Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Serpa do Amaral

Movimento artístico vai ocupar culturalmente o Memorial Anísio Gorayeb


Movimento artístico vai ocupar culturalmente o Memorial Anísio Gorayeb - Gente de Opinião

A Associação Cultural Rio Madeira e o Movimento artístico Ladeira Cultural vão ocupar, a partir de amanhã, 03 de julho, o Memorial Anísio Gorayeb, antiga instalação da Câmara Municipal de Porto Velho, localizado próximo à biblioteca Francisco Meireles, no centro da capital. O prédio esteve em ruínas durante vários anos e foi restaurado no final do ano passado.

A atividade de abertura da Ocupação Cultural será o lançamento do livro do historiador Anísio Gorayeb Filho, “Doces Lembranças”, nessa sexta-feira, às 20h. A obra consiste num apanhado memorialista sobre inúmeros fatos, costumes, casos pitorescos e pessoas da cidade de Porto Velho. O grupo Chorões do Madeira fará a ambiência musical para o lançamento da produção literária. O prefácio é do escritor William Haverly, presidente da Academia de Letras de Rondônia.

A ação dos artistas, liderada pela Associação Cultural Rio Madeira e apoiada pela presidência da Câmara e pela presidência da Fundação Cultural, tem como objetivo prestigiar o patrimônio histórico, onde também funcionou a prefeitura da capital, e chamar a atenção da comunidade para a importância daquele sítio cultural para a memória política dos portovelhenses. Lá funcionou o primeiro parlamento municipal do antigo Território Federal de Rondônia, no início da década de 70.

A jornada de atividades se estenderá até o dia 24 de julho e conta com o apoio do vereador Jurandir Bengala (PT) e do ativista cultural Marquinhos Nobre, presidente da Funcultural. Em parceria com a Associação Cultural Rio Madeira, a Câmara Municipal quanto a Fundação de Cultura pretendem fomentar a vida cultural do Memorial Anísio Gorayeb e promover uma campanha de visitação de estudantes, turistas, pessoas da comunidade e pesquisadores para conhecer o edifício, que hoje encontra-se inteiramente restaurado e abriga acervo fotográfico e documental de grande valor histórico. O nome do espaço é uma homenagem ao primeiro presidente da antiga câmara territorial.

Veja a programação:

Dia 03 de julho, às 20h: lançamento do livro “Doces Lembranças”, do historiador Anísio Gorayeb Filho. Participação do grupo Chorões do Madeira.

Dia 04 de julho, às 19h30: a poetisa Mari Brusck, juntamente com outros produtores culturais, fará uma mostra coletiva de artes plásticas.

Dia 10 de julho, às 19h30: apresentação da Banda da 17ª Brigada Militar de Infantaria de Selva, executando o Hino de Rondônia, exibição de documentário sobre a luta da Associação Cultural Rio Madeira pela reconstrução do prédio, as performances do Poeta Mado (Carlos Macedo Dias), do Poeta Eliseu Gomes e do músico Anderson Benvindo, e o show Eternamente Cartola.

Dia 11 de julho, às 19h30: lançamento e mostra do Cine Barbadiano, com exibição de documentário sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, produzido por Maloney.

Dia 17 de julho, às 19h30: apresentação especial do Grupo Jambera.

Dia 24 de julho, às 19h30: apresentação do Grupo Kaos em homenagem ao Dia do Rock and Roll.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Serpa do Amaral

Os Trapezistas do Circo da Fuleragem Assaltaram o Mercado Cultural

Os Trapezistas do Circo da Fuleragem Assaltaram o Mercado Cultural

O bafo sonoro do berimbau de lata repercutiu azedo e cativante ao mesmo tempo, enquanto Dom Lauro verbalizava um canto tribal, tomando para si o cocar

Manifesto de repúdio ao índex rondoniense

Manifesto de repúdio ao índex rondoniense

“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente”.

Governo de Rondônia revive a Idade Média e cria Index de livros banidos

Governo de Rondônia revive a Idade Média e cria Index de livros banidos

Arvorando-se Papa da Idade Média, o secretário de Educação do Governo de Rondônia, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, teria enviado para as agências

Nós vamos invadir sua praia!

Nós vamos invadir sua praia!

Sintético e instigante, eloquente e politizado, o curta Praia do Futuro, filme produzido em terras rondonienses por Joeser Alvarez e sua equipe, será