Porto Velho (RO) domingo, 22 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 27/10/10


Primeira Mão - 27/10/10 - Gente de Opinião 
 

UM MONARCA BRASILEIRO PARA

QUEM TODO O PLANETA SE CURVA

 

No interior da China, há um menino sorridente olhando uma foto num cartaz. Ele sabe quem é o sujeito da foto. Na Tanzânia, a mesma cena. Em qualquer parte do mundo, principalmente as crianças, que nunca o viram pessoalmente, sabem o que ele representa. É o único brasileiro que oatenta, merecidamente, um título eterno de monarca. É um homem negro, de família pobre, com uma infância difícil mas que, graças a um talento único na história dos esportes, tornou-se um rei para milhões e milhões de pessoas pelo Planeta afora. Pelé, o maior brasileiro de todos os tempos, pelo menos em termos de fama e de ser conhecido em todos os recantos do mundo, comemorou no final de semana seus 70 anos. Mas a festa foi dos brasileiros, que repartem com ele a glória do futebol, que até hoje vêem nas antigas imagens feitos mágicos, inimagináveis, parecendo que suas ações dentro dos gramados foram todas guiadas por mãos divinas.

O Brasil dos pobres, dos sem esperança, dos que são marginalizados, têm nesse homem setentão o exemplo mais nobre do que é capaz o ser humano, desde que persevere, desde que saiba usar seu talento para o bem, desde que tenha chances. O brasileiro Pelé é mais que um cidadão brasileiro. É o que de melhor tivemos e temos. É a marca do Brasil mundo afora. É nosso gostinho de dizer que somos sim um país de terceiro mundo, mas ninguém, em nenhum recanto da Terra, deu a tanta gente as alegrias e as conquistas do esporte como esse ex-menino pobre do interior de Minas. Curva-se o mundo ao Rei. Pelé é a síntese do que nosso país tem de melhor. E devemos nos orgulhar disso.

 

DILMA É A CAUSA

Pode não significar nada, mas pode também dar xabú. A turma do PT, do alto comando a alguns militantes mais antigos, estão em rota de colisão com o PMDB. Como pano de fundo, estaria havendo falta de empenho dos peemedebistas de Rondônia em levar o nome de Dilma Rousseff ao eleitorado. A coisa esquentou nos últimos dias.

 

RESPOSTA NAS URNAS

Os petistas anunciaram apoio a Confúcio com a garantia de que ele apoiaria Dilma. Mas parte da militância da coligação liderada pelo ex-prefeito de Ariquemes faz campanha aberta para José Serra, inclusive nos pit stop. A confusão está formada e não se sabe se o problema afetará a candidatura de Confúcio. Só as urnas vão responder a essa questão.

 

SUBIU O ASTRAL

No começo do segundo turno, a turma governista andava no maior baixo astral. Perder para Confúcio por mais de 45 mil votos não estava nos planos de Cahulla e seu grupo. Na reta final da campanha, contudo, o clima é bem outro dentro do grupo que quer a reeleição de Cahulla. Dizem que o alto astral voltou a dominar a disputa. Não se sabe ainda exatamente porque.

 

AVANÇO NOS VOTOS

O candidato Confúcio Moura também fala com otimismo no segundo turno. À frente nas pesquisas, pelo menos até alguns dias atrás, ele garante que consolidou seu avanço sobre o voto dos rondonienses nos últimos dias. Tanto Confúcio como Cahulla intensificam a campanha até a véspera da eleição. Cada voto pode ser decisivo.

 

SÓ DOIS?

No caso da eleição de Confúcio, quem serão seus principais assessores? Ele diz que não trata do assunto agora e que, certos mesmos, só tem o nome dele, governador e do seu vice, Airton Gurgacz. Na verdade, a amálgama de partidos que compõe a aliança com o PMDB já anda pressionando por cargos de primeiro, segundo e terceiros escalões. Confúcio não quer nem ouvir falar no assunto.

 

NOMES CERTOS

Caso João Cahulla seja o vencedor, é certo que permanecerão, pelo menos nos principais cargos, alguns dos nomes que fizeram sucesso nos quase oito anos da atual administração. José Genaro só não fica na Fazenda se não quiser. Amado Rahhaal permaneceria à frente do HB. Dona Marli Cahulla pode voltar ao comando da Seduc. Mas, é claro, tudo isso se Cahulla for reeleito.

 

CRESCE A LISTA

Valter Araújo, Jesualdo Pires, Epifânia Barbosa, Adelino Folador, Luizinho Goebel, o Pastor Saulo da Renascer e, é claro, o atual presidente, Neodi Carlos, são nomes que entram na primeira lista de possíveis candidatos ao comando da Assembléia Legislativa.  Nenhum deles confirmada nada, mas as gestões pela formação da Mesa Diretora da ALE já começaram, antes mesmo de se saber quem será o novo governador.

 

AGORA É TARDE!

O segundo turno das eleições no país chegam ao fim neste domingo e, pelo menos até agora, o STF não sabe quando vai decidir sobre mais de 1.200 processos envolvendo políticos que foram pegos pela Lei Ficha Limpa. Os ministros agora alegam que estão sobrecarregados de trabalho. Se tivessem decidido na hora certa, obviamente que isso não aconteceria.

 

QUASE LÁ

 Enfim, faltam menos de quatro dias para se saber quem será o novo Presidente do Brasil e quem governará Rondônia nos próximos quatro anos. A luta pelo voto é feroz e qualquer prognóstico só como exercício de futurologia. Domingo está chegando...
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube / Turismo   /  Imagens da Históra


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica  + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

Médicos pelo Brasil: Relatório de Confúcio Moura causa polêmica + BR 364 matou um a cada cinco dias + Aplausos a Léo, Mariana, Chrisóstomo e Nazif

MÉDICOS PELO BRASIL: RELATÓRIO DE CONFÚCIO MOURA CAUSA POLÊMICA POR ACEITAR CUBANOS SEM O REVALIDA Há muitas opiniões diferentes, contraditórias, co

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Direto ao Ponto com Vinicius Miguel

Sábado 12 horas e Domingo 7:30, na Record News. A partir da noite de sábado, no site Gente de Opinião. Direto ao Ponto, com Vinicius Miguel!Veja o víd