Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 25/04/09


Primeira Mão - 25/04/09 - Gente de Opinião 
UM GRAVE ERRO DO PASSADO
ESTÁ PRESTES A SE REPETIR


Certamente quem tem um pouco mais de idade lembra do dia 15 de março de 1990, pouco mais de 19 anos atrás. Naquele dia, assumia a Presidência o alagoano Fernando Collor de Mello (foto), cheio de discursos e avisando que iria acabar com a inflação, mesmo “só com uma bala na agulha”. A frase entre aspas tornou-se inesquecível, pelo fracasso total não só da política econômica do seu governo, liderada pela então ministra Zélia Cardoso de Mello, como também como a administração Collor como um todo. Uma das piores medidas do então novo governo foi mexer na caderneta de poupança, prejudicando milhões de brasileiros que sempre acreditaram que ela era intocável. Não foi e deu no que deu. Agora, é o governo Lula que vem com a conversa de que é preciso rever o pagamento da poupança. Foi o PT de Lula e os opositores de Collor que berraram intensamente com a decisão de mexer na poupança, em 1990. São os mesmos (muitos daqueles que urravam contra a decisão maluca de Collor agora apóiam rever as regras da caderneta) que pensavam de um jeito fora do poder e pensam de outro, agora que mandam. Todo o país sabe o que representou para Collor e seu desastrado governo destruir os sonhos de milhões de poupadores. O governo Lula tem que rever essa posição de repetir Collor. A poupança é uma instituição nacional que tem que ser protegida. Não se pode repetir o mesmo erro, grave, duas vezes, em tão pouco tempo.

PREOCUPADO

Pelo menos um petista já se mostrou assustado com a possibilidade do governo vir a mexer na poupança. O rondoniense Eduardo Valverde, deputado federal, já convocou uma audiência pública para discutir o assunto na Câmara. Devem participar o ministro da Fazenda e o presidente do Banco Central.

IDOSOS

De uma população aproximadamente 1,5 milhão de pessoas, quase 100 mil rondonienses têm mais de 60 anos de idade. E é exatamente esse público que o Ministério da Saúde quer vacinar contra a gripe. A campanha pretende chegar a mais de 79 mil idosos e vai até o dia 8 de maio. Quem já é sessentão precisa se imunizar.

DESRESPEITO

Por falar em idosos, em Porto Velho eles estão passando maus bocados, ao tentar atravessar algumas ruas movimentadas. Quando há passagem para pedestre – e há poucas – os motoristas malucos não respeitam e tocam por cima. Dia desses, um casal de velhinhos quase foi atropelado perto da Prefeitura. Desrespeito total.

PROTESTOU

O deputado federal ACM Neto, que deu uma passagem da câmara Federal para sua mulher viajar a Paris, por conta do contribuinte, disse que está na hora de a Câmara se defender. "Acho que está na hora de a Casa ter coragem de se defender. Estão colocando nomes de pessoas sérias como se fossem bandidos! Acho que a imprensa quer é fechar o Congresso”.

OS CULPADOS

Enfim, novamente descobriu-se o culpado pela malandragem generalizada na Câmara Federal. Mais uma vez, fica provado que é a imprensa a grande responsável porque tem a petulância de denunciar essas sem-vergonhices. Então, o assunto está resolvido. Falta só mandar prender os jornalistas.

BOM E RUIM

Deputados pensar em organizar a bagunça, limitando gastos com passagens. Essa a boa notícia. A ruim é que não fariam nada sem alguma vantagem. Querem agora aumentar os próprios salários.

MAIS GENTE

O competente secretário de Administração do estado, Valdir Alves, está tendo muito trabalho mas anda satisfeito. Os resultados são positivos. Mesmo nesses tempos de crise, o governo rondoniense continua anunciando a realização de concursos e contratando pessoal. Agora, serão mais 1.200 para a saúde. Valdir coordena tudo nessa área.

EM CAMPANHA

A ministra chefe da Casa Civil, começa informalmente sua campanha à Presidência pelo Amazonas. Estará presente no encontro estadual de prefeitos em Manaus, nesta terça-feira. A assessoria da ministra diz que ela não falará sobre candidatura mas sairá da capital amazonense com o aval da grande maioria dos prefeitos do vizinho Estado.

GARANHÃO

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, pode até não ter sido um bom bispo católico e ainda ser questionado como mandatária do seu país. Mas sua performance sexual não pode ser subestimada. Já confirmou que teve um filho quando ainda estava na Igreja e agora está sendo denunciado por mais duas mães solteiras. É garanhão!

ESPERANÇA

Comerciantes se mobilizam. Está chegando o Dia das Mães, a segunda data do ano de maior faturamento para as lojas. Como até agora o ano não foi nenhuma Brastemp, todos estão contando os dias para que o 8 de maio chegue. É faturamento certo.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

Funai comanda queima e destruição de casas de produtores pobres da região de Alvorada do Oeste

             Nas cenas das guerras mais violentas, os invasores atacam a população civil inimiga e destroem tudo o que encontram pela frente. Quem g

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

Mais uma ameaça dos pequenos produtores? Governo vai gastar 600 milhões para fiscalizar 31 mil propriedades

          Regularização fundiária? Não é prioridade. O que importa é criar um programa que vai gastar 600 milhões de reais para fiscalizar áreas de p

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

Fentanil, 100 vezes mais forte que a morfina, cria zumbis e matou 107 mil americanos num ano

          Você acha que zumbis são apenas ficção? Se estiver em algumas áreas da gigantesca Los Angeles, nos Estados Unidos, sua descrença vai por ág

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

As nuvens da política se mexeram e Hildon Chaves não concorre mais ao governo, mas sim à Câmara Federal

           Ah, as nuvens da política! Elas se mexem com impressionante velocidade, trocando o que há poucas horas era certo por tudo diferente do qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)