Quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 05h45
TRATAR A POBRETADA COM VIOLÊNCIA
É FÁCIL. DIFÍCIL É PRENDER CORRUPTOS!
A cena resume uma espécie de retrato da tragédia. Uma mulher, mal vestida, cara de pobre, chorosa, mostra à câmera de TV um papel timbrado do Ibama, com uma multa de 1 milhão de reais. Ela é apenas uma entre dezenas de posseiros que vivem na Reserva Nacional do Bom Futuro e que são alvo de operações militares, com armas pesadas, tiros e ameaças, que ainda são obrigados a assinar que receberam multas milionárias, acusados de estarem destruindo o meio ambiente. No meio disso tudo, encenação, politicagem, burocracia. Tudo isso, menos respeitar as pessoas que estão com as mãos cheias de calos, trabalhando na terra, a maioria há tanto tempo que nem se falava em área de reserva nacional quando lá chegaram. Pior ainda, enquanto as autoridades do Estado e da União – via Ministério do Meio Ambiente – negociam um acordo de troca de áreas para que as famílias possam permanecer onde estão, a Justiça manda a Força Nacional de Segurança cumprir um mandato de 2006. Há certeza de que a decisão judicial não mandou usar armas pesadas, nem força desproporcional, nem destruir bens públicos e muito menos ameaçar homens, mulheres e crianças. O abuso deve-se a ordens do Ibama e do próprio Ministério comandado por Carlos Minc, o defensor da liberação da maconha. Como é fácil tratar o povão, os trabalhadores rurais e a pobretada, a ferro e fogo! Porque os grandes criminosos, os que vivem metendo a mão no dinheiro público, os que envergonham o país com seus atos, ah!, esses estão a salvo e acima da Lei.
TRÊS DIAS
A três dias do prazo final para troca de partido, dezenas de candidatos rondonienses ainda fazem as contas, negociam, conversam e se preparam para definir por qual sigla concorrerão em 2010. Políticos de todos os tamanhos que ainda não trocaram a camiseta poderão fazê-lo só até o sábado. Depois disso, ficam onde estão.
PODE?
Há algo estranho em relação à troca de partidos. Pelo que se sabia, quem mudasse de sigla correria o risco de perder o mandato caso aquele que foi abandonado ingressasse na Justiça, exigindo o posto. Agora, ouve-se que os TREs querem tomar a iniciativa, para provocar as perdas de mandatos.
OBVIEDADES
Ora, se os partidos negociaram entre si, um acertando que não vai pedir de volta o mandato de quem for para outra sigla, obviamente que isso não foi previsto pela lei mas também é óbvio que não é ilegal. Será que os TREs andam querendo se imiscuir em questões partidárias, coisa que não lhes cabe? O futuro dirá.
HIPOCRISIA LEGAL
A eleição 2010, que já está há muito tempo nas ruas, esquenta cada vez mais. Todos os pré-candidatos (falam em pré apenas para cumprir tabela, porque a legislação exige) já são muito mais que pré. Todos estão em campanha aberta, pedindo votos. A hipocrisia legal, contudo, determina que só se pode falar em candidaturas mesmo depois das convenções. É conversa prá boi dormir.
TERNO DA POSSE
Sete suplentes de vereador na Câmara de Porto Velho já andam encomendando o terno para a posse. Eles fazem parte dos novos oito mil nobres edis que querem entrar nas Câmaras ainda este ano, alegando ser essa medida autorizada pela vergonhosa PEC aprovada no Congresso. Não é o que dizem juristas, a OAB e até ministros do TSE e STF.
MONSTRENGO
Afora os diretamente interessados em se beneficiar com essa absurda vergonha empurrada goela abaixo do país, nenhuma autoridade séria admite o aumento no número de vereadores antes da próxima eleição municipal. Daí haverá tempo para que a população possa se vingar, não reelegendo nenhum dos parlamentares federais que aprovaram esse monstrengo.
PALANQUE
O caldo engrossou! O governo brasileiro se envolveu num pepino sem fim, ao emprestar sua embaixada para o ex-presidente Zelaya, da Nicarágua, transformá-la num palanque político. Como os novos donos do poder – na marra – naquele país, estão se lixando para discursos de gente como Hugo Chávez, Ivo Morales e até do próprio Presidente brasileiro, a crise pode se tornar uma enorme confusão.
ERROS E ACERTOS
É verdade que pelas leis internacionais uma embaixada é território inviolável. Mas também é verdade que nenhuma delas pode ser transformada em palanque político. O governo brasileiro acertou em conceder abrigo ao Presidente deposto. Mas errou ao permitir que ele utilize território brasileiro para incitar o povo contra os novos poderosos.
REAÇÃO À REAÇÃO
A verdade é que a esquerda na América Latina vem discursando e agindo sem problemas, até porque os militares de quase todos os países ainda se envergonham das sangrentas ditaduras de direita dos anos 70. Agora, ao que parece, surge a primeira reação à reação. O presidente “imposto” na Nicarágua está mostrando que não teme a conversa esquerdista.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano
Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Os números da pesquisa para o Governo, mostrados pelo instituto Real Time Big Data, no final de semana, mostraram praticamente um empate e
Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)