Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Valer Araújo: O político de mais futuro no estado


Valer Araújo: O político de mais futuro no estado  - Gente de Opinião

LÁGRIMAS, SÚPLICAS E TEATRO:

TUDO SÓ PARA FICAR NO CARGO

Teatro da vida real. Na cena 1, importante assessor de um governante é chamado à sala do chefe. Lá vai ele, trêmulo e preocupado, porque sabe que seu cargo está por um fio.

Cena 2: começa o encontro tenso. O chefe diz, com palavras cuidadosas, que agradece muito o trabalho do assessor, mas que se vê obrigado a dispensar os seus serviços. Em nome de uma longa amizade entre eles, contudo, vai transferi-lo para outra área, menos nevrálgica.

Cena 3, o inesperado. O assessor começa a protestar, chora convulsivamente, pede nova chance, cobra a antiga amizade e diz que quer permanecer onde está. O governante fica pasmo. Não esperava uma reação tão dramática. O público prende a respiração. O que acontecerá a partir de agora, nesta tragicomédia?

Cena 4: o governante, preocupado com o amigo e penalizado com suas lágrimas e súplicas, age com o coração e diz que vai deixar o assessor mais algum tempo no cargo. Mas avisa: é por tempo limitado. Vaias, não ao governante, mas ao ator que se debulhou em lágrimas só para ficar no cargo.

Desce o pano. O assessor, que ainda conversou muita abobrinha, antes de sumir da sala do comandante– que agora já virou quase ex-amigo – ainda está no mesmo lugar. Pendurado por um tênue fio. O segundo ato vai começar em alguns dias. É que o assunto percorreu cada centímetro quadrado dentro do enorme Palácio onde a peça se passou. E dizem que há uma grande torcida para que o governante, famoso por preservar amizades e respeitar parceiros, pelo menos dessa vez haja com a razão. Ninguém mais suporta a presença do pequeno ator, com seus arroubos de prepotência, baseada apenas na antiga relação do chefe. Se depender da platéia, o sujeito já vaitarde.

  

TURMA DA PESADA

Encontro de pesos-pesados, esta semana, na sede da TV Candelária de Porto Velho, que comemorava seus 20 anos. Lá estiveram o governador Confúcio Moura, o presidente da ALE, Valter Araújo; o prefeito Roberto Sobrinho; o senador Ivo Cassol e os deputados federais Lindomar Garçon, Nilton Capixaba, Mauro Nazif e Moreira Mendes, entre dezenas de autoridades.

 

MAIOR

Todos foram recebidos pelo empresário Everton Leoni, diretor da organização; pelo presidente da Rede Record, Alexandre Raposo e pelo presidente das Relações institucionais do Grupo Record, Marcos Pereira. Foi uma grande festa naquele que é hoje o maior grupo de comunicação de Rondônia.

 

PROTOCOLO

Adversários ferrenhos, Ivo Cassol e Roberto Sobrinho se encontraram frente a frente. Houve uma saudação protocolar, com rápido aperto de mãos. Depois, cada um foi para o seu lado. Nada de outras aproximações. Na mesa principal da festa, os dois ficaram bem longe um do outro.

 

VIADUTOS

Roberto Sobrinho, aliás, só falava na abertura da concorrência para a conclusão das obras dos viadutos sobre a BR. Ela sai ainda esta semana. Sobre a crise no PT e as acusações contra ele disparadas pelo deputado José Hermínio Coelho, seu colega de partido, Sobrinho disse que não perderá tempo com o assunto. Agora, a Justiça é quem vai resolver, informou. (Reveja, AQUI, entrevista do prefeito Roberto Sobrinho ao OpiniãoTV).

 

GRANA CURTA

No encontro com o presidente nacional da Rede Record, hoje a segunda maior do país e crescendo cada vez mais, tanto o governador Confúcio Moura quanto seu diretor de imprensa, Fred Perillo, informaram ao empresário que a verba publicitária do governo rondoniense é a menor do Brasil. Pouco mais da metade do que é no Acre, por exemplo. Raposo ficou impressionado e sugeriu ao governador que sejam tomadas medidas para mudar esse quadro.

 

VALTER E O FUTURO

O presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, saiu satisfeito do encontro da Candelária. Até porque foi apresentado ao poderoso presidente da Record como o político de mais futuro no Estado. Alexandre Raposo, bem humorado, brincou: “quando ele for governador e aparecer na Record, vou dizer aos meus filhos que conheci o deputado quando ele estava começando sua ascensão”.

 

BRINCANDO, BRINCANDO...

Conversando com seu colega de Câmara, Nilton Capixaba, o deputado federal Mauro Nazif brincou, perguntando a Capixaba que, se fosse candidato em Porto Velho, teria o apoio do companheiro de Congresso. Capixaba, experiente, respondeu no mesmo tom bem humorado. “Vamos conversar. Na política, a gente precisa conversar muito...”O papo, de brincadeira, pode ir adiante. Agora a sério.

 

NOME DE PONTA

O deputado federal Lindomar Garçon não ficou para trás. Articulado e conhecido em todos os cantos, Garçon foi uma presença destacada no evento da Record. Ele, que é também homem de TV e rádio, há mais de uma década ligada ao Sistema Imagem de Comunicação (TV Candelária, Record News e Rádio Parecis FM), foi muito saudado. É também nome de ponta para a disputa pela Prefeitura da Capital.

 

PERGUNTINHA

A continur a briga interna no PT, o partido vai conseguir apresentar um bom candidato para a eleição de 2012 em Porto Velho?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Flori se torna uma boa exceção numa cidade em que sete prefeitos foram defenestrados de seus cargos em dez anos

Do extremo sul do Estado surge um personagem na política estadual que está dando o que falar. O Delegado Flori, ainda jovem, mas já experiente, é o

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

O que é moral? O que é legal? O Brasil está perdendo os parâmetros sobre tais predicados vitais para uma nação

          Estamos caminhando para nos tornarmos uma Nação onde não há mais parâmetros sobre o que é moral e o que não é. Sobre o que é legal e o que

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

Irmão e filho de Lula blindados na CPMI do roubo dos idosos. Os dois não vão precisar explicar o inexplicável

          Não é só o irmão do presidente Lula, Frei Chico, blindado pelo grupo governista, que é maioria na CPMI da Roubalheira do INSS. Agora, Fábi

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

Não está na hora do Congresso fechar as portas, por falta de serventia e por não ter mais como reagir?

           Não foi de um dia para o outro. O domínio do STF sobre o país começou, na verdade, num ato isolado do então ministro Ricardo Lewandowski,

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)