Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 28/04/10


Primeira Mão - 28/04/10 - Gente de Opinião

SUPREMO DECIDE SE AINDA A Ditadura

É UMA Ferida ABERTA PARA O BRASIL

Quando decretada, ainda durante a ditadura militar, a Lei da Anistia tinha um ponto básico: valeria  para todos os lados no envolvimento da guerra pára-militar que atrasou o Brasil, causou danos imensos em relação a todo o povo brasileiro e até hoje é uma ferida não cicatrizada. Houve, de um lado, militares que extrapolaram de seus poderes, que prenderam, torturaram, implantaram a censura, mataram e tudo fizeram à revelia da lei. Era a chamada “revolução de 64”, que só beneficiava a direita e quem a ela se aliava. De outro, houve a reação, não no sentido de reacionário, mas da militantes da esquerda que até pegaram em armas e também cometeram crimes. Houve seqüestros, assaltos a bancos e até assassinatos. Os números de um e outro lado são imensamente diferentes. É claro que os milicos e os ditadores tinham o poder, as armas, a estrutura para combater seus adversários. Esses, mesmo sendo mortos e torturados, eram escassos, mas valentes.

Passados mais de 25 anos do fim da ditadura, setores da esquerda querem reabrir o baú das tragédias. Até na sempre equilibrada OAB, com sua cúpula atual gerindo a entidade sob o prisma ideológico, pelo menos nessa questão, exige-se a reabertura dos casos. Nesta quarta-feira, o Supremo decide se autoriza ou não a ação que questiona a abrangência da Lei da Anistia. O pedido foi feito pela OAB e deve ser analisado a partir das duas da tarde, horário de Brasília, no Plenário do Supremo. A decisão poderá encerrar a questão ou torná-la, outra vez, uma ferimento reaberto na história brasileira. Esperemos o STF, pois.

 

NA ESPERA

Firulas jurídicas? A população da Ponta do Abunã continua esperando para se transformar no 53º município de Rondônia. Todos os requisitos exigidos pelo TRE e TSE foram cumpridos e o Supremo já autorizou a criação de outras 59 cidades brasileiras. Mas em Extrema nada anda porque o Ministério Público Federal diz que a emancipação daqui é ilegal.

 

PRESSÃO

O governador João Cahulla anda sendo pressionado por políticos de todas as matizes para criar o município, nomear o prefeito interino e resolver o problema, baseando-se na legislação estadual. É que a lei federal ainda não existe e não se sabe quando será votada. O empecilho, contudo, é o argumento utilizado pelo MPF para não aceitar a criação de Extrema de Rondônia.

 

TROCANDO FARPAS

Via projeto que regulamenta a transposição, petistas e peemedebistas andam trocando farpas. Eduardo Valverde, o nome do PT ao Governo, acusa o líder do PMDB, Romero Jucá, de prejudicar os servidores de Rondônia, impondo, em seu relatório, obstáculos para que mais gente seja alcançada pela inovação.

 

PANO DE FUNDO

Já Valdir Raupp, vice-presidente nacional do PMDB, candidato à reeleição e principal nome do partido no Estado, não deixa barato. Diz que nada prejudicará os servidores e que o relatório de Jucá pode ser mudado a qualquer momento, inclusive na hora da votação, marcada para esta quarta-feira. Como pano de fundo disso tudo, é claro, a sucessão estadual e a aliança cada vez mais frágil entre os dois partidos.

 

É UM GÊNIO!

 “O frango que comemos está cheio de hormônios femininos. Por isso, os homens que comem frango têm desvios na sua masculinidade”. A genial frase é de um dos neolíderes da América Latina, o rei do plantio da folha da coca, o inigualável Evo Morales, presidente da Bolívia. È daquelas criações de gênios, que certamente mudarão a história da humanidade. Viva Evo!

 

FICOU QUIETA

E a senadora Marina Silva, hein? Começou a cuspir no prato que comeu, atacando o presidente Lula e suas relações internacionais com o Irã e com Cuba. Marina disse, nos Estados Unidos, que a aproximação do Brasil com essas duas ditaduras são perigosas. Ué, e antes, quando ela era do PT, porque não falou?

 

DERRAME

A apreensão de quase 3,5 milhões de reais em notas falsas, em Candeias do Jamary, está deixando preocupadas as autoridades. A Polícia Federal investiga, porque essa pode ter sido a maior tentativa da recente história do país de derrame de dinheiro falso. A PF tenta descobrir quem e o que estão por trás do vultoso golpe.

 

PARA ALGUNS

A iniciativa da Secretaria de Justiça em criar uma fábrica de produtos de limpeza para dar trabalho a presos que realmente queiram se recuperar é digna de aplausos. Detentos têm mesmo que ter chance de voltar à sociedade, de trabalhar e preparar sua nova vida. Pena que tão poucos deles lutem por isso. A grande maioria só pensa em sair da cadeia para voltar ao crime.

 

VANDALISMO

Não se pode  ignorar a abusiva e doentia ação de vândalos que tentaram incendiar obras que a Prefeitura realiza na área da Praça Madeira-Mamoré. Os criminosos chegaram a usar pneus para colocar fogo em quiosques e outras melhorias na área. É preciso uma resposta imediata, radical e exemplar contra esses criminosos, que agora estão atentando também contra o patrimônio público. Não dá mais prá agüentar


Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião/ Amazônias/ RondôniaINCA/ OpiniaoTV
 Energia e Meio Ambiente/ Siga o noTwitter Gentedeopinião/
YouTube

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)