Porto Velho (RO) quinta-feira, 19 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 24/12/10


Primeira Mão - 24/12/10 - Gente de Opinião


BRIGA PELO COMANDO DA ASSEMBLEIA:

UM DOS DOIS GRUPOS ESTÁ BLEFANDO

 Não dá para fazer uma previsão segura do que vai acontecer na eleição para Presidente e para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Pelo menos dois grupos poderosos estão disputando cada voto dos 24 parlamentares. Um deles representa a turma que vai fechar com o governador eleito Confúcio Moura. O outro, reúne os deputados que estarão a princípio na oposição e serão liderados pelo ex-governador Ivo Cassol. Confúcio diz que está contando com 14 votos para eleger o Presidente e compor a mesa com aqueles que o apoiarão. O grupo de Cassol também anuncia 14 votos. Ou seja, seriam, nessa contagem, 28 deputados, quatro a mais do que realmente existe. Portanto, um dos lados está blefando. Ainda não se sabe qual deles.

A turma do futuro governo está computando, como certos, os seguintes votos: Epifânia Barbosa, Ribamar Araújo e José Hermínio, todos do PT: Edivaldo Soares, Edison Martins e Zequinha Araújo (todos do PMDB); Neodi Carlos e Glaucione Nery (do PSDC);  Jesualdo Pires (PSB); Euclides Maciel (PSDB); Saulo da Renascer (PDT), Lourival Amorim (PMN) e Adelino Folador (DEM). Seriam 13 parlamentares.

A oposição teria Valter Araújo (PTB), Luizinho Goebel (PV), Luiz Cláudio (PTN), Valdevino Tucura (PRP), Lebrão (PTN), Marcelino Tenório (PRP), Jacques Testoni (PP), Jean Oliveira (PSDB), Ana da 8 (PT do B), David Chiquilito (PC do B) e Flávio Lemos (PR). Onze votos. Esse grupo tem certeza que trará pelo menos três dos que estariam, a princípio, no lado de Confúcio. Ganharia a eleição com isso. As cartas ainda não estão postas. Há apenas indícios., A definição pode pintar a qualquer momento. Dia 1° de fevereiro se saberá quem tem bala na agulha.

 

DEFINIDO

Se o grupo dito cassolista ganhar a eleição na Assembleia, os principais cargos já estariam definidos. Valter Araújo seria o presidente. Jean Oliveira ficaria com a secretaria geral, o segundo principal posto na Mesa Diretora. O vice-presidente seria Luizinho Goebel. Claro que ninguém confirma nada, mas pode-se apostar neste time, caso a oposição ao governo Confúcio vença.

OPÇÕES

Já na turma de base do futuro governo, os nomes mais cotados para a Presidência seriam os de Neodi Carlos, Jesualdo Pires e Adelino Folador. Não necessariamente nessa ordem. Os três negam qualquer tratativa nesse sentido, mas as conversas que se ouve nos bastidores da política rondoniense apontam para este caminho.

DESPEDIDA

Sem dar entrevista desde o segundo turno da eleição para o governo, que elegeu Confúcio Moura, João Cahulla volta à TV. Será sua despedida do poder, depois de ser vice de Cassol durante sete anos e três meses e ter comandado o Estado por nove meses. Ele é o entrevistado do jornalista Sérgio Pires no programa Candelária Debate (TV Candelária/Rede Record). Vai ao ar neste sábado, a partir das 8h da manhã, via satélite para todo o Estado.

SÓ PIORA

Na área da segurança e da violência, as notícias pioram cada vez mais. A última delas aponta que o envolvimento de menores e adolescentes no crime, em Rondônia, aumentou nove vezes em dois anos.  É um quadro nacional. Protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes, impunes, os jovens sabem que podem fazer o que quiserem, sem problemas. Azar das vítimas.

BAGUNÇA GERAL

Neste final de ano, repete-se a triste sina do brasileiro pagando o pato pela incompetência absoluta da Infraero e pelo total desrespeito das companhias aéreas. Vôos atrasados e overboking tem sido apenas alguns dos principais problemas. Viajar nesta época do ano é uma espécie de castigo para os que usam o avião como meio de transporte.

VOLTANDO PARA CASA

Nessa semana, mais de uma vez passageiros que foram ao aeroporto internacional Jorge Teixeira para embarcar, com passagem na mão, acabaram voltando para casa. As companhias aéreas continuam vendendo o que não podem entregar. Autorizam a venda de passagens mesmo com os vôos completamente lotados. Se fosse um país sério, teriam que pagar multas tão pesadas que jamais repetiriam o golpe. Mas por aqui, vale tudo.

TUDO PRONTO

A Assembleia preparou tudo para a posse de Confúcio Moura. É o legislativo estadual o responsável pela organização de toda a cerimônia de posse do novo governador. Serão os atuais deputados, a maioria deles que ficam sem mandato dentro de poucas semanas, que darão posse ao comandante do Estado. A festa será no principal auditório do hotel Aquarius Selva Hotel, neste sábado.

ESPETACULAR

Projeto que tramita na Câmara Federal pretende que os presos tenham direito a salários, férias, 13° salário, hora extra e benefícios previdenciários, caso trabalhem durante o cumprimento da pena. Passagens aéreas pagas pelo contribuinte e hotéis de luxo no exterior, para as férias, ainda não estão incluídos no projeto. Mas que ninguém se surpreenda se forem acrescentados.

FELIZ NATAL

Nossa mensagem é de paz, solidariedade e esperança para este Natal. Felicidades a todos os nossos leitores.


Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

TRE vai decidir: Uso de laranjas nas candidaturas femininas pode tirar mandato de nove eleitos em Rondônia

TRE vai decidir: Uso de laranjas nas candidaturas femininas pode tirar mandato de nove eleitos em Rondônia

TRE VAI DECIDIR: USO DE LARANJAS NAS CANDIDATURAS FEMININAS PODE TIRAR MANDATO DE NOVE ELEITOS EM RONDÔNIAO que têm em comum a pequena cidade de Val

Energisa nega cortes ilegais + CPI: os eleitores vão apoiar ou não? + Dona Raquel ataca Rondônia

Energisa nega cortes ilegais + CPI: os eleitores vão apoiar ou não? + Dona Raquel ataca Rondônia

ENERGISA NEGA CORTES ILEGAIS. FIM DO  ABASTECIMENTO É SÓ PARA QUEM FAZ “GATO”A Energisa dá sua versão. Muito criticada, a empresa que comprou a Ceron