Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 23/06/09


Primeira Mão - 23/06/09 - Gente de Opinião
UMA VISITA QUE ANIMOU A MAIS 
PODEROSA MINISTRA DO GOVERNO

Durante sua estada em Porto Velho, na semana passada, a ministra Dilma Roussef viu muitas coisas que ela não consegue ver, hoje, em outras regiões do País. E em seus discursos destacou principalmente as questões do desenvolvimento e do emprego. Mas mostrou-se também preocupada e cheia de perguntas em relação à maior obra em execução no País. Ao visitar as obras da futura hidrelétrica de Santo Antonio, Dilma fez uma dezena de questionamentos aos diretores do consórcio e principalmente ao empresário José Bonifácio. Soube, por exemplo, que Uma das curiosidades da ministra foi saber quantos Maracanãs equivale o volume de concreto usado para a construção do empreendimento representa nada menos do que 37 estádios do Maracanã. Ouviu que o Projeto Acreditar, que forma mão de obra especializada para as usinas e também para outros setores já tem mas de 30 mil inscritos. E que dos 4.300 0perários que já trabalham em Santo Antonio, quase 500 são mulheres. Junto com mais três ministros, com o governador Cassol e com o prefeito Roberto Sobrinho, a ministra que é pré-candidata à Presidência saiu do local – e de Porto Velho – cheia de sorrisos e bastante satisfeita.

ABRAÇO

Rescaldos ainda da visita da comitiva presidencial, liderada por Dilma. Um abraço forte nela do governador Cassol deixou claro a proximidade e a admiração mútua. Outra constatação: Dilma está com o discurso afiado. Já tem o tom do que vai dizer nos palanques quando sair para a campanha presidencial.

APOIO A CASSOL

Uma terça-feira para entrar para a história do Estado. Mais de 40 sindicatos ligados à indústria e ao comércio paralisam atividades hoje, em protesto contra os riscos que o Estado corre caso houver mudança política. Na essência, é uma grande ação de solidariedade ao governador Cassol.

VENDETTA

Na contramão, o Sintero quer vingança. Acostumado no passado a mandar e desmandar no Estado, nos últimos seis anos o sindicato só levou peia e não pôde transformar em mobilização da população suas ações políticas. Agora, gasta uma grana preta para divulgar manifesto contra o Governador.

REALIDADE

Começa a ter cheiro de realidade a série de obras que certamente vão diminuir em muito o caos em que se transformou o trânsito de Porto Velho, cujo volume de carros cresceu o dobro da média nacional nos últimos dois anos. Dinheiro não vai faltar.

MAIS GRANA

A assinatura da ordem de serviço para a construção de seis viadutos e passagens subterrâneas na BR 364 e mais 20 quilômetros de vias laterais vai ajudar muito. O prefeito Sobrinho anunciou 90 milhões de reais em investimentos só nessas obras. Já o governador Cassol pediu à ministra Dilma mais dinheiro. Agora, para fazer o anel viário que desviaria o trânsito pesado do centro da cidade. Está melhorando!

DIPLOMA

Continua repercutindo a decisão do Supremo de considerar desnecessário o diploma de jornalista para o exercício da profissão. Uma grande manifestação está marcada para esta semana, em Porto Alegre, contra a medida. Segundo o sindicato nacional, a decisão é “um retrocesso impiedoso para mais de 80 mil jornalistas graduados no País”.

NADA MUDOU

O tempo passa...e nada muda no Senado. Mesmo com a decisão do TSE, Expedito Júnior, do PR, fica com a vaga até que todos os recursos judiciais sejam julgados, inclusive o que vai para o STF. A pendenga vai longe, ao que parece. Além do mais, Expedito tem o aval e o respeito da Mesa Diretora do Senado, que não dará posse a Acir Gurgacz até que tudo tenha transitado em julgado.

PRIMEIRO NOME

O PSDB rondoniense está dividido, quase quebrado, sem uma linha de ação nem perto de representar o todo do partido. Mas pelo menos em Porto Velho há um consenso, talvez o único até agora: a jovem vereadora Mariana Carvalho é o nome mais quente dos tucanos para a Assembléia, em 2010.

E SE...

Uma preocupação a mais: daqui a alguns dias, começam a chegar a Porto Velho alguns dos mais perigosos presos do país. Virão transferidos para cumprir pena no recém inaugurado Presídio Federal de segurança máxima. Se ficarem por lá, tudo bem. Mas, se o tal presídio não conseguir manter na cadeia esses bandidões, estaremos fritos.

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br 
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, Fúria será o candidato do grupo

           Tem o Plano A e tem o Plano B. Neste momento, um grande grupo político está se mobilizando, com os olhos voltados não só para o Palácio Ri

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

Teatro do terror: a lei da anistia subiu no telhado e só um milagre para salvar o país que a ignora

         A peça teatral é apresentada num país fictício. Ela começa assim: uma lei de anistia subiu no telhado! A piada é velha, mas a história, por

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

Socorro! Quem protegerá nossos idosos da ganância e desumanidade dos que roubaram 6 bi do INSS

A aposentada, ainda se recuperando de uma pesada cirurgia numa das  pernas, se arrasta até a agência do Bradesco, na avenida Sete de Setembro, para

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

Presidente do STF nega ter dito “vencemos o bolsonarismo”, mas há milhões de vídeos mostrando a declaração

“Só ditadura fecha Congresso, só ditadura cassa mandatos, só ditadura cria censura, só ditadura tem presos políticos”, declarou. “Nós percorremos um

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)