Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 31/07/09


Primeira Mão - 31/07/09 - Gente de Opinião
EM 2010, MAIS UMA CHANCE PARA
REALMENTE MUDARMOS NOSSO PAÍS


Há onze representações por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, José Sarney. Cerca de 70% dos membros do Conselho de Ética do Senado estão envolvidos em suspeitas de irregularidades, desde aquelas menores até coisas cabeludas. Os senadores não fazem nada de útil ao país há meses, desde que começou a grave crise institucional que está longe de terminar. Na Câmara Federal, a situação é diferente apenas por detalhe: os grandes rolos existem mas ainda são desconhecidos do público. Estamos vivendo uma crise financeira mundial; a violência assola o país, colocando a população refém da criminalidade; a educação brasileira regride a olhos vistos; a saúde pública é um arremedo; a infraestrutura básica, em praticamente todo o país, é lamentável. Perdemos milhares de brasileiros todos os anos pelo crime, no trânsito caótico, nos hospitais superlotados, por doenças que, se tratadas em tempo hábil, jamais seriam fatais. Mas nossos governantes e parlamentares vivem em sua redoma, isolados da realidade nacional, trocando privilégios, abrigando apaniguados, ignorando o Brasil real. Lutamos muito pela democracia. Mas será que essa é a democracia que queríamos? O momento é de reflexão, porque no ano que vem vamos às urnas. E através delas, podemos mudar nosso país. Mudaremos?

NÃO FOI

Esta semana, em Porto Velho, o senador Valdir Raupp liderou um encontro do partido. Estavam lá Marinha Raupp, o ex-senador Amir Lando, vereadores e antigos membros do partido. Mesmo sendo na Capital, o presidente do diretório municipal, Fernando Prado, não estava na turma. Porque será? 




MINIMIZOU


Emerson Castro, o vice-prefeito da Capital, esteve no encontro dos peemedebistas. Com jogo de cintura, acabou falando até na disputa entre o governador Cassol e o prefeito Sobrinho, Minimizou o assunto e dizendo que que existe são “apenas diferenças políticas”. Mais soft não seria possível. 




FICA ONDE ESTÁ

Emerson negou que seja candidato a deputado estadual, federal ou a qualquer outro cargo na eleição de 2010. Jurou que sua única meta é manter-se atuante como vice-prefeito e ajudar a administração municipal. Mas se Sobrinho sair para ser candidato, aí Emerson torna-se prefeito na parte final deste mandato. 




QUERIDÍSSIMA

Fiquemos de olho: assassinos que praticaram crimes bárbaros podem começar a comemorar. Com pena, achando que a pobre coitada já sofreu o suficiente, setores do Judiciário, do Ministério Público, da OAB e outros quetais estão preparando a opinião pública para que a queridíssima Suzane Von Richtofen volte às ruas. 




COITADA


Ela “apenas” ajudou a assassinar brutalmente os próprios pais, por dinheiro. Daqui a pouco estará a solta, num exemplo claro da impunidade que assola esse país. Servirá certamente de parâmetro para que outros crimes sejam cometidos.Seus autores sabem que terão ao seu lado a lei da vergonhosa e o sentimento de pena das autoridades. 



SEM SUSTO


Já acostumado a andar de avião de todos os tamanhos e em todas as direções, o governador Cassol enfrentou mais um problema aéreo nessa semana. O jatinho em que viajava teve problemas com a pressurização da cabine. Sua assessoria diz que ele nem se assustou. Pouco depois, pegou outro avião e seguiu viagem para Brasília.



QUER O SENADO

Alguém aí lembra do Hércules Góes? Pois ele está de volta. Não para Rondônia mas na mídia. Góes, que mete o peito e vai em frente, quer ser candidato ao Senado pelo PV de São Paulo. Ele encara todas e não aceita ficar pelo caminho. Daqui a pouco, acaba substituindo José Sarney. 




NÃO VEIO


O apresentador Gugu Liberato viria a Porto Velho essa semana. Na última hora, sua assessoria e a Rede Record modificaram a agenda. Mas a visita não está cancelada. A emissora promete divulgar com antecedência a data em que Gugu estará na Capital, para gravar cenas para seu novo programa, que estréia dia 30 de agosto.

 


LEI É LEI

Parte do Judiciário exige o cumprimento da lei e a saída de criminosos entre os mais perigosos do país (quem sabe do mundo?) das prisões de segurança máxima. Devem voltar, os bandidões, para cadeias comuns. É de lá que eles organizam o crime fora da cadeia e deixam em desespero a sociedade. Mas lei é lei... 

Fonte: Sergio Pires /  www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br  / http://www.twitter.com/opiniaotv  /  http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)