Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 26/06/09



Primeira Mão - 26/06/09 - Gente de Opinião
SEGUNDA É DIA D PARA SABER SE O
IPI DOS CARROS CONTINUA REDUZIDO


Há uma grande expectativa no ar. Na próxima segunda, dia 29, o governo Lula anuncia oficialmente se mantém ou não a redução do IPI para veículos. Mais: deve confirmar a diminuição dos impostos para produtos de obras, já que quer continuar mantendo aquecido o setor da construção civil. No caso dos carros, apesar do próprio Presidente incentivar a idéia da manutenção dos descontos do IPI como está hoje, a equipe econômica pensa diferente: quer o imposto reduzido mas não no patamar atual. Os fabricantes de automóveis e as revendas – em Rondônia elas têm batido recordes de vendas todos os meses, desde que o IPI foi reduzido – torcem para que tudo fique como está. E o consumidor também. O problema agora é a recente declaração de Lula, criticando os empresários que não estariam repassando ao consumidor os benefícios dos tributos que estão caindo. No caso dos carros, pelo menos, essa crítica não é correta, até porque o setor usa o argumento prático da diminuição do principal imposto para vender mais. O que se espera é que haja bom senso e que, onde for possível, que o governo mantenha sua política de incentivo fiscal, para que a economia do País não desande. Até porque, se desinchar um pouco que seja a máquina estatal, o governo pode manter sim vários setores produzindo e vendendo, mesmo que caia a arrecadação. Afinal, mais importante que o governo é o Brasil.

GELÉIA GERAL

E o PSDB? Cada um que fala pelo partido dá uma informação diferente, o que resume bem a confusão em que se encontra a sigla no Estado. Agora, está sendo agendada uma visita do presidente nacional, Sérgio Guerra, acompanhado do senador amazonense Artur Virgílio. Será que, enfim, vai dar alguma solução?

CADA UM POR SI

Os tucanos ensaiaram – e anunciaram – acordos diversas vezes. Nenhum deles se manteve por mais de três dias. Cada grupo que faz parte da sigla fala por si e nenhum deles fala a mesma linguagem. Quem sabe o presidente nacional bate o martelo e resolve de vez o problema?

TEM O QUE FALAR

O governador Cassol passa esta sexta-feira em Palmas, na quinta edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e a outra reunião Ordinária do Condel/Sudam - Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. Vai ter o que falar.

EXCEÇÃO

No encontro, certamente será o único governante do norte a poder falar sobre um índice de crescimento histórico, porque Rondônia nunca viveu um momento como esse. Os outros Estados se não enfrentam grandes dificuldades, à essa alturas da crise internacional que afeta várias regiões, pouco têm a comemorar.

CUMPRE TUDO

O consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio, todas as semanas apresenta, concretamente, boas notícias para a comunidade porto-velhense em especial e rondoniense como um todo. Esta semana, entregou mais 21 camionetas zeradas para combate à malária. Está cumprindo à risca a contrapartida para a coletividade local.

NA ESTRADA

Dos principais nomes que têm sido constantemente citados como candidatos em 2010, pelo menos dois andam se destacando. João Cahulla, o preferido de Cassol, percorre o Estado levando benefícios, ouvindo as comunidades. Não fala como pré-candidato mas seu nome cresce em todas as regiões.

FALTA O GONGO

Outro que anda circulando por várias regiões é o prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, o nome do PMDB. Sua participação em eventos em várias cidades – Porto Velho tem sido constantemente visitada – demonstra que ele está mesmo se preparando para enfrentar o desafio. Só falta soar o gongo para a largada, quando a lei eleitoral permitir.

PREPARATIVOS

Expedito Júnior também quer estar na corrida mas por enquanto aguarda os acontecimentos. Acir Gurgacz também está fardado para entrar na corrida governamental. Falta só o PT decidir entre Eduardo Valverde, Fátima Cleide ou Roberto Sobrinho, para termos o quadro com os principais nomes posto.

RETA FINAL

Faltam quatro dias para começar o segundo semestre. Ou seja, a corrida eleitoral entra num crescendo, a partir de agora, porque os próximos seis meses serão decisivos para clarear o quadro para 2010. Isso se o Congresso não mexer na Constituição para prorrogar todos os mandatos.

ENROLANDO

Tomara que as críticas não sejam baseadas na realidade. Mas muitas pessoas que procuram os telefones colocados a disposição pelo Ministério da Saúde não conseguem informações sobre a gripe A. Quando alguém atende, a conversa fica mais para Rolando Lero do que para uma situação em que há necessidade de informações corretas e claras sobre uma perigosa doença.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

Rocha prepara a sucessão comandando o PSD, que com ele se tornou um grande partido em Rondônia

            O PSD não está pra brincadeira! Quer o Governo, com Adailton Fúria e quer pelo menos uma das duas vagas do Senado, senão as duas. E mais

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

Destruição e medo: desumanidade nos ataques do governo contra os pobres produtores de Rondônia

          Baseado em que princípio legal o governo Lula e seus aliados declararam guerra aos produtores rurais de Rondônia, como aliás o estão fazen

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

Destruição: por ordem das ONGs, o garimpo em Rondônia é atacado pela ideologia e pelos interesses internacionais

           No mercado, hoje, deixam de entrar na economia de Rondônia, equivalentes a 100 quilos de ouro que não é retirado. Isso  representa 740 mil

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

Crise do lixo: vereador diz que há bairros que correm o risco de crise sanitária e contrato será rompido

          Não terminou. Pelo contrário. Está pior em alguns bairros da cidade. Por isso, horas depois de um pronunciamento duro e contundente, feito

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)