Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 30/09/09


 
TRATAR A POBRETADA COM VIOLÊNCIA
É FÁCIL. DIFÍCIL É PRENDER CORRUPTOS!


A cena resume uma espécie de retrato da tragédia. Uma mulher, mal vestida, cara de pobre, chorosa, mostra à câmera de TV um papel timbrado do Ibama, com uma multa de 1 milhão de reais. Ela é apenas uma entre dezenas de posseiros que vivem na Reserva Nacional do Bom Futuro e que são alvo de operações militares, com armas pesadas, tiros e ameaças, que ainda são obrigados a assinar que receberam multas milionárias, acusados de estarem destruindo o meio ambiente. No meio disso tudo, encenação, politicagem, burocracia. Tudo isso, menos respeitar as pessoas que estão com as mãos cheias de calos, trabalhando na terra, a maioria há tanto tempo que nem se falava em área de reserva nacional quando lá chegaram. Pior ainda, enquanto as autoridades do Estado e da União – via Ministério do Meio Ambiente – negociam um acordo de troca de áreas para que as famílias possam permanecer onde estão, a Justiça manda a Força Nacional de Segurança cumprir um mandato de 2006. Há certeza de que a decisão judicial não mandou usar armas pesadas, nem força desproporcional, nem destruir bens públicos e muito menos ameaçar homens, mulheres e crianças. O abuso deve-se a ordens do Ibama e do próprio Ministério comandado por Carlos Minc, o defensor da liberação da maconha. Como é fácil tratar o povão, os trabalhadores rurais e a pobretada, a ferro e fogo! Porque os grandes criminosos, os que vivem metendo a mão no dinheiro público, os que envergonham o país com seus atos, ah!, esses estão a salvo e acima da Lei.

TRÊS DIAS

A três dias do prazo final para troca de partido, dezenas de candidatos rondonienses ainda fazem as contas, negociam, conversam e se preparam para definir por qual sigla concorrerão em 2010. Políticos de todos os tamanhos que ainda não trocaram a camiseta poderão fazê-lo só até o sábado. Depois disso, ficam onde estão. 


PODE?


Há algo estranho em relação à troca de partidos. Pelo que se sabia, quem mudasse de sigla correria o risco de perder o mandato caso aquele que foi abandonado ingressasse na Justiça, exigindo o posto. Agora, ouve-se que os TREs querem tomar a iniciativa, para provocar as perdas de mandatos. 


OBVIEDADES


Ora, se os partidos negociaram entre si, um acertando que não vai pedir de volta o mandato de quem for para outra sigla, obviamente que isso não foi previsto pela lei mas também é óbvio que não é ilegal. Será que os TREs andam querendo se imiscuir em questões partidárias, coisa que não lhes cabe? O futuro dirá. 


HIPOCRISIA LEGAL


A eleição 2010, que já está há muito tempo nas ruas, esquenta cada vez mais. Todos os pré-candidatos (falam em pré apenas para cumprir tabela, porque a legislação exige) já são muito mais que pré. Todos estão em campanha aberta, pedindo votos. A hipocrisia legal, contudo, determina que só se pode falar em candidaturas mesmo depois das convenções. É conversa prá boi dormir. 


TERNO DA POSSE

Sete suplentes de vereador na Câmara de Porto Velho já andam encomendando o terno para a posse. Eles fazem parte dos novos oito mil nobres edis que querem entrar nas Câmaras ainda este ano, alegando ser essa medida autorizada pela vergonhosa PEC aprovada no Congresso. Não é o que dizem juristas, a OAB e até ministros do TSE e STF. 

MONSTRENGO

Afora os diretamente interessados em se beneficiar com essa absurda vergonha empurrada goela abaixo do país, nenhuma autoridade séria admite o aumento no número de vereadores antes da próxima eleição municipal. Daí haverá tempo para que a população possa se vingar, não reelegendo nenhum dos parlamentares federais que aprovaram esse monstrengo. 


PALANQUE


O caldo engrossou! O governo brasileiro se envolveu num pepino sem fim, ao emprestar sua embaixada para o ex-presidente Zelaya, da Nicarágua, transformá-la num palanque político. Como os novos donos do poder – na marra – naquele país, estão se lixando para discursos de gente como Hugo Chávez, Ivo Morales e até do próprio Presidente brasileiro, a crise pode se tornar uma enorme confusão. 

ERROS E ACERTOS

É verdade que pelas leis internacionais uma embaixada é território inviolável. Mas também é verdade que nenhuma delas pode ser transformada em palanque político. O governo brasileiro acertou em conceder abrigo ao Presidente deposto. Mas errou ao permitir que ele utilize território brasileiro para incitar o povo contra os novos poderosos. 


REAÇÃO À REAÇÃO


A verdade é que a esquerda na América Latina vem discursando e agindo sem problemas, até porque os militares de quase todos os países ainda se envergonham das sangrentas ditaduras de direita dos anos 70. Agora, ao que parece, surge a primeira reação à reação. O presidente “imposto” na Nicarágua está mostrando que não teme a conversa esquerdista. 

Fonte: Sergio Pires - [email protected]  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

A universidade e o aparelhamento ideológico: no Ceará, antissemistimo numa prova do vestibular envergonha o país!

Seis milhões de seres humanos assassinados, trucidados, tratados como gado, mortos de fome, jogados em câmeras de gás, seus corpos queimados em forn

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favoritismo deste quarteto, em Porto Velho?

Há uma dúzia de nomes prontos para a disputa da Prefeitura de Porto Velho. Todos muito respeitáveis, todos com predicados suficientes para se aprese

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)