Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/09/09


Primeira Mão - 26/09/09 - Gente de Opinião
 
UMA IDÉIA DO JOÃO RONDONIENSE QUE
PODE LEVAR AO DESMATAMENTO ZERO
 

Um tema da maior importância para o País, nascido em Rondônia, infelizmente até agora não teve a valorização que merece, embora todo o mundo fale nele. Projeto denominado de desmatamento zero, criado pelo produtor rural e presidente da Expovel, João do Vale Neto (foto), chegou ao Congresso Nacional pelas mãos do senador Valdir Raupp. Mais que uma idéia pessoal, a iniciativa de João do Vale representa, na verdade, o anseio de milhares de produtores da região e do país, que sabem como ampliar o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, manter o meio ambiente sem destruí-lo. Prova da viabilidade concreta do desmatamento zero é que os produtores já começaram a cumprir sua parte, tanto que o nível de desmate na região já caiu significativamente. O que está faltando, ainda, é o governo federal cumprir a sua parte no contexto do projeto, ou seja, implantar a regularização fundiária depois de discuti-la com os produtores. O problema é que a tal regularização está sendo feita à revelia de quem produz e apenas atendendo interesses fora da nossa realidade. Com um pouco de bom senso, diálogo e respeito aos que trabalham na terra e são responsáveis por grande parte do BIP nacional, a União poderá ter resultados muito melhores na questão ambiental e, ao mesmo tempo, manter a produtividade no campo. Não precisa milagre. É só seguir a original e muito prática idéia do João rondoniense.

CLIMA DE GUERRA

Se verdadeiras as denúncias sobre a forma como agiram membros da Força Nacional de Segurança, tratando colonos que estão na Flona Bom Futuro como bandidos e não trabalhadores tentando sobreviver na mata, o caso é digno de investigação profunda e punição aos culpados pelo exagero.

ARMAS E FORÇA

A denúncia feita por moradores da área – que está sendo negociada entre o Estado e a União – é de que os policiais entraram na Flona fortemente armados e começaram a destruir as bombas de combustível, enquanto fiscais do Ibama aplicavam multas absurdas. Uma mulher, que não tem onde cair morta, mostrou na TV uma multa de 1 milhão de reais.

ABSURDO

Outra denúncia feita por lideranças dos produtores da área é que ao serem questionados quem determinou a invasão, destruição de bens e aplicação de multas, um dos fiscais teria afirmado que “foi o Governador”. Se verdadeira essa frase, obviamente trata-se de uma tentativa absurda de colocar o Governo rondoniense, que está lutando por solução para o problema, contra a população local.

KITINETE

Lideranças da CUT, que trouxeram até grevistas profissionais de outros estados para a coordenação do movimento grevista dos trabalhadores nas usinas, ficaram mal com os operários. Para tomar conta do sindicato, acabaram prometendo um apartamento duplex com vista para o mar. Depois das negociações na Justiça do Trabalho, foram entregar um kitinete daqueles bem pequenos. É claro que deu rolo.

CHIARAM

Ao saberem que foram ludibriados pelos sindicalistas profissionais, muitos operários chiaram e não aceitaram o que os comandantes do sindicato acertaram, na noite anterior, na Justiça do Trabalho. Daí formou-se a confusão e os “donos” do sindicato tiveram que inventar nova paralisação para tentar conter a fúria da categoria. Ainda mais numa greve que é, antes de tudo, apenas política.

TARDE DEMAIS?

Só depois de aprovada em duas votações na Câmara, a vergonhosa PEC que aumenta o número de vereadores no Brasil é contestada pela OAB. Agora, a entidade diz que vai ao Supremo contra ela. Mas não seria muito mais útil e viável ter combatido o absurdo antes que ele fosse aprovado pelos parlamentares?

SEM VERGONHA

Em desespero de causa, muitos deputados federais que estão correndo o grande risco da não reeleição – pela incompetência absoluta com que geriram seus mandatos – aprovaram o aumento de mais de oito mil vereadores no País para conseguirem cabos eleitorais de peso para 2010. Perderam a vergonha, causando um grave dano ao Brasil porque só pensam em si mesmos. Tomara que nunca mais voltem ao Congresso.

GREVE JUSTA

Há greves e há greves. A dos bancários é por demais justa. Os banqueiros, bilionários, ganhando cada vez mais sem produzir, cobrando taxas absurdas, tratando os clientes e seus funcionários como gente de segunda categoria, só visam o lucro fácil. Deixam seus trabalhadores cada vez mais pobres e até doentes. Essa grave merece o apoio da sociedade.

SEMANA DECISIVA

A próxima semana será decisiva para a PEC da Transposição. Mais que nunca, todos os rondonienses devem ficar atentos e exigir a aprovação. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)