Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 29/12/10


Primeira Mão - 29/12/10 - Gente de Opinião

LULA SAI DE CENA, POR ENQUANTO.

E DEIXA UM BRASIL MUITO MELHOR

 Chega ao fim dois mandatos do presidente mais popular da história do Brasil. Lula encerra seu governo com altos índices de aprovação, graças a uma série de acertos importantes; a grandes erros que a população resolveu esquecer; ao fato de ser uma dos maiores marqueteiros de si mesmo de todos os tempos. E também porque foi inteligente e não permitiu que alguns malucos do seu partido, o PT, impusessem sua ideologia superada e se mexesse na economia. Claro que o governo Lula será devidamente julgado pela história, mas ainda no calor dos acontecimentos, é fácil compreender como esse homem simples, com inteligência superior, que no começo da carreira era uma espécie de boneco de ventríloquo das grandes cabeças petistas, mas que acabou impondo seu estilo pessoal, tornou-se uma figura tão querida no Brasil e um nome respeitado no mundo inteiro.

Lula não permitiu aos xiitas e doidões do PT tomar as rédeas do governo, inclusive mostrou sua ojeriza pelo controle da imprensa, tão desejado por muitos dos seus “cumpanheiros”. Foi um Presidente dedicado aos pobres, abrindo-lhes a porta do consumo e tirando milhões deles da pobreza extrema e da miséria. Foi democrata, foi estadista, foi quem avalizou o crescimento econômico do país. Teve jogo de cintura para conviver com uma classe política decadente, interesseira e pouco preocupada com as verdadeiras necessidades da população. Errou muito também, mas seus acertos foram muitos maiores. Que venha Dilma Rousseff, outra das criações de Lula! E tomara que o Brasil não sinta falta dele muito rápido. Se sentir,  é porque sua indicada não deu sequencia ao que ele fez...

 

ORÇAMENTO ABERTO

Um dos maiores problemas que os novos governadores enfrentavam, no passado, não existirá mais para Confúcio Moura.. Tão logo assuma o poder, na tarde do próximo sábado, já poderá determinar a abertura do orçamento de 2011, na ordem de 5 bilhões e 200 milhões de reais. Não ficará um só dia sem grana.

 

FALTARÁ A GRANA

O orçamento, relatada no Assembléia pelo deputado Jesualdo Pires e aprovado com poucas emendas dos parlamentares, será sancionado ainda esta semana pelo governador que sai, João Cahulla. O que não haverá é dinheiro no cofre. Mas orçamento, ele sim já estará disponível.

 

E O CPA?

Alguns assuntos que o governador eleito ainda não esclareceu: como fará com as obras inacabadas deixadas pelo atual governo, como o Centro Político-Administrativo e o Teatro Estadual?  Como conseguirá resolver um início de crise com a oposição, marcada pela indicação de petistas para a área da agricultura? Certamente Confúcio Moura falará sobre esses temas, em breve.

 

SENTOU O FERRO

Por falar nisso, o novo líder da bancada federal de Rondônia, o deputado do DEM Moreira Mendes, já entrou em rota de colisão com o novo governo do Estado, por causa da nomeação de petistas para a Agricultura e a Emater. Moreira sentou o ferro e recebeu o troco dos petistas. Briga feia para Confúcio apartar.

 

NÃO PODE IR

O governador que assume não estará na posse da Dilma Rousseff na Presidência, como aliás, não estarão vários governadores do norte e nordeste. Como as posses dos estados ocorrerão na maioria dos casos, não haverá tempo hábil para voar a Brasília. Além disso, há a diferença por causa do horário de verão.

 

SUPERSÔNICO

A solenidade de posse de Confúcio está marcada para às 15h30, deve começar às 16h20 no mínimo e vai até o anoitecer. Dilma assume às 17 horas, horário de Brasília, três da tarde em Rondônia.  Ou seja: nem com supersônico Confúcio poderia chegar em tempo.

 

MEGA DA ALE

E a batalha pela Assembléia? A cada dia, novos boatos, novas negociações nos bastidores, novos acordos anunciados, mas, é claro, nenhum confirmado. Quem ficará com a Mega Sena da presidência e da Mesa Diretora? O “sorteio” será dia 1º de fevereiro.

 

SINDUSCON

Nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, dirigentes, funcionários, empresários e convidados especiais do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado, o Sinduscon-RO, realiza sua confraternização de final de ano. O evento está marcado para o restaurante Gare, no Porto Velho Shopping e será comandado pelo presidente Chagas Neto.

 

NÃO SE ENTREGA

Se tem um brasileiro que não entrega os pontos, que mostra uma garra incrível para continuar vivendo, que não teme enfrentar a morte quase todas as semanas, é o vice-presidente José Alencar. O homem, apesar de espezinhado por várias doenças, é uma fortaleza. Exemplo para quem, por qualquer dorzinha, vive achando que está prestes a morrer. Alencar é o cara!

 

FARTURA

A poucas horas do final de 2010, o Brasil encerra um ano muito positivo, no geral. Mas o 2011 chega com previsão de alta de inflação, dos juros, da diminuição do consumo e muitos problemas na economia. Quem se fartou, se fartou. Agora pode não se fartar mais...  

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Energisa nega cortes ilegais + CPI: os eleitores vão apoiar ou não? + Dona Raquel ataca Rondônia

Energisa nega cortes ilegais + CPI: os eleitores vão apoiar ou não? + Dona Raquel ataca Rondônia

ENERGISA NEGA CORTES ILEGAIS. FIM DO  ABASTECIMENTO É SÓ PARA QUEM FAZ “GATO”A Energisa dá sua versão. Muito criticada, a empresa que comprou a Ceron

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

Mentir para atingir a família do presidente: é correto ou um ato sem ética de parte do jornalismo decadente?

MENTIR PARA ATINGIR A FAMÍLIA DO PRESIDENTE: É CORRETO OU UM ATO SEM ÉTICA DE PARTE DO JORNALISMO DECADENTE?Vamos criar uma situação hipotética. Um j

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária  em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

Faltam 50 milhões de reais para fazer a regularização fundiária em Rondônia + Assembleia convoca produtores + Belmont: nada de novo

FALTAM 50 MILHÕES DE REAIS PARA FAZER A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE 40 MIL IMÓVEIS EM RONDÔNIAA necessidade urgente de se ampliar a Regularização Fundi

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

Venezuela e Colômbia perto de um confronto armado? + No PT, Fátima tem o poder + Os caminhos para o Hospital do Câncer + Outra greve dos Correios. E daí?

VENEZUELA E COLÔMBIA PERTO DE UM CONFRONTO ARMADO? E NÓS ESTAMOS PERTO DEMAIS DESSE PERIGO!Uma guerra entre dois dos nossos vizinhos? A situação de