Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/07/09


 

SE NÃO VALER PARA TODOS NÃO É
LEI E MUITO MENOS É DEMOCRACIA

Tem gente que faz questão de que o assunto caia no esquecimento. Gente graúda, gente poderosa, gente que poderia não só exigir mas também fazer Justiça. O caso das mortes dos 29 garimpeiros, brutalmente chacinados por índios da Reserva Roosevelt está prestes a completar cinco anos e meio e...nada. Ninguém foi denunciado, ninguém foi punido, não se fala mais do caso, como se ele não tivesse ocorrido, como se os mortos fossem culpados por terem sido mortos e suas famílias devessem esquecer. Como se eles, as vítimas chacinadas, nunca tivessem existido. Os 29 garimpeiros que procuravam diamantes no local e que foram brutalizados a golpes de borduna e tiros de espingarda em abril de 2004, podem não representar nada para as autoridades mas, pelo menos aqui nesse cantinho da imprensa rondoniense, eles serão lembrados de vez em quando. Pode ser que um dia alguém que tenha poder decisório coloque a mão na consciência e lembre que a lei é para todos e que assassinar alguém é crime, não importa quem tenha matado ou quem tenha morrido Nunca viveremos uma democracia decente e ampla enquanto a lei for aplicada apenas para alguns. Ela tem que valer a todos, seja quem for. Senão não é lei. Senão não é democracia.

 

MAIS CINCO

É importante destacar  que, na verdade, não são apenas 29 mas sim 34 os chacinados. Cinco garimpeiros mortos do mesmo modo e no mesmo local em 2001 também são vítimas do descaso dos que deveriam investigar. Nem sequer os corpos foram identificados e entregues às famílias. Até hoje, oito anos depois.

 

BYE,BYE,SARNEY!

O gato subiu no telhado! Dessa vez, nem os maiores aliados do presidente do Senado, José Sarney, acham que ele tem escapatória. Embora não fale publicamente sobre o caso, o senador rondoniense Valdir Raupp, aliado de primeira hora de Sarney, também acha que seu companheiro de Congresso não sai ileso depois de tantos escândalos.

 

VÃO OU FICAM?

Por falar em Raupp, nesta semana ele teve que agir como bombeiro e conversar com vários correligionários que estariam pensando em deixar o PMDB. Sueli Aragão, Carlinhos Camurça e Fernando Prado – só para citar três nomes – estão sendo assediados para deixar o partido. Nenhum deles sairá, garante Raupp.

 

GRANDES PLANOS

Por falar em Camurça, o ex-prefeito da Capital tem grandes projetos. O primeiro deles é se eleger deputado estadual com boa votação. O outro é ser o futuro presidente da Assembléia Legislativa. Camurça vem com tudo para a disputa no ano que vem.

 

NA CABEÇA

 Já o presidente do PT, Tácito Pereira, afirmou em entrevista na TV Alamanda que seu partido quer manter o diálogo com o PMDB. Mas nas entrelinhas deixa antever que só se o nome petista for o cabeça de chapa na disputa pelo governo, a aliança entre as duas siglas será mantida.

 

PESQUISANDO

Pelo menos quatro pesquisas estão sendo feitas ao mesmo tempo, no Estado, para avaliar as possíveis candidaturas ao Senado no ano que vem. Duas delas já tem resultado e apontam Cassol e Raupp como os nomes principais. Fátima Cleide e Expedito Júnior também aparecem, nessa ordem.

 

MAIS DUAS

As outras duas estão sendo feitas em cerca de duas dezenas de municípios do Estado. Não são registradas na Justiça Eleitoral e por isso têm apenas intenção informativa aos pré-candidatos. Os números ainda estão sendo coletados mas os resultados certamente não serão muito diferentes. O atual e o ex-governador, se a eleição fosse hoje, estariam eleitos.

 

PRIORIDADE

Atenção rondonienses que querem  fazer cirurgia para trocar de sexo mas não têm dinheiro!  Release distribuído pelo Ministério Público comemora a posição do SUS de acatar decisão judicial para realizar cirurgias gratuitas aos transexuais. Essa grande prioridade da saúde publica nacional foi, finalmente, atendida. Que maravilha de país!

 

E OS OUTROS?

Enquanto isso, só para não esquecer: milhares de pobres coitados vivem atirados em hospitais e postos de saúde onde não há médicos, nem leitos, muito menos remédios e o tratamento é desumano. Nesse caso, porém, não há notas oficiais comemorativas, seja de quem for, anunciando melhorias nos serviços. Já para os transexuais....

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

             Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)