Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/06/10



Primeira Mão - 25/06/10 - Gente de Opinião

UMA LIÇÃO AMARGA: COMO DESTRUIR

UMA ESTATAL SÓLIDA EM POUCO TEMPO

Houve tempos em que, qualquer pesquisa de opinião, colocava os Correios quase no mesmo patamar dos bombeiros, como instituições que tinham a maior credibilidade entre a população. Em poucos anos, recheado de incompetentes colocados na estatal para cumprir acordos políticos, o governo brasileiro deu uma aula de como destruir uma entidade que sempre funcionou como orgulho nacional numa verdadeira bagunça. Para não dizer coisa muito pior. Hoje há quem confie nos serviços dos Correios? Uma empresa que era exemplo de eficiência, de dedicação dos seus empregados, gerenciada com qualidade atravessou décadas como uma das mais importantes para o país. Desde o início do atual governo, contudo, quando começou por ele uma série de escândalos, os Correios só cresceram como rabo de cavalo: para baixo.

Não faltam exemplos no dia a dia. Um dos últimos refere-se a cartões bancários, que antes eram entregues no máximo em 10 dias. Hoje, com muita reza, fé e corre-corre diário aos bancos, o correntista, se tudo der certo, recebe seu cartão “entre 25 e 30 dias” como alertam os serviços bancários. O Sedex não funciona direito, as correspondências chegam muito depois da data de pagamento das contas, há evidente má vontade de todos os servidores da estatal, porque seus salários são uma verdadeira tragédia. O presidente Lula reclama, chia, ameaça demitir meio mundo mas, na verdade, não tomou nenhuma medida drástica para recuperar os Correios, que são de todos os brasileiros. Vivemos aí uma lição prática de como destruir, em pouco tempo, o que levou décadas e décadas para ser construído. Triste lição!

FICANDO DE FORA

O projeto Ficha Limpa pode revolucionar a política brasileira, se for levado ao pé da letra. Em Rondônia pelo menos uma dezena de conhecidos nomes do meio só poderiam participar da eleição de outubro se tiverem o OK do Supremo. É assunto daqueles que vai dominar todo o pleito, antes, durante e depois.

CHUTÔMETRO

Palpite, chutômetro, desejo e não informação: é assim que muita gente está tratando a questão de quem pode e quem não pode concorrer em outubro por causa do “Ficha Limpa”. É bom ter presente que a questão ainda vai gerar muita polêmica e que, no geral, a grande maioria dos apontados como inelegíveis podem acabar tendo carta branca do Supremo.

BASTIDORES QUENTES

Em plena Copa do Mundo, os bastidores das eleições rondonienses esquentam, com alianças antes inimaginadas, sendo fechadas de surpresa. O acordo PMDB/PDT foi o a primeira delas. Outras podem vir antes do final do mês, quando a maioria das convenções será realidade.

QUERIAM O QUE?

A assessoria do senador Valdir Raupp disse que ele recebeu com surpresa o apoio de dirigentes do Sintero à sua reeleição ao Senado. Surpresa para quem, cara-pálida? Obviamente o Sintero apoiará o primeiro voto para Fátima Cleide, do PT e pedirá o segundo para Raupp. Iria pedir para quem? Para Cassol?

HORA DE ACORDAR

Pelo menos uma dezena de pessoas morreram no trânsito de Porto Velho nos últimos meses. Muitas outras ficaram gravemente feridas, algumas aleijadas, outras com seqüelas para resto de suas vidas. Quase todas envolvidas em acidentes com motos. E não se ouve, vê ou assiste qualquer campanha, iniciativa ou projeto para ao menos amenizar o problema. E ele só piora.

DOENÇA NACIONAL

Uma reportagem da TV Globo nacional, dia desses, mostrou números espantosos, que podem fazer com que se considere o número de vítimas das motos no trânsito como uma verdadeira epidemia no país. Em Rondônia não é diferente e muito menos em sua Capital. As vítimas aumentam e não há qualquer ação contundente para combater esse terrível mal.

NO LUGAR CERTO

Baderneiros andam agindo dentro das obras das usinas do rio Madeira. Mais de um episódio já foi registrado. Não têm aval do sindicato da categoria, não querem negociar, querem bagunça mesmo. Está na hora da lei ser aplicada. Lugar de baderneiro é na cadeia.

OUTRO PEPINO

Outro pepino para os que querem se candidatar em outubro. Segundo o tribunal de Contas da União, há 148 gestores públicos com contas não aprovadas. Vários deles querem se habilitar ao pleito deste ano mas, se não resolverem suas pendências junto ao TCU, ficam fora. O projeto Ficha Limpa também exclui quem não teve contas totalmente aprovadas. É daqueles rolos sem fim.

BICO CALADO

Para que ninguém esqueça: há mais de dois meses, um enorme vazamento de óleo sai do mar para destruir o Golfo do México, nos Estados Unidos. Todos continuamos esperando que as ONGs, regadas a dinheiro de vários países e do Brasil também, assim como se envolvem em tudo o que diz respeito à Amazônia, protestem com vigor contra uma das maiores catástrofes já registradas nos últimos anos. Até agora, todas calaram. Porque, hein?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

Presidente de Cooperativa dos Garimpeiros diz que destruição de dragas e balsas no Rio Madeira “é pura covardia”!

“É pura covardia”! A frase da advogada e presidente da Cooperativa dos Garimpeiros da Amazônia, Tânia Sena sintetiza o protesto dos representantes d

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

É a história: Porto Velho, com ampla maioria do eleitorado conservador, sempre elegeu políticos de centro ou da esquerda

As informações que se têm sobre o eleitorado de Porto Velho são de que ao menos 70 por cento dele tem tendência conservadora ou de direita. A consta

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

Membro de facção que quis deixar o crime e entrar para a igreja é fuzilado

São as facções que decidem quem vive e quem morre!Não foi na Chicago dos anos 30, quando Al Capone mandava metralhar seus inimigos,. Nem na Colômbia

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)