Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/11/09



Primeira Mão - 26/11/09 - Gente de Opinião
VOTAR BEM AO INVÉS DE FECHAR AS
BRS É UMA SOLUÇÃO MUITO MELHOR


Tudo tem um limite. Não se pode tirar das comunidades, sempre sofredoras, sempre recebendo dos poderes públicos menos do que precisam e merecem, o poder de protestar e reivindicar. Muitas coisas nessa país e por aqui, em Rondônia, só funcionam na pressão mesmo. Mas algumas medidas, como as de fechar a BR 364 por qualquer problema ou até não permitir o acesso e a travessia nas balsas do rio Madeira são exageradas e antidemocráticas. Impedir o ir e vir de quem nada tem a ver com as questões, com as deficiências eventuais, com os protestos e manifestações é uma demonstração de afronta à grande maioria da coletividade. É por isso que as comunidades precisam se unir em torno de políticos sérios, que respeitam suas vontades, que vão a todas as instâncias lutar por seus interesses. É pela boa representação política que se pode mudar muita coisa para melhor. Interromper rodovias, arriscar o desabastecimento, isolar cidades e impedir o trânsito de carros e pessoas não é democrático, é contra a lei e não resolve nada. Pode, ao final, ser um gol contra, porque a grande maioria, ao invés de apoiar, se volta contra quem pratica tais atos.

Ano que vem tem eleição. A hora é propícia para a escolha de nomes certos para todos os cargos. Porque, se isso for feita, bem mais que meio caminho se terá andado. Sem precisar passar por cima da lei para forçar a barra e tentar alcançar os objetivos.

“É BOATO!”

Negativa de autoria: o deputado Silvernani Santos foi à tribuna da Assembléia para refutar notícias de que estaria conspirando. Tanto contra o comando da ALE quanto em relação ao governador Cassol. Silvernani nega tudo e culpa os boateiros profissionais pela divulgação de fatos que, segundo ele, nada têm de verdadeiros.

CHAMA OS BOMBEIROS!

Briga feia entre o prefeito de Candeias, Dinho Souza e o deputado federal Ernandes Amorim. Sempre polêmico, Amorim diz que o prefeito incentiva e autoriza invasões de área de sua propriedade. A coisa está feia e será preciso chamar os bombeiros para jogar água na fervura e diminuir a tensão entre os dois.

FESTA MERECIDA

A Polícia Militar rondoniense comemora hoje seus 34 anos de existência em Rondônia. Fará festa. E merecida. A PM melhorou muito, sob todos os aspectos. Precisa ainda ter melhor qualificação em seus quadros e melhores salários. E também tirar o máximo possível de gente das atividades burocráticas para policiar as ruas.

POUCOS CONTRA TODOS

A contagem sinistra continua. Já são 102 assassinatos este ano em Porto Velho, 14 a mais do que todo o ano passado. Gente jovem morre todos os dias na periferia, onde impera o medo e a insegurança. São poucos marginais e bandidos dominando comunidades inteiras. Está na hora de dar um basta.

TEM EXPLICAÇÃO

Uma das explicações está no fato de que, segundo a Vara de Execuções Penais, só na Capital existem pelo menos 1.500 foragidos da Justiça. Muitos conseguiram cair fora das cadeias e como não têm mais cura, voltam correndo para o mundo do crime. Nossas leis, benevolentes e amigas dos bandidos são as grandes culpadas.

ENCHARCADAS

A ação muitas vezes nefasta das chamadas ONGs internacionais, tantas vezes criticadas nesta coluna, também foi mote de pesado discurso do presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, durante encontro que analisa mudanças no Código Florestal, em Ji-Paraná. Neodi repetiu o que se sabe: as tais ONGs, sempre encharcadas com dinheiro público, causam grandes prejuízos a Rondônia.

APOIO VITAL

O pessoal do consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio está mesmo muito perto da comunidade. Para se ter idéia das ações sociais, neste mês, durante uma chamada Ação da Cidadania, foram atendidas mais de três mil pessoas no distrito de Jacy-Paraná. Elogiável.

PERIGO

Dados assustadores: o Brasil terá quase meio milhão de novos casos de câncer em 2010, segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os pesquisadores estimam que até 2020 os casos de câncer no país aumentarão 38%, o que corresponderia ao aumento da população – esse parâmetro é semelhante ao de outros países.

NA PELE

Os maiores riscos são de câncer de pele, próstata e mama. As lesões de pele, aliás, são muito comuns na região amazônica, por causa do sol forte e da falta de cuidados da população, sempre expostas aos raios que podem causar a doença. É de apavorar! 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)