, fez a escolha do nome através de opinião pública. O nome da feira, Exporporto, foi escolhido por meio de votação nas redes sociais. Foram mais de 10 mil comentários até o resultado final.

************

Em sua página, Marcos Rocha pediu participação da população para sugerir nomes, os sete mais votados seguiram para uma fase seguinte, onde dois nomes finalistas foram escolhidos: Expoporto e PHV Agro Show. Expoporto foi escolhido com 65% dos votos dos internautas

************

Segundo meu amigo Antônio Neto representante da setorial Afro no Conselho |Municipal de Cultura, a sugestão EXPOPORTO foi dele. Inclusive ele está se sentindo injustiçado por não terem divulgado o nome da pessoa que sugeriu o nome Expoporto.

***********

A abertura da Expoporto será no dia 28 de setembro com a realização da Cavalgada. Nesta dição, somente cavalos serão permitido no percurso. Esse diferencial é em concordância às recomendações do Ministério Público de Rondônia.

**********

A Cavalgada acontecerá em um novo local, tendo inicio no estacionamento do Espaço Alternativo e segue em sentido ao aeroporto, entrando na Lauro Sodré, e logo chegando ao Parque dos Tanques onde acontecerá o bailão e escolha da rainha.

************

Como toda boa festa agropecuária, acontecerá, no dia da cavalgada, a escolha da Rainha e da 1ª e 2ª princesa Expoporto, durante a queima do alho, tradicional concurso de costela assada. 

**********

Para que aconteça a primeira seletiva, o governo de Rondônia convida as comitivas a selecionar e fazer a inscrição através do fone (69) 99269-0308.

***********

Atenção amigos estamos enquadrados e escrevendo projetos para o edital do BASA 2020 inscrições abertas contatos 992669582 oujudilsondias@gmail.com.


A caderneta de Cahy e os  Mascotes do Memorial + Artesãos serão capacitados  por meio de projeto sustentável - Gente de Opinião

A caderneta de Cahy e os Mascotes do Memorial 

 

O Memorial Rondon localizado na Vila de Santo Antônio, a primeira localidade escolhida para o início da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que a época pertencia ao Estado do Mato Grosso e que com a criação do Território Federal do Guaporé passou a fazer parte o município de Porto Velho, hoje, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital rondoniense, por abrigar a igreja mais antiga da região, conhecida como “Igrejinha de Santo Antônio” que existe desde o ano de 1913 e principalmente, pela existência do Memorial Rondon cujo acervo é todo baseado na história do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon - O Marechal da Paz; o único herói brasileiro, cujo nome é nome de um Estado - Rondônia.

Administrado pela Setur que tem a frente o superintendente Gilvan Pereira e com o apoio da 17º Brigada de Infantaria de Selva, o Memorial tem como responsável administrador o Sargento Antero que se orgulho em ser responsável por tão importante patrimônio histórico de Rondônia. “Já registramos mais de 50 Mil Visitantes, inclusive muitos estrangeiros”, conta Antero.

 

Os Mascotes do Memorial

 

Não bastasse a história do Marechal Rondon responsável pela visita de centenas de turistas todos os dias, de uns tempos para cá, muitas pessoas têm visitado o Memorial também para conhecer os Mascotes.

E quem são esses Mascotes, nada mais, nada menos, que seis cachorros vira latas, que em virtude do bom tratamento recebido dos trabalhadores do Memorial, se acostumaram com o ambiente e lá passam o dia e a noite. “Eles foram chegando e foram ficando”. O interessante, confirma o funcionário Teodomiro, é que de dia eles ficam assim quietinhos, porém a noite, não deixam ninguém encostar ou se aproximar do ambiente.

Receberam nome e Crachá de identificação - Gente de Opinião
Receberam nome e Crachá de identificação

Os cachorros são tão queridos pelos funcionários do Memorial, que receberam nome e Crachá de identificação: Princesa, Jake, Pintadinha, Pipoca, Mel e Cahy.

A fama dos Mascotes do Memorial ultrapassou os limites do estado de Rondônia e despertou o interesse de uma Rede de Televisão Regional, que deslocou uma equipe de repórteres para registrar a história dos Seis Cães que ficaram conhecidos como “Os Mascotes do Memorial”.

Terça feira passada dia 20, os repórteres Diego Araújo – Dieguinho, Isabelle Lima e o cinegrafista Gustavo Grijó do Canal Amazonsat da Rede Amazônica de Televisão cumpriram pauta em Porto Velho, para contar a história dos Mascotes do Memorial.

Antero e Teodomiro fizeram questão de enfatizar o ocorrido com a cadela “Pintadinha”. Ha alguns meses Pintadinha foi picada no rosto por uma Cobra Jaraca e graças a uma veterinária que se propôs a dar assistência aos Mascotes, ela foi salva. “Hoje a Pintadinha taí firme e forte”, festeja Theo.


A caderneta de Cahy e os  Mascotes do Memorial + Artesãos serão capacitados  por meio de projeto sustentável - Gente de Opinião

O Marechal Rondon e os Cachorros

 

Em uma das dependências do Memorial existe a fotografia na qual o Marechal Rondon posa com um dos cães que fazia parte de sua expedição o Cahy cuja saga ele (Rondon) registrou como: “A Caderneta de Cahy”

 

Várias tribos não conheciam cães e se amedrontavam com seus latidos e rosnados.

As expedições sempre levavam muitos cães porque, além de caçadores, eram guardas que evitavam ataques de surpresa. Rondon gostava deles, teve muitos, mas o inesquecível foi CAHY, de quem contava esta história:

Ele pendurou a língua, pôs as orelhas em pé e saiu correndo com cara de quem entendeu. E entendeu!

Dois dias depois, reapareceu abanando o rabo, saltitante, ganindo baixinho. E trazia na boca a caderneta perdida”.

O Memorial Rondon funciona de terça a domingo no horário das 10 as 16 horas. Entrada gratuita.

 


Os repórteres Diego Araújo – Dieguinho, Isabelle Lima e o cinegrafista Gustavo Grijó do Canal Amazonsat - Gente de Opinião
Os repórteres Diego Araújo – Dieguinho, Isabelle Lima e o cinegrafista Gustavo Grijó do Canal Amazonsat
A caderneta de Cahy e os  Mascotes do Memorial + Artesãos serão capacitados  por meio de projeto sustentável - Gente de Opinião


CURSO

Artesãos serão capacitados por meio de projeto sustentável 

Capacitar os artesãos de Porto Velho com metodologias e técnicas novas é o objetivo da Prefeitura de Porto Velho. Na segunda-feira (19), foi iniciada a primeira etapa de cursos com módulo piloto em Rondônia. Até o dia 16 de outubro, deverão ser capacitados mais de 200 artesãos da capital. Participarão de oficinas, palestras e workshops que vão abordar desde atendimento até redes sociais.

O projeto, desenvolvido pela Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – Semdestur, por meio do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Profisssional – Idesp, visa estimular os artesãos a se aperfeiçoar e trabalhar com técnicas diferenciadas e com gestão comercial.

“Nós entendemos que os artesãos precisam se sentir motivados. No curso eles vão conhecer técnicas diferenciadas, além de receber informações de como vender seu produto, valorizando seu trabalho manual”, afirmou o subsecretário da Semdestur, Euzébio Lopes Novais.

Para a artesã Eliane Borges, a expectativa é grande. “Quero levar uma bagagem enorme daqui. É a oportunidade que temos de trocar informações, ganhar conhecimento e ampliar nossa comercialização”, acrescenta.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Silvio Santos

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta  Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira + Palco Giratório apresenta Se eu fosse Iracema + Edital para artesãos participarem da ExporPorto

Lenha na Fogueira Meu amigo Antonio Serpa do Amaral o Basinho postou na sua fan page do face book uma crônica sobre as criticas ao documentário do qua

Musa do festival de Praia  de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Musa do festival de Praia de Costa Marques + Alunos da escola Castelo Branco na Oficina de Teatro

Lenha na FogueiraO Palco Giratório do Sesc 2019, que está sendo a´presentado em Porto Velho desde o último dia 7 de setembro e vai até o próximo dia 2

Portal Rondônia Tem Tudo  Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia  tem papel de destaque em novela

Portal Rondônia Tem Tudo Apresentado ao publico + Em Portugal, atriz de Rondônia tem papel de destaque em novela

Lenha na Fogueira Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho************O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do

Palco Giratório apresenta  Teatro dos Imaginários + Aberto o edital  para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Palco Giratório apresenta Teatro dos Imaginários + Aberto o edital para seleção de bandas que se apresentarão no aniversário de Porto Velho

Lenha na FogueiraConforme prometido na coluna de ontem, voltamos a nos reportar sobre o documentário “Caçambada Cutuba”, que de início, tinha como obj