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Silvio Persivo

Intenção de consumo de Porto Velho é a maior do ano


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-FECOMÉRCIO/RO, em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio-CNC, realizou a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) das famílias de Porto Velho do mês de agostoem que o índice alcançou seu maior patamar do ano saindo de 123,1 pontos, em julho,para 139,9pontos, ou seja, um aumento de 13,6%. Todos os 7 itens que compõem o índice pesquisados apresentaram crescimento sendo que a Perspectiva Profissional com 32,3 % e o Nível de Consumo Atual com 24,5% foram os que mais contribuíram para que o índice alcançasse seu maior patamar no ano.
 
A intenção de consumo das famílias de Porto Velho voltou a se colocar 3,2% acima da intenção nacional que foi, em agosto, de 135,6 pontos. Para Raniery Araujo, presidente da FECOMÉRCIO/RO, a intenção de consumo ainda está sendoafetada pelo alto comprometimento do serviço das dívidas das famílias e pelo fato de que, apesar das medidas adotadas pelo governo em relação ao crédito este ainda se encontra restrito para grande parte dos consumidores impedindo uma maior disposição para gastos por parte das famílias. Porém, sua visão é otimista esperando “Uma possível melhora ao acesso ao crédito e, com o momento bom para duráveis, e as vendas de fim de ano, devemos entrar num 2013 muito mais promissor”.
 
 
INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS
- Porto Velho -
Agosto de 2012
INDICE
JULHO
AGOSTO
VAR.
%
INTENÇÃO DE CONSUMO
DAS FAMÍLIAS
123,1
139,9
13,6
Emprego Atual
125,9
145,1
15,3
Perspectiva Profissional
97,8
129,4
32,3
Renda Atual
135,9
146,9
8,1
Acesso à Credito
130,9
153,9
17,6
Nível de Consumo Atual
90,0
112,1
24,5
Perspectiva de Consumo
133,5
138,9
4,0
Momento para Duráveis
147,3
153,2
4,0
Fonte: CNC/Fecomércio-Pesquisa Direta
 

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